Lista completa de Questões de Engenharia Civil da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Observa-se que, à medida que o nível de agressividade ambiental cresce, recomenda-se a utilização de fatores água/cimento menores. Isso é explicado pelo fato de
não ser possível garantir que a água utilizada seja de boa qualidade. Por isso, recomenda-se usar menos água na mistura, a fim de se diminuir a possibilidade de haver agentes agressivos em grande quantidade.
buscarem-se concretos com uso de pouca água, a fim de garantir a economia e a sobrevivência das construtoras, pois o preço das estruturas em ambientes agressivos é muito alto.
concretos obtidos com pouca água, se corretamente executados, tenderem a ser menos porosos e, consequentemente, menos permeáveis, o que aumenta a resistência das peças contra agentes agressivos.
a água presente na atmosfera sob a forma de vapor ser capaz de suprir a ausência de água durante a confecção do concreto.
o peso das estruturas ser menor, devido ao uso de uma quantidade menor de água na composição do concreto, gerando estruturas mais resistentes a agentes agressivos.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Cobrimento é a espessura da camada de concreto compreendida entre a face livre do concreto e a barra de armadura mais próxima dessa face (em geral, a face externa dos estribos). Em relação às recomendações e aos conceitos envolvidos na determinação da espessura do cobrimento das peças, assinale a alternativa correta.
O cobrimento mínimo a ser adotado é o cobrimento nominal acrescido de uma tolerância devido à execução.
As preocupações com o cobrimento devem-se ao fato de se procurar retardar o acesso de substâncias agressivas ao interior do concreto, aumentando a durabilidade da estrutura.
As recomendações normativas não permitem o uso de cobrimentos inferiores aos estabelecidos na tabela.
Não há restrições quanto às dimensões do agregado graúdo a ser utilizado no concreto para garantia do cobrimento especificado em projeto.
A tolerância atribuída ao cobrimento deve ser a mesma, independentemente do controle de qualidade durante a execução das peças.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Texto IV, para responder às questões de 35 a 37.
O esforço normal na barra AB, representada na figura do texto IV, é
nulo.
5 t (compressão).
5 t (tração).
10 t (compressão).
10 t (tração).
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Texto IV, para responder às questões de 35 a 37.
Na figura do texto IV, o valor absoluto da tensão normal na barra BE é igual a
5 t.cm²
2,5 t/cm².
2,5 t.cm²
5 t/cm².
10 t/cm².
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Analise as características de determinado procedimento relativo ao concreto descrito a seguir.
1) Seu início se dá tão logo termine a pega do concreto.
2) Sua duração mínima recomendada é de sete dias.
3) Podem ser utilizados, nesse procedimento, os seguintes métodos:
- molhagem das superfícies expostas do concreto;
- cobertura por camada de areia mantida saturada;
- películas químicas.
4) Quando se utilizar camada de areia mantida permanentemente molhada, deve-se observar a espessura mínima da camada de 5 cm.
O procedimento descrito é o(a)
retração.
cura.
cimbramento.
hidrólise.
lançamento.
A figura a seguir representa uma parede de alvenaria confinada entre dois suportes horizontais, inferior e superior. As linhas tracejadas indicam a deformação dos suportes, que provocaram fissuras na alvenaria.
Pela conformação das fissuras, o motivo que as provocou foi
a ocorrência de deformação do suporte inferior menor que a do superior.
a ocorrência de deformação do suporte inferior maior que a do superior.
a ocorrência de deformação do suporte inferior idêntica à do superior.
o gradiente de temperatura entre o interior e o exterior da construção.
a existência de tubulação vertical para passagem de fiação
Conhecer os tipos de solo existentes na natureza é de importância fundamental para o engenheiro, pois se trata de matéria-prima fundamental para a construção civil. O solo tem vários empregos: em material de vedação, como os tijolos; em elementos da infraestrutura, como as fundações de solo-cimento. Os solos encontrados no local em que as rochas tenham sofrido decomposição, uma vez que, durante sua formação, a velocidade de transporte do solo é inferior à degradação da rocha-mãe, são denominados solos
aluvionares.
residuais.
coluvionares.
anedotos.
frictícios
As fundações podem classificar-se em rasas ou profundas. As rasas transmitem a carga ao terreno, predominantemente pelas pressões distribuídas sob a base da fundação, e a profundidade de assentamento em relação ao terreno é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação. As profundas transmitem a carga pela base, pela superfície lateral ou por uma combinação das duas, além de estarem assentadas em profundidade superior ao dobro de sua menor dimensão em planta. Nas alternativas a seguir, são elencados tipos de fundação existentes. Assinale aquela que apresenta somente fundações classificadas como profundas.
sapata e estaca
radier e tubulão
tubulão e sapata
estaca e caixão
caixão e radier
Fundações são elementos estruturais responsáveis por transmitir cargas provenientes da estrutura ao solo. Para cumprir essa função, devem ser projetadas para possuir resistência suficiente e suportar os esforços solicitantes. O solo deve possuir características de resistência e de rigidez para não romper nem apresentar deformações excessivas que tragam solicitações não previstas aos sistemas estruturais. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
Fundações rasas são aquelas em que a carga proveniente da estrutura é transferida pelo atrito lateral entre o elemento e o solo e pelas tensões na sua extremidade.
Fundações indiretas transferem a carga proveniente da estrutura predominantemente pelas tensões distribuídas sob a base da fundação. Nestas, a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior ao dobro da menor dimensão da fundação.
Radier é um elemento de fundação de concreto armado que abrange todos os pilares e carregamentos distribuídos de uma obra. Além dos esforços de compressão, o radier deve resistir aos momentos gerados pelos pilares carregados diferencialmente e a possíveis esforços provocados pelo lençol freático.
Estacas são elementos de fundação profunda, construídos com a descida de operários em algum momento do procedimento executivo, e podem ter base alargada ou não.
Tubulões são elementos de fundação profunda construídos sem a descida de operários em qualquer fase do procedimento de execução.
As Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Emprego devem ser observadas pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos do Poder Legislativo e do Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A NR 6 Equipamento de Proteção Individual (EPI), aprovada pela Portaria n.º 3.214/1978, do Ministério do Trabalho e Emprego, estabelece que as empresas devem fornecer aos empregados gratuitamente EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que
o empregado pedir.
houver riscos de acidentes em obras da mesma empresa, ainda que os empregados contemplados não tenham acesso às referidas obras.
o EPI estiver sujo.
as medidas de ordem geral não oferecerem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho.
o empregado for demitido da empresa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...