Lista completa de Questões de Engenharia Civil da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um fenômeno que pode ocorrer em tubulações hidráulicas, dependendo do material de que são feitas, é a deposição progressiva de substâncias existentes em águas muito duras, com teores elevados de certas impurezas, e a formação de camadas aderentes que reduzem o diâmetro útil dos tubos e modificam sua rugosidade. A ocorrência mais comum desse fenômeno é a sedimentação progressiva de cálcio em águas calcáreas. O fenômeno descrito é denominado
incrustação.
corrosão.
galvanização.
dissolubilização.
cauterização.
Em uma instalação de esgotamento sanitário, os desconectores são
unidades destinadas a reter corpos sólidos contidos no esgoto sanitário.
aparelhos destinados a receber exclusivamente esgoto humano.
recipientes sem proteção hídrica, dotados de grelha, destinados a receber águas de lavagem de piso.
caixas destinadas a reter graxas e óleos contidos no esgoto.
dispositivos dotados de fecho hídrico, cuja finalidade é vedar a passagem de gases no sentido contrário ao do deslocamento do esgoto.
A umidade relativa do ar é
a relação percentual entre a quantidade de umidade presente em um determinado volume e a quantidade que poderia haver, caso estivesse saturado.
a quantidade de água presente no ar em relação à quantidade existente em um determinado dia anterior.
a razão entre a quantidade de umidade presente em um determinado volume e a quantidade que falta para atingir a saturação.
o número obtido pela divisão da quantidade de água na atmosfera pela temperatura medida rente ao chão.
mínima de manhã e máxima à tarde.
Precipitação é o nome dado ao processo pelo qual a água proveniente do vapor de água da atmosfera se deposita na superfície terrestre, seja sob a forma de chuva, granizo, neve ou geada. A formação das precipitações está associada ao movimento de ascensão das massas de ar, que provoca um resfriamento do ar, fazendo que atinja seu ponto de saturação. Em seguida, a condensação do vapor de água gerará gotículas que permanecem em suspensão sob a forma de nuvens. Quando as gotas crescem, atingem peso suficiente para superarem as forças de sustentação, ocorrendo a precipitação. As chuvas são classificadas de acordo com o agente responsável pela ascensão da massa de ar. Aquelas que ocorrem quando o ar é obrigado a vencer barreiras de montanhas são as chuvas
frontais.
orográficas.
convectivas.
heliográficas.
densovectivas.
Este dispositivo é uma válvula de fechamento gradual, destinada a interromper automaticamente a entrada de água no reservatório de uma edificação, assim que se atinge o nível de água máximo previsto em seu interior. Segundo recomendações normativas, toda tubulação que abastece reservatórios deve ser equipada com esse dispositivo ou outro de mesmo efeito. O dispositivo deve: a) ser adequado à faixa de pressão de abastecimento de água disponível; b) permitir adequações do nível operacional; e c) assegurar proteção contra refluxo para a rede de abastecimento com o uso do alimentador predial.
O dispositivo a que o texto acima faz referência é a
válvula de pressão.
válvula de gaveta.
torneira hidropneumática.
torneira de boia.
torneira de retrossifonagem.
Este fenômeno ocorre ao longo de um sistema de tubulações e é provocado basicamente pelo atrito do escoamento da água contra as paredes internas dos tubos. É considerado distribuído quando acontece ao longo de um tubo, dependendo de variáveis como: a) comprimento do tubo; b) diâmetro interno; c) vazão que escoa pelo tubo; e d) rugosidade da superfície interna. Por outro lado, é considerado localizado, quando ocorre em pontos específicos de um sistema de condução de água, como: a) mudanças de direção do fluxo (curvas, cotovelos e tês); b) reduções de seção, como em registros e válvulas; e c) presença de hidrômetros. Para que o dimensionamento de uma instalação predial de água fria seja feito adequadamente, não se pode desprezar esse fenômeno, devendo ele ser analisado e calculado a cada trecho da instalação.
O fenômeno descrito no texto acima é o(a)
retrossifonagem.
golpe de aríete.
perda de carga.
retorno de espuma.
descarga automática.
O sistema de esgotamento sanitário de uma edificação é responsável por conduzir os despejos sanitários à rede pública coletora de esgoto ou a um sistema particular de tratamento e disposição dos efluentes finais. A fim de garantir o funcionamento do sistema por meio de realizações de manutenção da rede, são instalados dispositivos, como os tubos operculados, que são
segmentos tubulares com saliência lateral e tampas de inspeção removíveis, geralmente instalados a montante das mudanças de direção em trechos retilíneos de tubulação.
tubos perfurados cuja finalidade é permitir a extravasão do esgoto e, assim, avisar ao proprietário que é momento de realizar a manutenção.
tubos que possuem uma redução interna de seção, a fim de possibilitar o estrangulamento do fluxo para a realização de manutenções preventivas.
tubos instalados no sistema de ventilação, cuja função é permitir a entrada de ar e água em pontos específicos da rede, evitando entupimentos.
tubos instalados para permitir que o fluxo líquido, em um dado trecho do sistema de esgotamento, ocorra em sentido único, impedindo escoamento em sentido contrário ao estabelecido pela declividade da tubulação.
A provável razão para o aparecimento dessas fissuras foi o(a)
movimentação da laje superior, devido à variação térmica.
dilatação proveniente de movimentações higroscópicas diferenciadas.
excesso de cargas distribuídas sobre a parede.
excesso de cargas concentradas sobre a parede.
recalque diferencial da estrutura como um todo.
A alvenaria sem função estrutural de blocos cerâmicos tem por finalidade precípua a vedação dos ambientes. Além disso, pode também desempenhar um papel de propiciar equilíbrio térmico a eles. Acerca das recomendações normativas do serviço de execução de alvenaria sem função estrutural de blocos cerâmicos, assinale a alternativa correta.
As alvenarias apoiadas em alicerces devem ser executadas no máximo 24 horas depois da impermeabilização destes.
Não é recomendável molhar os componentes cerâmicos antes de usá-los.
A execução da alvenaria não deve ser iniciada pelos cantos principais, a fim de não se prejudicar o gabarito da obra.
Utiliza-se como guia para juntas verticais o escantilhão, cuja graduação deve ser feita por meio de pequenos sulcos criados com serrote.
É recomendada pelas normas técnicas a utilização de armaduras longitudinais, localizadas na argamassa de assentamento, distanciadas de cerca de 60 cm, na altura.
Visando à boa compreensão, foram elaboradas recomendações normativas cujo objetivo é a padronização da representação gráfica dos projetos arquitetônicos. É desejável que os projetos possuam nível de detalhamento que possa ser completamente compreendido pelo executor da construção, sendo utilizados, para essa finalidade, plantas, cortes, fachadas, elevações e detalhes que conterão muitas informações. De acordo com os conceitos utilizados na representação gráfica dos projetos arquitetônicos, assinale a alternativa correta.
Detalhes são representações gráficas de planos internos ou de elementos da edificação.
Planta de edificação é a vista superior do plano secante horizontal, localizado em torno de 1,50 m do piso em referência. A altura do plano pode variar a fim de o projeto conter a representação de todos os elementos considerados necessários.
Corte é a representação gráfica dos pormenores necessários para o entendimento correto de um projeto, possibilitando sua execução correta.
Elevações são planos secantes verticais que dividem a edificação em duas partes, seja no sentido longitudinal, seja no transversal.
Planta de locação é a que contém a representação gráfica de planos externos da edificação, podendo apresentar os cortes transversais e longitudinais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...