Questões de Engenharia Civil da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)

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As alternativas de investimento freqüentemente envolvem variações de caixa em diferentes instantes de tempo. Estas variações são expressas através de diagramas, como o de fluxo de caixa. A respeito dos diagramas de fluxo de caixa e outros conceitos básicos de análise de custos, é correto afirmar.

I. Normalmente, um fluxo de caixa contém Entradas e Saídas de capital, marcadas sobre um eixo horizontal, que representa a escala temporal.

II. A taxa que anula o valor presente líquido do empreendimento é chamada de taxa interna de retorno (TIR). Em outras palavras, TIR é a taxa, que torna o valor presente dos fluxos de caixa igual ao investimento inicial.

III. Utilizando o método Valor Presente Líquido (VPL), um projeto de investimento potencial deve ser empreendido, se o valor presente de todas as entradas de caixa menos o valor presente de todas as saídas de caixa for menor que zero.

Assinale a opção correta.

  • A.

    Apenas a afirmativa I é incorreta.

  • B.

    Apenas a afirmativa II é incorreta.

  • C.

    Apenas a afirmativa III é incorreta.

  • D.

    As afirmativas I, II e III são incorretas.

  • E.

    As afirmativas I, II e III são corretas.

No projeto de execução de uma edificação, deve-se obedecer às Normas Regulamentadoras (NR) no que se refere à segurança e medicina do trabalho. O setor da construção civil foi contemplado com a Norma Regulamentadora NR18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. Quais dos itens abaixo fazem parte da NR18 atualmente em vigor?

I. Comunicação prévia à Delegacia Regional do Trabalho (DRT), antes do início de qualquer obra de construção, demolição ou reparo, do endereço e tipo da obra, das datas previstas do início e conclusão e número máximo previsto de trabalhadores.

II. Todos os trabalhadores devem receber treinamento admissional e periódico, objetivando que suas atividades sejam executadas com segurança.

III. Estruturação de áreas de vivência em canteiros de obras, definindo parâmetros mínimos sobre instalações sanitárias e vestiários, alojamentos, locais para refeições e cozinha, lavanderia e áreas de lazer.

Assinale a alternativa que contém o item correto.

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas II.

  • D.

    Apenas I e III.

  • E.

    I, II e III.

Tradicionalmente a literatura referente à engenharia de tráfego define três elementos componentes dos sistemas: o usuário, o veículo e a via. Podemos afirmar que

I. o conjunto estruturado de vias que servem a uma determinada região é conhecido como sistema viário e tem como funções básicas assegurar mobilidade e acessibilidade ao usuário.

II. são usuários dos sistemas de tráfego os ocupantes dos veículos, guiando-os ou não, e os pedestres. Dentre estes, os motoristas, são os usuários mais ativos e mais perigosos do sistema.

III. o sistema viário urbano é formado de dois grupos distintos de componentes básicos: os nós, constituídos de pistas de rolamento, calçadas, ciclovias, etc. e as ligações, constituídas de interseções, cruzamentos, passagens de nível, etc.

Assinale a opção correta.

  • A.

    Apenas a afirmativa I é incorreta

  • B.

    Apenas a afirmativa II é incorreta.

  • C.

    Apenas a afirmativa III é incorreta.

  • D.

    As afirmativas I, II e III são corretas.

  • E.

    As afirmativas I, II e III são incorretas.

Um aspecto de significativa importância e que tem fundamental impacto sobre a segurança de todo o sistema de tráfego é o tempo de reação. O tempo de reação pode ser determinado pelo tempo decorrido entre a ocorrência do estímulo e a materialização da reação do usuário. Este tempo de reação pode ser decomposto nas seguintes parcelas:

  • A.

    percepção, reflexão, identificação e julgamento.

  • B.

    percepção, identificação, decisão e ação.

  • C.

    planejamento, atuação, avaliação e correção.

  • D.

    identificação, análise, julgamento e justificação.

  • E.

    emoção, julgamento, avaliação e identificação

A eficiência do sistema viário urbano pode ser substancialmente melhorada através de uma adequada operação de suas interseções semaforizadas. Para executar essa tarefa, existem muitos métodos disponíveis. Sobre esses métodos, pode-se afirmar que

I. muitos dos métodos de programação semafórica buscam otimizar uma determinada função objetiva, o qual pode ser: desobstrução do cruzamento, maximização da capacidade, minimização da saturação, minimização do atraso médio por veículo, minimização do número de paradas, minimização do consumo de combustível ou minimização do tempo de viagem.

II. alguns métodos que tratam da obtenção de planos semafóricos para sistemas de interseções, operando em tempo fixo, responsabilizam-se pela obtenção de progressão em artérias, utilizando o critério de maximização da banda de passagem, como, por exemplo, o MAXBAN e o PASSER IV.

III. o programa TRANSYT é um dos programas que trata das interseções semaforizadas em área, formando uma rede, sendo bastante utilizado na produção de planos semafóricos para conjunto de semáforos operados por sistemas de Controle de Tráfego por Área (CTA).

Assinale a opção correta.

  • A.

    Apenas a afirmativa I é incorreta.

  • B.

    Apenas a afirmativa II é incorreta

  • C.

    Apenas a afirmativa III é incorreta.

  • D.

    As afirmativas I, II e III são incorretas.

  • E.

    As afirmativas I, II e III são corretas.

Todos são critérios considerados para implantação de semáforos, exceto um. Assinale-o.

  • A.

    Volumes veiculares.

  • B.

    Volumes de pedestres que cruzam a via principal.

  • C.

    Número de ocupantes por veículo.

  • D.

    Índice de acidentes.

  • E.

    Melhoria do sistema progressivo

Os sistemas viários em geral podem ser classificados, segundo diversos critérios. No que diz respeito à classificação funcional, que determina a hierarquia do sistema viário, as categorias são as seguintes:

  • A.

    urbano e rural.

  • B.

    Federal, estadual e municipal.

  • C.

    sistema principal, sistema secundário e sistema terciário.

  • D.

    sistema arterial, sistema coletor e sistema local.

  • E.

    via principal, via secundária e via terciária

Um dos modelos mais simples utilizados para estabelecer e estimar relações entre o número (ou taxa de acidentes) a causa de acidentes de trânsito é o modelo de regressão linear. Considerando a equação de regressão múltipla y = a +b1x1 + b2x2+ b3x3+ b4x4+ b5x5, podemos afirmar que

  • A.

    "y" é a variável independente da equação, "a" é a constante de regressão, b1...b5 são os coeficientes de regressão, e x1...x5 são as variáveis dependentes.

  • B.

    "y" é a variável dependente da equação, "a" é a constante de regressão, b1...b5 são os coeficientes de regressão, e x1...x5 são as variáveis independentes

  • C.

    "y" é a variável independente da equação, "a" é o coeficiente de regressão, b1...b5 são constates de regressão, e x1...x5 são as variáveis dependentes.

  • D.

    o coeficiente "b1" representa a parte da variável "y" não explicada pela variável independente x1.

  • E.

    na escolha das variáveis independentes, é importante que elas sejam linearmente relacionadas à variável dependente, tenham um alto nível de correlação entre elas e uma baixa correlação com a variável dependente.

Tendo em vista uma análise macroscópica do fluxo de tráfego, pode-se afirmar que as três variáveis básicas que descrevem as condições prevalecentes de tráfego são:

  • A.

    densidade, concentração e fluxo.

  • B.

    distância, velocidade e aceleração.

  • C.

    fluxo, concentração e velocidade média.

  • D.

    velocidade, tempo e distância.

  • E.

    concentração, densidade e velocidade média.

No modelo de velocidade-concentração, proposto por Greenshields, a relação entre velocidade e concentração é

  • A.

    linear.

  • B.

    logarítmica.

  • C.

    quadrática.

  • D.

    exponencial

  • E.

    parabólica.

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