Lista completa de Questões de Engenharia de Produção e Egenharia Industrial da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
criar, monitorar e informar.
chefiar, delegar e produzir.
empreender, controlar e negociar.
controlar, liderar, organizar e planejar.
orientar, escutar, encorajar e motivar.
Processo de impressão comercialmente mais utilizado no mercado brasileiro, cujo princípio básico é baseado na repulsão entre água e gordura. Esse processo utiliza matrizes planográficas que, na maioria dos casos, são feitas em chapas de alumínio e dispõe de uma manta de borracha, chamada caucho ou blanqueta, para a transferência das imagens da chapa para o papel. O processo de impressão descrito é a(o)
flexografia
rotogravura
serigrafia
tipografia
offset
a energia total que atinge uma determinada ¨¢rea da superf¨ªcie do material por um tempo de exposição for em dose suficiente.
a espessura da camada de tinta for inferior a 30 ¦Ìm (milim¨ªcrons).
a quantidade de f¨®tons recebidos por unidade de ¨¢rea e pela superf¨ªcie do substrato for igual ¨¤ intensidade de UV.
os fotoiniciadores e o grau de transpar¨ºncia estiverem adequados ¨¤ absorção de UV.
os valores de dose e intensidade forem corretamente controlados em conjunto.
Marcas gráficas são impressas para as operações de corte e dobra. As marcas de corte corretamente colocadas são aquelas que, impressas na área
externa ao impresso final, permitem que o operador de acabamento saiba exatamente onde o trabalho deve ser cortado, para que ele fique no tamanho correto.
externa ao impresso final, permitem que o operador de acabamento saiba exatamente onde estão localizados os pontos de contato com o batente da guilhotina.
externa do papel de impressão, permitem que o operador de acabamento saiba exatamente onde o trabalho deve ser cortado para que fique no tamanho correto.
interna do impresso final, permitem que o operador de acabamento saiba exatamente onde o trabalho deve ser cortado, para que fique no tamanho correto.
interna do impresso final, permitem que o operador de acabamento saiba exatamente onde estão localizados os pontos de contato com o batente da guilhotina.
Os papéis são fabricados com a polpa de fibras vegetais, procedentes de várias espécies, como o eucalipto, o algodão e outros. Os papéis mais comuns são feitos de fibra de madeira, enquanto os mais nobres são produzidos com fibras de algodão ou linho.
Em relação às características técnicas dos papéis, afirma-se que:
I - A resistência à tração é a capacidade de o papel se deformar sem sofrer ruptura quando submetido a uma força de tração.
II - O sentido de fibra de um papel é determinado em sua fabricação e vem indicado no lado externo das embalagens das resmas.
III - Absorção é o teor de água que, em termos percentuais, existe retido nas fibras do papel.
É correto APENAS o que se afirma em
I
II
III
I e II
II e III
A Casa da Moeda do Brasil produz cartões de vários tipos. Em geral, cartões de débito e de crédito são produzidos em PVC branco ou transparente, também chamado de PVC cristal, em uma ou duas camadas e impressos em offset ou serigrafia.
Troqueladeiras são equipamentos utilizados quando o acabamento requisitado solicita que os cartões tenham
aplicação de chips
cantos arredondados
impressão em alto-relevo
impressão de dados variáveis
soldagem de tarjas magnéticas
Algumas características técnicas do papel podem auxiliar ou atrapalhar as operações de acabamento. Ao dobrar uma folha de papel, certos cuidados devem ser tomados para que não surjam problemas, em especial, os relativos às suas fibras de celulose. Ao realizar esse tipo de operação, verifica-se que as(os)
dobras devem ser feitas, preferencialmente, no sentido paralelo ao da fibra do papel, pois assim elas ocorrerão mais facilmente.
dobras devem ser feitas, preferencialmente, no sentido perpendicular ao da fibra do papel, pois assim elas ocorrerão mais facilmente.
fibras de celulose do papel não interferem no comportamento das dobras feitas em um impresso.
papéis fabricados com pasta de celulose química dobram com maior facilidade que os fabricados com pasta de celulose mecânica.
papéis fabricados com pasta de celulose mecânica dobram com maior facilidade que os fabricados com pasta de celulose química.
I - Q , II - T , III - S , IV - P
I - R , II - Q , III - S , IV - P
I - R , II - T , III - P , IV - S
I - R , II - Q , III - P , IV - S
I - Q , II - T , III - P , IV - S
Passaportes e carteiras profissionais são produtos comumente produzidos na Casa da Moeda do Brasil e que precisam ter resistência ao tempo, uma vez que são documentos cuja vida útil é relativamente grande. Para essa finalidade, as capas normalmente recebem uma película de um substrato plástico que pode ser aplicado tanto por plastificação quanto por laminação.
A diferença entre os dois processos é que
a laminação é produzida utilizando apenas calor e pressão, enquanto a plastificação emprega adesivos, além do calor e da pressão.
a plastificação é produzida utilizando apenas calor e pressão, enquanto a laminação emprega adesivos, além do calor e da pressão.
as películas utilizadas no processo de plastificação são filmes de polietileno brilhosos, enquanto na laminação são filmes de polipropileno foscos.
as películas utilizadas no processo de plastificação são filmes de polipropileno brilhosos, enquanto na laminação são filmes de polietileno foscos.
ambas são produzidas utilizando adesivos, calor e pressão, mas os impressos laminados possuem acabamento aveludado, e os plastificados possuem acabamento brilhoso.
Os mais recentes e modernos sistemas de corte de impressos não são mais compostos apenas por guilhotinas. Muitos fabricantes de equipamentos gráficos estão produzindo sistemas com empilhadeiras acopladas, além de uma série de equipamentos para encadernação em capa dura. O principal benefício para as gráficas é a redução dos custos na operação de acabamento, mas esse tipo de configuração de equipamentos também traz benefícios para o operador. O principal benefício do uso desse sistema com empilhadeiras acopladas refere-se à(ao)
coleta automática das aparas, o que evita acidentes com a lâmina.
inclusão de colchões de ar ou folhas de cartão entre cada pilha após a alimentação, o que facilita o processo subsequente de corte.
questão ergonômica, pois facilita o trabalho físico quando há um processo de empilhar automático.
redução na carga horária, uma vez que aumenta a produtividade.
controle eletrônico da operação, pois assim os ajustes são automáticos e não mais visuais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...