Lista completa de Questões de Engenharia de Telecomunicações do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma operadora de TV a cabo utiliza um barramento ótico para distribuir o sinal aos seus assinantes, sendo que cada receptor ligado ao barramento necessita de uma potência mínima de 100 nW para operar satisfatoriamente. Sabe-se que a potência entregue ao barramento é de 2 mW, que a potência derivada do barramento para cada nó é 20% da potência total e que a perda em cada acoplamento é de 3 dB. O número máximo de assinantes que podem ser atendidos por esta operadora é: (Considere log10(2) = 0,3)
2
4
7
10
20
Engenharia de Telecomunicações - Comutação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O Modo de Transmissão Assíncrono combina o melhor da:
comutação de pacotes, e o melhor da comutação de células.
comutação de Ethernet, e o melhor da comutação Token Ring.
comutação de banda larga, e o melhor da comutação de banda base.
comutação de circuitos, e o melhor da comutação de pacotes.
comutação de pacotes, e o melhor da comutação de banda base.
Há um aparelho, usado na comutação telefônica, que opera com teclas eletromecânicas, demanda muitos fios em sua instalação, está caindo em desuso atualmente e, entre todos, é o que tem menor capacidade. Ele é conhecido pela sigla
O protocolo HDLC pode ser considerado, no modelo OSI, como pertencente ao nível de:
Em redes padrão Ethernet 10Base-T, as conexões físicas com cabos de pares trançados são feitas com o uso de conectores do tipo:
O par trançado UTP é o cabo mais usado, atualmente, em redes locais. Sobre o UTP, em sua utilização em sistemas de cabeamento estruturado, NÃO se pode afirmar que:
possui uma malha metálica que forma uma blindagem contra interferências externas
possui geralmente 4 pares metálicos trançados com passos de torção diferentes, para minimizar a diafonia
pode ser usado para telefonia convencional (analógica).
necessita de ferramentas especiais para conectar o UTP aos respectivos conectores.
A figura acima mostra a representação esquemática dos elementos principais de um sistema de cabeamento estruturado, segundo a norma NBR 14565 - Procedimento Básico para Elaboração de Projetos de Cabeamento, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), emitida no ano de 2000.
A relação abaixo lista os diversos nomes possíveis dos elementos do sistema de cabeamento definidos na norma NBR 14565:
I - Armário de telecomunicações
II - Sala de entrada de telecomunicações
III - Sala de equipamento
IV - Área de Trabalho
V - Rede primária
VI - Rede secundária
A seqüência que relaciona corretamente os elementos da figura com seus respectivos nomes é:
As topologias de redes de comunicações de dados relacionam- se à forma como os enlaces físicos e os nós de comutação estão organizados e ligados. Assim, uma rede apresenta topologia em estrela, anel ou barramento. Uma outra classificação usada para as topologias refere-se à quantidade de nós que cada enlace interliga. Portanto, há enlaces ponto-a-ponto e enlaces multiponto. Desta forma, uma rede local ANSI/IEEE 802.5 (Token Ring) é uma rede em:
O padrão ANSI/IEEE 802.3, mais conhecido como padrão Ethernet para redes locais, considera, para interligar os componentes da rede, a topologia do tipo:
O modelo de referência ISO/OSI define sete níveis de protocolos: físico, enlace, rede, transporte, sessão, apresentação e aplicação. Alguns destes níveis estarão presentes tanto nos hosts como nos nós de comutação da sub-rede de comunicações. Outros somente estarão presentes nos hosts. Assinale a opção que contém níveis que somente estão presentes nos hosts
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...