Questões sobre Projetos de sistemas de radio

Lista completa de Questões sobre Projetos de sistemas de radio para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No Brasil, a “era de ouro” do rádio acontece nos anos 1940, sendo caracterizada pela oferta de uma programação voltada especialmente para o entretenimento e informação, na qual predominavam os programas de auditórios, radionovelas, radiojornais e programas humorísticos. Sobre os programas veiculados pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro na fase de apogeu do rádio brasileiro frente ao público ouvinte, é CORRETO afirmar:

    A) A primeira radionovela transmitida pela emissora, “Em busca da felicidade”, não fez sucesso por se tratar de uma novela cubana.

    B) O “Repórter Esso”, com seu slogan “Testemunha ocular da história”, foi um dos radiojornais que dava em primeira mão as principais notícias do Brasil e do mundo e que não teve sucesso porque a maioria da população ainda era analfabeta.

    C) O programa humorístico “Balança mas não cai” alcançou altos índices de audiência e apresentava uma crônica do cotidiano dos moradores de um edifício.

    D) Os programas de calouros foram insignificantes para a promoção dos cantores e para a assinatura de contrato de calouro com uma emissora de rádio.

    E) Os programas de auditório, que criaram e alimentaram o fenômeno dos fãs-clubes, não influenciavam a carreira dos cantores e das cantoras da rádio, que possuíam contratos firmados com as emissoras e altos salários.

A instalação da radiodifusão no Brasil é considerada por um grupo de autores como sendo no ano de 1923, com a inauguração da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Na fase de implantação da radiodifusão brasileira, é INCORRETO afirmar que o rádio

    A) possuía um cunho nitidamente erudito, educativo, cultural e altruísta.

    B) nascia como meio de comunicação de massa e não da elite.

    C) surgiu como um empreendimento de intelectuais e cientistas.

    D) oferecia uma programação voltada para transmissão de ópera, recitais de poesias, concertos, palestras culturais.

    E) era um empreendimento não comercial de grupos aficionados do rádio que utilizava o meio para diversão dos membros daquelas “sociedades” ou “clubes”.

O “Repórter Esso” foi criado em 1941, no Brasil, tendo como patrocinadora a empresa norte-americana Standard Oil of New Jersey, produção da United Press Associations e supervisionado pela McCann-Erickson Corporation. Em 1968, o jornal foi extinto deixando um grande legado para a história do jornalismo brasileiro. Considerado um dos marcos do radiojornalismo brasileiro, o “Repórter Esso” contribuiu para

    A) a introdução no Brasil de um modelo de texto longo, adjetivado, opinativo, apresentando um noticiário denso e estruturado.

    B) o desenvolvimento de uma linguagem jornalística de cunho popular, parcial e vibrante.

    C) a promoção de noções de edição que sugeria a distribuição das notícias excepcionalmente locais e nacionais.

    D) a criação de uma rotina de produção voltada apenas para leitura ao microfone das notícias dos jornais impressos.

    E) a implantação da síntese noticiosa, transmitida com pontualidade, o texto sucinto, direto, vibrante.

“Uma nova ameaça surgiu com a disseminação das emissoras FM nos anos 1970. Muitos acreditavam que a novidade levaria ao fim do AM no Brasil. Mais uma vez, a bolsa de apostas falhou. [...] Uma nova ameaça surgiu no início do século XXI com o crescimento da Internet. A crise que se avizinhava levou a um dos mais prestigiados jornalistas, Heródoto Barbeiro (2001), a dizer que o meio só teria permanência ao migrar para a Internet, porque fora dela pouca comunicação existiria no mundo” (BIANCO, 2016, p. 37). Sobre o impacto da chegada da Internet para o rádio, é INCORRETO afirmar:

    A) O rádio encontrou na internet um meio para expandir seu alcance e reconquistar sua audiência.

    B) Significou a conquista de novas possibilidades de interação com o público e a diversificação das formas de entrega de produtos e serviços.

    C) O rádio entra no ambiente de convergência que molda a comunicação contemporânea.

    D) O rádio entra na era multimídia sem experimentar novas linguagens e softwares.

    E) O rádio entra na era multimídia ampliando seu poder de penetração e ao mesmo tempo experimenta novas linguagens.

A modalidade de serviço de radiodifusão sonora em Frequência Modulada (FM) opera com modulação em frequência na faixa de:

    A) 80 KHz a 160 KHz.

    B) 50 MHz a 108 MHz.

    C) 87,8 MHz a 108 MHz

    D) 80 MHz a 107 MHz.

    E) 87,8 KHz a 108 KHz.

No Piauí a radiodifusão surgiu com a implantação dos serviços de alto-falantes espalhados pela cidade. Somente em 1938 foi implantada a primeira emissora de rádio no estado. Assinale a opção que corresponde à cidade onde foi criada essa emissora.

    A) Parnaíba.

    B) Teresina.

    C) Altos.

    D) Campo Maior.

    E) Floriano.

A primeira transmissão de uma emissora de rádio no Brasil, deu-se em 7 de setembro de 1922 pela rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada por Edgar Roquette-Pinto. O fato que marcou esse evento histórico foi:

    A) O discurso de abertura da exposição internacional do centenário da independência do Brasil pelo presidente Epitácio Pessoa.

    B) A notícia, pela rádio Sociedade do Rio de Janeiro, da fundação da rádio Clube de Pernambuco, transmitida a partir de um estúdio improvisado na ponte d’Uchoa em Recife.

    C) Um programa de auditório transmitido para rádios receptores em Niterói, Petrópolis e São Paulo pela Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.

    D) A ópera “O guarani” transmitida pela rádio Sociedade do Rio de Janeiro para alto falantes instalados na exposição do centenário da independência.

    E) Uma rádio-novela transmitida pela radio Sociedade do Rio de Janeiro, na inauguração de seus transmissores e de sua antena instalada no morro do corcovado.

O avanço da tecnologia implicou nas transformações técnicas de produção do radiojornalismo e dos valoresnotícia. Na era da informação e dos dispositivos móveis pode-se observar que o radiojornalismo

    A) passou por mudanças com a substituição do digital pelo analógico.

    B) passou por mudanças com o uso do celular pelos jornalistas para a transmissão exclusiva de fake news a partir do local do acontecimento.

    C) passou por mudanças na cultura do “ao vivo”, que foi reforçada.

    D) passou por mudanças com a introdução da prática gilete press nas redações.

    E) passou por mudanças na produção da informação veiculada, focada agora unicamente nos acontecimentos locais.

“Não existem vozes de locutor. No rádio, como na vida, há lugar para todas as formas de falar. Em uma rádio democrática todas as vozes são bem-vindas. A questão é ver em qual tipo de programa ela se acomoda melhor. Cada pássaro no seu galho e cada voz no seu formato” (VIGIL, 2003). O trecho em destaque ressalta a importância da voz “trabalhada” para o locutor de rádio, que exige dele determinadas posturas e competências. Para falar no rádio são necessários alguns cuidados com a voz e estar atento para os componentes de dicção, articulação, respiração e entonação. Dentre as técnicas e exercícios para o locutor, todas as opções abaixo estão corretas, EXCETO:

    A) Praticar exercícios de dicção.

    B) Praticar exercícios de trava-língua apenas com fonoaudiólogo.

    C) Praticar exercícios de sibilação.

    D) Praticar exercícios para problemas de articulação no R.

    E) Praticar exercícios de articulação e respiração.

Assinale a opção que corresponde à diferença entre radiocomunicação e radiodifusão,

    A) a primeira pode ser comercial e amador, a segunda é comercial.

    B) a primeira é somente amadora, a segunda é restrita ao comércio.

    C) a primeira transmite os sinais, a segunda recebe os sinais.

    D) a primeira recebe os sinais, a segunda transmite os sinas.

    E) a primeira transmite os sinais, a segunda retransmite os sinais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...