Lista completa de Questões de Engenharia de Telecomunicações da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia de Telecomunicações - Eletrônica analógica e digital - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2006
A figura acima ilustra a impedância Z, submetida a uma tensão senoidal Vin com sua correspondente corrente Iin. Considerando que a freqüência de operação seja 60 Hz, a impedância Z pode ser modelada por um:
Engenharia de Telecomunicações - Eletrônica analógica e digital - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2006
A figura acima ilustra um circuito resistivo, onde . A potência, em watts, dissipada no resistor R é, aproximadamente:
Engenharia de Telecomunicações - Multiplexação e múltiplo acesso - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2006
O CDMA é uma forma de múltiplo acesso que utiliza códigos ortogonais que são empregados para espalhar o sinal de interesse. Os Códigos de Walsh, gerados a partir de Matrizes de Hadamard, são exemplos de códigos ortogonais usados em sistemas que empregam o CDMA. A seqüência que NÃO corresponde a um exemplo de Código de Walsh é:
[+1, +1, +1, +1, 1, 1, 1, 1]
[+1, 1, 1, +1, +1, 1, 1, +1]
[+1, +1, 1, 1, +1, +1, 1, 1]
[+1, +1, 1, 1, +1, +1, +1, +1]
[+1, 1, +1, 1, +1, 1, +1, 1]
No esquema de endereçamento do IPv4, uma máscara de sub-rede é um número binário de 32 bits que contém, da esquerda para a direita, uma seqüência de bits com valor 1, necessários à obtenção da identificação da rede e da sub-rede, e uma seqüência de bits com valor 0, necessários à obtenção da identificação do host. Normalmente tal máscara é expressa na notação decimal pontuada, como por exemplo em 255.255.255.0. Qual o número de hosts que uma determinada sub-rede que opera com uma máscara igual a 255.255.255.224 poderá suportar?
5
16
30
64
94
Engenharia de Telecomunicações - Eletrônica analógica e digital - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2006
A figura acima ilustra um circuito, onde a fonte encontra-se conectada a uma carga resistiva ajustável. Considere esse circuito em duas situações distintas. Na primeira, deseja-se ajustar a resistência R para que haja a máxima transferência de potência para a Carga 1, assinalada na figura, enquanto na segunda, deseja-se que a máxima transferência de potência ocorra com a Carga 2. Os valores de R, em ohms, que correspondem, respectivamente, a essas situações são
40 e 15,6
Engenharia de Telecomunicações - Multiplexação e múltiplo acesso - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2006
Um sistema TDM (Time Division Multiplexing) de telefonia fixa permite a utilização conjunta do canal de transmissão por 30 fontes independentes de sinais de voz. Cada sinal é amostrado com uma taxa de 10.000 amostras por segundo, e, em seguida, quantizado e codificado com uma palavra binária de 8 bits para cada amostra. Neste sistema, a duração do quadro (frame) TDM formado, em s, é:
12,5
50
100
125
500
Switches, hubs, pontes e roteadores são exemplos de dispositivos usados para interconexão de redes de computadores. Sobre estes dispositivos, pode-se afirmar que:
os hosts ligados às portas de um mesmo hub estão em domínios de colisão diferentes.
os hosts ligados às portas de um mesmo switch estão no mesmo domínio de colisão.
a porta de um roteador ligada a uma rede local Ethernet deve obrigatoriamente ter implementado o protocolo CSMA/CD.
cada interface de uma ponte possui um endereço IP próprio.
um hub deve ser previamente configurado pelo administrador da rede, antes de ser colocado em operação.
Engenharia de Telecomunicações - Eletrônica analógica e digital - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2006
O valor da capacitância de um capacitor de placas paralelas
Engenharia de Telecomunicações - Multiplexação e múltiplo acesso - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2006
Uma operadora de telefonia celular tem a seu dispor 25,2 MHz de espectro para prover o serviço em uma dada localidade. Esta operadora implementa uma tecnologia com as seguintes características: método de acesso FDMA/ TDMA; espaçamento entre portadoras de 25 kHz; 7 slots em cada portadora (multiplexados no tempo) alocados para tráfego; duplexação FDD (Frequency Division Duplexing); fator de re-uso de 3 células por cluster e setorização de 120o . Supondo uma distribuição uniforme de canais, nas condições descritas acima, a quantidade de canais duplex de tráfego disponíveis em cada setor é:
112
392
416
504
601
Um mecanismo usado normalmente em redes de computadores para garantir a integridade da informação é a retransmissão de pacotes descartados ou com erros. Esta retransmissão pode assumir várias formas, como por exemplo Stop-and-Wait, Go-Back-N e Retransmissão Seletiva. É correto afirmar que:
o Stop-and-Wait será mais eficiente que a Repetição Seletiva em canais livres de erros que tenham o atraso de propagação muito maior que o de transmissão de cada pacote.
o Stop-and-Wait utilizará o caminho ou canal com grande eficiência caso o produto da capacidade do canal/ caminho pelo retardo de ida e vinda seja muito maior do que o tamanho do pacote em bits.
no Go-Back-N, um pacote novo somente é transmitido após a chegada do reconhecimento do pacote imediatamente anterior.
no Go-Back-N, em caso de necessidade de retransmissão de um determinado pacote, todos os pacotes anteriormente transmitidos e ainda não reconhecidos deverão também ser reenviados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...