Lista completa de Questões de Engenharia de Telecomunicações da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A figura mostrada acima ilustra o diagrama de blocos de um procedimento de digitalização de sinais analógicos. Ela é composta de dois blocos principais. O primeiro desses blocos representa um filtro passa-baixas, cuja finalidade é evitar o efeito de aliasing no processo de digitalização. O segundo deles, que compreende amostrador, quantizador e codificador, realiza o procedimento de digitalização propriamente dito (PCM). A máxima freqüência de corte do filtro, em kHz, para impedir que ocorra o efeito de aliasing é:
Engenharia de Telecomunicações - Eletrônica analógica e digital - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2006
A figura acima ilustra parte de um circuito digital e o Mapa de Karnaugh do sinal de saída Y em função dos sinais lógicos de entrada A, B, C e D. Os sinais A e B comandam o multiplexador de quatro entradas e uma saída. Utilizando somente portas NOR com duas entradas, o número mínimo dessas portas para completar o circuito combinacional dentro do quadro pontilhado de maneira que o sinal Y corresponda à lógica apresentada no Mapa de Karnaugh é:
Com relação aos meios físicos de transmissão de dados, é correto afirmar que:
as fibras ópticas são meios mais adequados para transmissões a baixas taxas e a pequenas distâncias
as antenas dipolo ou monopolo são escolhas típicas para enlaces ponto-a-ponto em microondas.
os cabos UTP categoria 5 suportam taxas típicas em torno de 100 Mbps
os pares trançados são mais imunes a crosstalk ("linha cruzada") que os cabos coaxiais.
As diversas faixas de freqüência do espectro eletromagnético recebem denominações tais como VHF, LF, MF, EHF, VLF, UHF, SHF, HF, ELF. Sobre estas faixas de freqüência é correto afirmar que a:
ELF tem a capacidade de penetrar a grandes profundidades no mar e no solo.
EHF é usada para comunicações a longa distância através de propagação ionosférica.
SHF compreende comprimentos de onda que vão de 3 km a 30 km.
LF compreende comprimentos de onda que vão de 30 m a 300 m.
HF sofre grande atenuação por vapor dágua e outros gases da atmosfera.
As diversas faixas de freqüência do espectro eletromagnético recebem denominações tais como VHF, LF, MF, EHF, VLF, UHF, SHF, HF, ELF. Sobre estas faixas de freqüência é correto afirmar que a:
ELF tem a capacidade de penetrar a grandes profundidades no mar e no solo.
EHF é usada para comunicações a longa distância através de propagação ionosférica.
SHF compreende comprimentos de onda que vão de 3 km a 30 km.
LF compreende comprimentos de onda que vão de 30 m a 300 m.
HF sofre grande atenuação por vapor d'água e outros gases da atmosfera.
Com relação aos sistemas de comunicações ópticas, assinale a opção que apresenta um conceito INCORRETO.
Uma operadora de TV a cabo utiliza um barramento ótico para distribuir o sinal aos seus assinantes, sendo que cada receptor ligado ao barramento necessita de uma potência mínima de 100 nW para operar satisfatoriamente. Sabe-se que a potência entregue ao barramento é de 2 mW, que a potência derivada do barramento para cada nó é 20% da potência total e que a perda em cada acoplamento é de 3 dB. O número máximo de assinantes que podem ser atendidos por esta operadora é: (Considere log10(2) = 0,3)
2
4
7
10
20
No gráfico abaixo, considere que g(t) representa o resultado da convolução das respostas ao impulso dos filtros de transmissão, de recepção e do canal de comunicação de um sistema de transmissão digital.
A máxima taxa de transmissão, em kbaud, para que ocorra interferência intersimbólica apenas entre símbolos adjacentes é:
50
100
200
250
300
O pulso em banda básica, limitado em faixa, que amostrado corretamente no receptor não provoca interferência entre símbolos em uma transmissão digital é o:
senoidal.
retangular.
cosseno levantado.
gaussiano
exponencial.
Um determinado enlace óptico de 25 km utiliza uma fonte laser em sua transmissão, com potência de saída de –10 dBm e um fotodetector, em sua recepção, com sensibilidade de –22 dBm. O sistema está funcionando perfeitamente, sendo observada uma potência na entrada do fotodetector de –21 dBm. Este enlace apresentou um rompimento em sua fibra óptica. A solução adotada pela equipe de manutenção foi realizar uma emenda no ponto de rompimento. Verificou- se que ocorreu uma diminuição de 3 dB na potência do sinal existente na entrada do fotodetector. Entre as opções abaixo, qual deverá ser adotada para que o sistema retorne ao seu correto funcionamento?
Nada necessita ser feito, pois o sinal na entrada do fotodetector ainda está apropriado para o correto funcionamento do sistema.
Trocar o laser utilizado na transmissão por um que apresente potência entre –7 dBm e –5 dBm.
Trocar o fotodetector utilizado na recepção por um que apresente sensibilidade entre –18 dBm e –20 dBm
Trocar a fibra óptica utilizada por uma que apresente atenuação específica maior do que aquela.
Trocar o laser utilizado na transmissão por um que apresente potência entre –13 dBm e –11 dBm
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...