Questões de Engenharia Elétrica

Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A intensidade da corrente é dada pela quantidade de carga elétrica por unidade de tempo. Então temos Onde:

I – Q = carga elétrica > Joule (J);

II – Delta t = intervalo de tempo > hora (h);

III – i = intensidade de corrente elétrica > Coulomb por segundo (C/s) = Ampere (A).

Quais afirmativas acima estão corretas?

  • A.

    apenas I

  • B.

    apenas II

  • C.

    apenas III

  • D.

    todas as afirmativas acima

  • A. sincronismo
  • B. flutuação
  • C. densidade
  • D. imersão
  • E. falha

Ao projetar uma placa de circuito impresso (PCI), devem ser utilizadas algumas técnicas para garantir a minimização de efeitos indesejáveis, tais como: crosstalk, efeitos parasitas, dentre outros. Para circuitos que utilizam sinais de alta frequência, uma técnica permite a elaboração de guias de transmissão em PCIs. O nome dado a este tipo de linha de transmissão é:

  • A. RFline.
  • B. Ground Transmission.
  • C. Centerstrip.
  • D. Microstrip.
  • E. Microstrip.

Com relação aos equipamentos de proteção individual (EPI) e aos riscos de acidentes inerentes às atividades laborais, julgue os itens a seguir.

Considera-se EPI todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador para a proteção contra riscos suscetíveis de ameaçar sua segurança e saúde no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Durante o projeto de circuitos de sinais mistos, digitais e analógicos, alguns cuidados devem ser tomados relativos à interferência entre os sinais de chaveamento e os sinais analógicos, que normalmente possuem níveis de amplitude bem menores. Com relação a este tipo de circuito, analise as seguintes sentenças:

I) Em um projeto de circuito de sinais mistos, devem ser criados dois tipos distintos de terra: um digital e um analógico.

II) Em circuitos mistos, as correntes de retorno pelo terra podem gerar diferenças de potenciais (DDPs) ao longo do caminho até a fonte. Estas DDPs variam ao longo do tempo e podem se somar a sinais que utilizem esta mesma referência, gerando oscilação em sinais de baixa amplitude constantes do circuito.

Em relação a estas sentenças, pode-se afirmar que:

  • A. As duas sentenças são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
  • B. As duas sentenças são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
  • C. A primeira sentença é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
  • D. A primeira sentença é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
  • E. Tanto a primeira como a segunda sentenças são falsas.

Com relação aos equipamentos de proteção individual (EPI) e aos riscos de acidentes inerentes às atividades laborais, julgue os itens a seguir.

Mecânicos devem utilizar óculos de segurança com vidro temperado para proteção da face contra partículas volantes durante a execução de serviços de esmerilhamento de peças.

  • C. Certo
  • E. Errado

O protocolo IEC 61850 é o novo modelo de comunicação desenvolvido pela International Eletrotechnical Commission. Considere as afirmações a seguir concernentes a esse protocolo.

I - Dentre os diversos objetivos contidos na norma IEC 61850, um dos mais relevantes é obter a interoperabilidade entre os dispositivos eletrônicos inteligentes (IED).

II - A linguagem de confi guração de subestação específi ca SCL, descrita nas normas IEC 61850 e baseada na linguagem XML, é utilizada para descrever o esquema unifi lar da subestação, a rede de comunicações, as instâncias de nós lógicos e a sua associação ao equipamento primário.

III - A comunicação horizontal prevista na IEC 61850 é realizada através de mensagens denominadas mensagens GOOSE.

É correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Durante o projeto e layout de uma placa de circuito impresso (PCI), alguns arquivos são gerados durante o processo. Ao finalizar o esquemático de um circuito, o programa de projeto gera um arquivo que contem informações acerca dos componentes, alguns de seus atributos e as conexões realizadas entre eles, ou seja, define como os componentes de um circuito se conectam. Este arquivo é conhecido como:

  • A. Netlist.
  • B. CAD.
  • C. Router.
  • D. Gerber.
  • E. Tango.

Um circuito monofásico de uma instalação elétrica alimenta uma carga resistiva de 127 V/4 kW. Os condutores de alimentação do circuito têm seção de 4 mm2 e resistividade igual a 0,017 Ω mm2/m. Com um multímetro, mediu-se a resistência total do circuito, a partir do quadro de distribuição, cujo resultado foi 4,32 Ω. O comprimento da linha FN de alimentação da carga ao quadro de comando vale, em Ω, aproximadamente,

  • A.

    35.

  • B.

    50.

  • C.

    25.

  • D.

    15.

  • E.

    10.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...