Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A intensidade da corrente é dada pela quantidade de carga elétrica por unidade de tempo. Então temos Onde:
I Q = carga elétrica > Joule (J);
II Delta t = intervalo de tempo > hora (h);
III i = intensidade de corrente elétrica > Coulomb por segundo (C/s) = Ampere (A).
Quais afirmativas acima estão corretas?
apenas I
apenas II
apenas III
todas as afirmativas acima
Engenharia Elétrica - Eletrônica Analógica - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2012
Ao projetar uma placa de circuito impresso (PCI), devem ser utilizadas algumas técnicas para garantir a minimização de efeitos indesejáveis, tais como: crosstalk, efeitos parasitas, dentre outros. Para circuitos que utilizam sinais de alta frequência, uma técnica permite a elaboração de guias de transmissão em PCIs. O nome dado a este tipo de linha de transmissão é:
Engenharia Elétrica - Conceitos Básicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação aos equipamentos de proteção individual (EPI) e aos riscos de acidentes inerentes às atividades laborais, julgue os itens a seguir.
Considera-se EPI todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador para a proteção contra riscos suscetíveis de ameaçar sua segurança e saúde no trabalho.
Engenharia Elétrica - Geração e recepção de sinais - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2012
Durante o projeto de circuitos de sinais mistos, digitais e analógicos, alguns cuidados devem ser tomados relativos à interferência entre os sinais de chaveamento e os sinais analógicos, que normalmente possuem níveis de amplitude bem menores. Com relação a este tipo de circuito, analise as seguintes sentenças:
I) Em um projeto de circuito de sinais mistos, devem ser criados dois tipos distintos de terra: um digital e um analógico. II) Em circuitos mistos, as correntes de retorno pelo terra podem gerar diferenças de potenciais (DDPs) ao longo do caminho até a fonte. Estas DDPs variam ao longo do tempo e podem se somar a sinais que utilizem esta mesma referência, gerando oscilação em sinais de baixa amplitude constantes do circuito. Em relação a estas sentenças, pode-se afirmar que:Engenharia Elétrica - Conceitos Básicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação aos equipamentos de proteção individual (EPI) e aos riscos de acidentes inerentes às atividades laborais, julgue os itens a seguir.
Mecânicos devem utilizar óculos de segurança com vidro temperado para proteção da face contra partículas volantes durante a execução de serviços de esmerilhamento de peças.
O protocolo IEC 61850 é o novo modelo de comunicação desenvolvido pela International Eletrotechnical Commission. Considere as afirmações a seguir concernentes a esse protocolo.
I - Dentre os diversos objetivos contidos na norma IEC 61850, um dos mais relevantes é obter a interoperabilidade entre os dispositivos eletrônicos inteligentes (IED). II - A linguagem de confi guração de subestação específi ca SCL, descrita nas normas IEC 61850 e baseada na linguagem XML, é utilizada para descrever o esquema unifi lar da subestação, a rede de comunicações, as instâncias de nós lógicos e a sua associação ao equipamento primário. III - A comunicação horizontal prevista na IEC 61850 é realizada através de mensagens denominadas mensagens GOOSE. É correto o que se afirma emEngenharia Elétrica - Eletrônica Analógica - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2012
Durante o projeto e layout de uma placa de circuito impresso (PCI), alguns arquivos são gerados durante o processo. Ao finalizar o esquemático de um circuito, o programa de projeto gera um arquivo que contem informações acerca dos componentes, alguns de seus atributos e as conexões realizadas entre eles, ou seja, define como os componentes de um circuito se conectam. Este arquivo é conhecido como:
Um circuito monofásico de uma instalação elétrica alimenta uma carga resistiva de 127 V/4 kW. Os condutores de alimentação do circuito têm seção de 4 mm2 e resistividade igual a 0,017 Ω mm2/m. Com um multímetro, mediu-se a resistência total do circuito, a partir do quadro de distribuição, cujo resultado foi 4,32 Ω. O comprimento da linha FN de alimentação da carga ao quadro de comando vale, em Ω, aproximadamente,
35.
50.
25.
15.
10.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...