Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Elétrica - Subestações e Equipamentos Elétricos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Em relação a subestações de energia e seus equipamentos elétricos, julgue os itens subsequentes.
O arranjo de subestação do tipo disjuntor e meio apresenta uma configuração de baixa confiabilidade e deve ser utilizado somente em subestações que conduzem pequenas quantidades de energia.
Engenharia Elétrica - Circuitos - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2012
Engenharia Elétrica - Geracao de Energia Eletrica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca dos tipos de geração de energia elétrica, julgue os itens que se seguem.
Em função da flexibilidade para contemplar amplas variações de velocidade do vento, assim como apresentar caixas de engrenagem com elevada relação de redução, os geradores utilizados em fazendas eólicas são restritos ao modelo do tipo assíncrono.
Qual é o equipamento elétrico utilizado nas instalações elétricas industriais em cargas dinâmicas que precisa manter o torque (conjugado) constante com alterações na rotação quando o motor estiver com carga?
Soft-Starter
Contator a vácuo
Inversor de frequência
Transdutor de corrente
Osciloperturbógrafo
Um motor de 20 cv possui um fator de serviço de 1,25. Isto significa dizer que este motor
poderá acionar uma máquina operatriz de até 18,75 kW.
poderá acionar uma máquina operatriz de até 14 kW.
deverá ser utilizado em uma máquina operatriz de até 16 cv para não haver risco de sobrecarga.
poderá acionar uma máquina operatriz com potência 12,5% inferior à sua carga nominal.
A ABNT classifica o esquema de aterramento por meio de simbologia com letras. O esquema TN-C significa:
Esquema em que os condutores de proteção elétrica (terra) e neutro encontram-se conectados em um mesmo ponto na alimentação do circuito e distribuídos por um único condutor, combinando as funções de neutro e terra por toda a instalação.
Esquema em que os condutores de proteção elétrica (terra) e neutro encontram-se conectados em um mesmo ponto na alimentação do circuito, porém distribuídos de forma independente por toda a instalação.
Esquema em que os condutores de proteção elétrica (terra) e neutro encontram-se conectados em um mesmo ponto na alimentação do circuito e distribuídos em parte da instalação por um único condutor (que combina as funções de neutro e terra) e em outra parte desta mesma instalação, através de dois condutores distintos.
Esquema em que o condutor neutro é aterrado em um eletrodo distinto do eletrodo destinado ao condutor de proteção elétrica. Desta forma, as massas do sistema elétrico estão aterradas em um eletrodo de aterramento eletricamente distinto do eletrodo de aterramento da alimentação.
Esquema em que as partes vivas são isoladas da terra ou o ponto de alimentação é aterrado através de uma impedância. As massas são aterradas ou em eletrodos distintos para cada uma delas, ou em um eletrodo comum para todas elas ou, ainda, partilhar do mesmo eletrodo de aterramento da alimentação, porém não passando pela impedância.
Engenharia Elétrica - Subestações e Equipamentos Elétricos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Em relação a subestações de energia e seus equipamentos elétricos, julgue os itens subsequentes.
O para-raio de óxido de zinco, conectado em paralelo ao condutor da linha de transmissão que chega à subestação, tem a finalidade de provocar curto-circuito na rede para direcionar uma descarga atmosférica integralmente para a terra.
Engenharia Elétrica - Circuitos - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2012
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...