Questões de Engenharia Elétrica

Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao variar de 100 N a carga a que está sendo submetida uma célula de carga, de linearidade igual a 1% e histerese igual a 0,5%, seu sinal de saída variou em 25 mV. A sensibilidade dessa célula de carga, em mV/N, é igual a

  • A. 0,005
  • B. 0,010
  • C. 0,125
  • D. 0,250
  • E. 0,500

O implantador de íons é do tipo:

  • A. Acelerador de partículas.
  • B. Sistema de corrosão por plasma.
  • C. Sistema sputtering.
  • D. Sistema de deposição por plasma.
  • E. Tubo de Raios Catódicos.

A cogeração é uma solução apontada para o aproveitamento energético de um sistema.

No âmbito da geração de energia elétrica, o sistema energético que utiliza a tecnologia de cogeração dispõe de

  • A.

    uma fonte de energia elétrica para geração de energia mecânica e de energia térmica.

  • B.

    uma fonte ou mais de energia para produção de energia elétrica por meio de dois ou mais processos (tecnologia) de geração.

  • C.

    uma fonte ou mais de energia para a produção de energia elétrica e de energia térmica.

  • D.

    um processo (tecnologia) convencional de geração de energia elétrica associado com a geração por meio de fontes alternativas de energia.

  • E.

    duas fontes ou mais de energia para a produção de energia elétrica.

Em uma ligação de motor elétrico trifásico precisamos alterar o sentido de rotação, para isso poderá ser executar o seguinte procedimento:

  • A.

    Substituição do motor.

  • B.

    Troca da chave de partida do motor.

  • C.

    Inversão de uma das fases que estão ligadas no motor.

  • D.

    Instalação de capacitor no motor para corrigir o sentido da rotação.

Os transmissores pneumáticos

  • A. têm como principal vantagem a possibilidade de uso em ambientes explosivos, como em uma central de gás.
  • B. são utilizados para linhas de grande comprimento, por não apresentarem atraso de sinal.
  • C. são mais utilizados em linhas onde é necessário gerar torques elevados nos comandos de válvula.
  • D. dispensam tratamento prévio do ar da linha.
  • E. podem ser conectados diretamente aos computadores de vazão.

Dentro do alvo (lâmina), os íons implantados sofrem colisões múltiplas com os elétrons e com os núcleos dos átomos da estrutura do substrato (lâmina). Essas colisões reduzem gradualmente a energia dos íons até freá-los totalmente. As reduções da energia dos íons incidentes devido às colisões com os elétrons e com os núcleos são denominadas, respectivamente:

  • A. Frenagem eletrônica e Frenagem nuclear.
  • B. Frenagem nuclear e Frenagem eletrônica.
  • C. Frenagem atômica e Frenagem eletrônica.
  • D. Frenagem nuclear e Frenagem atômica.
  • E. Frenagem eletrônica e Frenagem atômica.

O Brasil produz a maior parte da energia presente na sua matriz de energia elétrica. Apesar disso, uma pequena parte da energia elétrica é importada de países vizinhos.

Para compor a matriz de energia elétrica brasileira, qual país fornece maior quantidade de energia elétrica?

  • A.

    Argentina

  • B.

    Bolívia

  • C.

    Paraguai

  • D.

    Venezuela

  • E.

    Uruguai

Qual é a velocidade nominal de um motor de indução trifásico que apresenta os seguintes dados de placa: 5 CV, 6 pólos, 60 Hz e escorregamento a plena carga de 2 por cento?

  • A.

    1198 rpm.

  • B.

    1176 rpm.

  • C.

    588 rpm.

  • D.

    598 rpm.

Qual o mecanismo de frenagem do íon implantado dentro do alvo (lâmina) que é predominante para altas energias do feixe iônico incidente?

  • A. Frenagem eletrônica
  • B. Frenagem atômica
  • C. Frenagem nuclear
  • D. Frenagem magnética
  • E. Frenagem elétrica
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...