Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Elétrica - Eletrônica Analógica - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
O fator de potência causa sérios problemas às instalações elétricas. Qual das opções abaixo indica, respectivamente, quando devemos corrigir o fator de potência, um dos objetivos da melhoria do fator de potência e uma das causas do baixo fator de potência?
fator de potência menor que 0,65/ redução das perdas do sistema/ instalações de lâmpadas fluorescentes
fator de potência menor que 0,75/ redução das perdas do sistema/ instalações de lâmpadas fluorescentes
fator de potência menor que 0,85/ redução das perdas do sistema/ instalações de lâmpadas fluorescentes
fator de potência menor que 0,75/ redução dos custos de energia/ instalações de ar condicionado
fator de potência menor que 0,85/ diminuição do nível de tensão/ instalações de ar condicionado
Engenharia Elétrica - Instalacao Elétrica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A infra-estrutura de aterramento de determinada malha de terra precisou ser ampliada para atender a expansão de um empreendimento. No entanto, não foi possível construir a nova malha com os mesmos materiais que constituem a malha antiga. Houve necessidade de mistura de metais, pois os tipos antigos de estrutura não eram mais fabricados. Apesar disso, mesmo com as referidas misturas, a infra-estrutura foi posta em serviço, cumprindo os requisitos previstos em norma pertinente sobre aterramento.
Considere que um dos materiais utilizados na infra-estrutura de aterramento seja uma haste de seção circular, de aço, com a superfície adequadamente revestida de cobre por eletrodeposição. Nesse caso, a dimensão do diâmetro desse tipo de haste deve ser, no mínimo, de 15 cm.
Em um gerador síncrono de rotor cilíndrico, a constante de tempo do circuito de campo é igual a:
As variáveis de Park, obtidas pela transformação de Park (ou Blondel), são utilizadas para a modelagem de:
transformadores;
linhas de transmissão;
geradores síncronos;
grandes cargas equilibradas;
grandes cargas desequilibradas.
Um gerador síncrono opera em vazio com tensão terminal nominal. Sua ligação é em estrela, com neutro aterrado por uma reatância Xn = 0,10pu. Suas reatâncias são: X"= 0,25pu, X2=0,35pu e X0 = 0,10pu. Ocorrendo um curto-circuito trifásico nos seus terminais envolvendo também o neutro, a corrente de curto-circuito sub-transitória será:
12pu;
4pu;
1,428pu;
1,25pu;
1,2pu.
Um gerador síncrono opera em vazio com tensão terminal nominal. Sua reatâncias são: X"= 0,20pu, X2=0,30pu e X0 = 0,05pu. Para que o valor da sua corrente de curtocircuito sub-transitória, na ocorrência de um defeito fase-terra nos seus terminais, fique limitado em 3pu, o valor da reatância Xn de aterramento do neutro da sua ligação Y deve ser:
0,30pu;
0,25pu;
0,20pu;
0,15pu;
0,10pu.
Considere um circuito puramente resistivo alimentado por uma fonte DC. Entre dois pontos A e B há um único braço com uma única resistência R = ligando esses dois pontos. Se, simplesmente, retirarmos a resistência R, a tensão entre A e B tornar-se-á igual a 20V. Se, por outro lado, retirarmos a resistência R e curto-circuitarmos os pontos A e B, a corrente que circulará pelo braço que unirá os pontos A e B será igual a 10A. Pode-se afirmar que a corrente que circula pela resistência R, estando o circuito na sua configuração original, é igual a:
2A;
4A;
10A;
10/3A;
20/3A.
O superdimensionamento de um motor de indução trifásico acarreta em:
redução da potência mecânica;
aumento da potência mecânica;
redução do fator de potência do ponto da rede onde se localiza o motor;
aumento do fator de potência do ponto da rede onde se localiza o motor;
aumento do tempo de partida.
Um circuito R, L série será alimentado por uma fonte DC de 10V. Os valores dos elementos são R = e L = 4H. Ao se ligar a fonte de tensão no circuito, os valores iniciais da corrente e da tensão no indutor serão, respectivamente:
5A e 10V;
5A e 0V;
2,5A e 2V;
0A e 0V;
0A e 10V.
Um circuito R, C paralelo funciona há muito tempo alimentado por uma fonte igual a v(t) = 150 cos (10t + 20º) V. Nessa situação, a corrente da fonte é igual a i(t) = 15 cos (10t +50º) A. Se inserirmos um elemento de impedância Z em série com a fonte, após muito tempo a corrente da fonte se tornará i(t) = 10 3 cos (10t +20º) A. Pode-se afirmar que a impedância Z é igual a:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...