Questões de Engenharia Elétrica

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14 O sistema elétrico de um veículo consiste de um conjunto de componentes e circuitos que têm por finalidade gerar, armazenar e distribuir energia elétrica para a operação de sistemas como partida, ignição, iluminação, instrumentação e vários outros que requerem energia elétrica para o seu funcionamento. Acerca do sistema elétrico de veículos, julgue os itens seguintes.

Diodos retificadores são componentes montados internamente no alternador para fazerem a conversão da corrente contínua em alternada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em um enlace de rádio em uma freqüência de 2 GHz, as estações A e B distam 20 km e a potência do transmissor é de 1 Watt. São usadas antenas, tanto em A quanto em B, de ganho igual a 20 dB e as perdas totais nos dispositivos passivos de alimentação das antenas de A e B totalizam 10dB. Considerando-se a aproximação log 10 2 = 0,3, o nível de sinal na entrada do receptor será aproximadamente de:

  • A. - 4,0 dbm
  • B. - 44,4 dBm
  • C. - 64,4 dBm
  • D. - 82,0 dBm
  • E. - 102, 6 dBm

14 O sistema elétrico de um veículo consiste de um conjunto de componentes e circuitos que têm por finalidade gerar, armazenar e distribuir energia elétrica para a operação de sistemas como partida, ignição, iluminação, instrumentação e vários outros que requerem energia elétrica para o seu funcionamento. Acerca do sistema elétrico de veículos, julgue os itens seguintes.

O motor de partida é essencialmente um motor elétrico, acionado pela bateria, que por meio de um mecanismo de engrenamento faz girar o diferencial, dando partida ao motor.

  • C. Certo
  • E. Errado

A banda para transmissão de sinais modulados em freqüência (FM) é infinita. É adotada uma aproximação, conhecida por regra de Carson, para o cálculo da banda necessária. De acordo com esta regra, uma transmissora de FM que transmite um sinal modulador de freqüência máxima de 53 kHz, e com desvio de pico de freqüência de 75 kHz, ocupa uma banda de aproximadamente:

  • A. (A) 103 kHz
  • B. (B) 128 kHz
  • C. (C) 150 kHz
  • D. (D) 256 kHz
  • E. (E) 512 kHz

14 O sistema elétrico de um veículo consiste de um conjunto de componentes e circuitos que têm por finalidade gerar, armazenar e distribuir energia elétrica para a operação de sistemas como partida, ignição, iluminação, instrumentação e vários outros que requerem energia elétrica para o seu funcionamento. Acerca do sistema elétrico de veículos, julgue os itens seguintes.

O distribuidor é o componente que faz a distribuição de energia elétrica a todos os circuitos do veículo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A detecção dos canais "direito (D)" e "esquerdo (E)" de uma rádio FM com transmissão estereofônica é feita após o discriminador ou detector de relação de um receptor. Após o discriminador existem três filtros. Um filtro passa-faixa com corte em 15 kHz que separa, de todo o sinal detectado, o sinal D+E, um filtro passa-faixa que separa o piloto e um filtro passa-faixa, de 23 kHz a 53 kHz, que separa a faixa que contém os sinais D-E. A detecção dos sinais D-E é feita, após este filtro, através de:

  • A. (A) detecção de envoltória com um diodo rápido e um filtro passa-baixa com freqüência de corte em 15 kHz.
  • B. (B) detecção síncrona, multiplicando-se o sinal da saída do filtro de 23 a 53 kHz por um sinal de 38 kHz, originado da multiplicação por dois do sinal do piloto, seguido de um filtro passa-baixa, com freqüência de corte em 15 kHz.
  • C. (C) detecção de FM, com um discriminador ou um detector de relação, seguido de um filtro passa-baixa, com freqüência de corte em 15 kHz.
  • D. um circuito PLL (malha de fase locada), seguido de um filtro passa-baixa, com freqüência de corte em 15 kHz.
  • E. (E) detecção de fase, com multiplicação síncrona dos sinais contidos na faixa de 23 a 53 kHz, com o sinal piloto, que serve de referência de fase.

14 O sistema elétrico de um veículo consiste de um conjunto de componentes e circuitos que têm por finalidade gerar, armazenar e distribuir energia elétrica para a operação de sistemas como partida, ignição, iluminação, instrumentação e vários outros que requerem energia elétrica para o seu funcionamento. Acerca do sistema elétrico de veículos, julgue os itens seguintes.

O regulador de tensão tem a finalidade de controlar o funcionamento do alternador, mantendo a tensão nominal, geralmente de 12 V, de modo a proteger a bateria e os demais componentes elétricos de tensões elevadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O método de acesso usado nas redes Ethernet é conhecido por CSMA/CD (multi acesso com detecção da portadora e detecção de colisão). Neste tipo de acesso ao meio:

  • A. o transmissor envia para o meio um PDU Request to Send e aguarda uma mensagem do tipo Clear to Send e, somente após esta mensagem, transmite.
  • B. cada transmissor somente pode transmitir em intervalos de tempo a ele reservado, de modo que sejam evitadas as colisões.
  • C. ada transmissor se inscreve e somente pode transmitir após ser autorizado pelo computador central, evitando as colisões.
  • D. a detecção da colisão é realizada após a transmissão. O receptor supervisiona o meio após a transmissão, e ao sentir que houve uma colisão, aborta a transmissão.
  • E. a detecção da colisão é realizada durante a transmissão. O receptor fica sempre supervisionando o meio e, ao sentir uma colisão, aborta a transmissão.

Um esquema usado para a detecção de erros de transmissão de dados é conhecido pela sigla CRC (Cyclic Redundance Checks) – código de redundância cíclica. Neste tipo de controle de erro é executado o seguinte mecanismo:

  • A. aos bits de um quadro são adicionados bits de paridade para a detecção e correção de erros.
  • B. os bits de um quadro são multiplicados por bits de paridade no transmissor e novamente multiplicados pelos mesmos bits de paridade no receptor, recuperando-se os bits de informação sem erros.
  • C. é usado um algoritmo de criptografia chamado de DES (Data Encryption Standard) para o controle e correção dos erros.
  • D. é separado um certo número de bits de um quadro de dados, que irão constituir um polinômio de ordem "n". Este polinômio é dividido por um outro polinômio conhecido do transmissor e do receptor, gerando um resto, que é transmitido juntamente com os bits de dados.
  • E. é feito um embaralhamento (scrambling) com os bits de dados no transmissor e o desembaralhamento dos bits no receptor, recuperando-se os dados sem erros.

Assinale o tipo de transformador mais usual para se interligarem três ou mais circuitos, que podem ter diferentes tensões:

  • A. transformador de pulso
  • B. transformador de isolamento
  • C. transformador de múltiplos enrolamentos
  • D. transformador de corrente
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