Questões de Engenharia Elétrica

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A variação da resistência do circuito de campo em um motor do tipo em derivação, por meio da inserção de um reostato em série com o enrolamento de campo, não afeta o comportamento do torque em função da velocidade desse motor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para um motor do tipo composto aditivo, não é possível controlar o torque a partir da velocidade do motor pela inserção de uma resistência no enrolamento de armadura, pois esse controle, nesse tipo de motor, somente pode ser efetuado por meio do enrolamento de campo em derivação, para não afetar o fluxo no enrolamento de campo em série.

  • C. Certo
  • E. Errado

Se ocorrer um defeito na fase III, e somente essa fase for aberta por meio do desligamento da ligação cC, a intensidade da tensão entre os pontos A e B será igual à tensão de linha antes da abertura.

  • C. Certo
  • E. Errado

Se ocorrer um defeito na fase III, e somente essa fase for aberta por meio do desligamento da ligação cC, a tensão entre os pontos B e C será nula, pois não haverá corrente fluindo pela fase III.

  • C. Certo
  • E. Errado

A potência aparente que alimenta a carga, no caso de uma abertura acidental somente da fase III, será igual a 25% dessa potência aparente antes da abertura.

  • C. Certo
  • E. Errado

Se a impedância é capacitiva, o fator de potência da carga é capacitivo. Nesse caso, a corrente Ia está atrasada em relação à tensão na fase I.

  • C. Certo
  • E. Errado

A força magnética no entreferro é proporcional à corrente I que atravessa a bobina de excitação.

  • C. Certo
  • E. Errado

O número de espiras N da bobina de excitação não afeta a intensidade da força magnética no entreferro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Se a corrente I é senoidal, com freqüência f, a força magnética média no entreferro não depende de f.

  • C. Certo
  • E. Errado

Se a bobina de excitação tem 1.000 espiras, a sua indutância é superior a 300 mH, para a posição do entreferro de 1 mm.

  • C. Certo
  • E. Errado
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