Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um assunto de grande interesse no planejamento dos sistemas de distribuição de energia elétrica, bem como na definição do fornecimento de energia elétrica para consumidores industriais, diz respeito ao comportamento do consumo de energia ao longo de períodos determinados, ou seja, a sua curva de carga. A figura acima mostra uma possível curva de carga diária (demanda × hora) de um consumidor industrial. Relativamente às definições técnicas utilizadas nas condições gerais de fornecimento de energia elétrica e com base na figura mostrada, julgue os itens a seguir.
Pela curva de carga apresentada, e considerando que o dimensionamento de algumas partes das instalações elétricas limite a ampliação da demanda máxima da unidade consumidora, pode-se afirmar que não é possível a implementação de planos de expansão da unidade consumidora sem a necessidade de redimensionamento das instalações elétricas limitantes.A utilização otimizada de um sistema de energia elétrica implica minimizar a circulação de energia reativa, ou seja, operar o sistema com um fator de potência elevado. A título de exemplo, para unidades consumidoras de sistemas de distribuição de energia, o fator de potência de referência, indutivo ou capacitivo, terá como limite mínimo permitido o valor 0,92. Em relação ao fator de potência, julgue os seguintes itens. Motores elétricos e transformadores, trabalhando a vazio ou alimentando pequenas cargas, provocam baixo fator de potência em uma instalação elétrica.
A utilização otimizada de um sistema de energia elétrica implica minimizar a circulação de energia reativa, ou seja, operar o sistema com um fator de potência elevado. A título de exemplo, para unidades consumidoras de sistemas de distribuição de energia, o fator de potência de referência, indutivo ou capacitivo, terá como limite mínimo permitido o valor 0,92. Em relação ao fator de potência, julgue os seguintes itens. Se comparada ao uso de lâmpadas incandescentes, a utilização de lâmpadas de descarga — como, por exemplo, as fluorescentes — associadas a reatores melhora o fator de potência da instalação devido à correção provida pelos capacitores internos dos reatores.
A utilização otimizada de um sistema de energia elétrica implica minimizar a circulação de energia reativa, ou seja, operar o sistema com um fator de potência elevado. A título de exemplo, para unidades consumidoras de sistemas de distribuição de energia, o fator de potência de referência, indutivo ou capacitivo, terá como limite mínimo permitido o valor 0,92. Em relação ao fator de potência, julgue os seguintes itens. Com a diminuição do fator de potência das cargas de um sistema de distribuição de energia elétrica, aumentam as quedas de tensão nos alimentadores e transformadores e as perdas no sistema.
A utilização otimizada de um sistema de energia elétrica implica minimizar a circulação de energia reativa, ou seja, operar o sistema com um fator de potência elevado. A título de exemplo, para unidades consumidoras de sistemas de distribuição de energia, o fator de potência de referência, indutivo ou capacitivo, terá como limite mínimo permitido o valor 0,92. Em relação ao fator de potência, julgue os seguintes itens. Geralmente, com a elevação do nível de tensão da instalação industrial acima do valor nominal dos equipamentos e motores elétricos, obtém-se uma melhoria do fator de potência da instalação.
A utilização otimizada de um sistema de energia elétrica implica minimizar a circulação de energia reativa, ou seja, operar o sistema com um fator de potência elevado. A título de exemplo, para unidades consumidoras de sistemas de distribuição de energia, o fator de potência de referência, indutivo ou capacitivo, terá como limite mínimo permitido o valor 0,92. Em relação ao fator de potência, julgue os seguintes itens. No dimensionamento de um banco de capacitores para correção do fator de potência de uma carga ou uma instalação elétrica de unidade consumidora, a quantidade de kVAr necessária é igual ao produto da potência ativa em kW pela diferença dos cossenos dos ângulos da carga sem correção e com a correção desejada do fator de potência.
Em virtude das facilidades de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica em corrente alternada (CA), quando é necessária uma fonte de corrente contínua (CC) emaplicações industriais para processos eletrolíticos, ou, ainda, no controle de velocidade de motores de corrente contínua e de corrente alternada, e na alimentação de serviços auxiliares de circuitos eletrônicos e carregadores de bateria, utiliza-se, normalmente, equipamentos denominados retificadores, que convertem tensão CA em tensão CC. Julgue os itens que se seguem, acerca dos retificadores e de seus componentes. O valor médio da tensão CC na carga de um retificador monofásico de onda completa em ponte simples ideal, sem filtros, alimentando uma carga resistiva pura, é igual a B vezes o valor médio da tensão CC na carga de um retificador monofásico de meia-onda simples ideal, na mesma condição de carga.
Em virtude das facilidades de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica em corrente alternada (CA), quando é necessária uma fonte de corrente contínua (CC) emaplicações industriais para processos eletrolíticos, ou, ainda, no controle de velocidade de motores de corrente contínua e de corrente alternada, e na alimentação de serviços auxiliares de circuitos eletrônicos e carregadores de bateria, utiliza-se, normalmente, equipamentos denominados retificadores, que convertem tensão CA em tensão CC. Julgue os itens que se seguem, acerca dos retificadores e de seus componentes. Um retificador monofásico controlado de onda completa em ponte com carga indutiva, em virtude do ângulo de comutação, tem sua tensão média reduzida se comparada com a resultante do mesmo retificador quando alimenta uma carga resistiva pura, mantido o mesmo ângulo de disparo.
Em virtude das facilidades de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica em corrente alternada (CA), quando é necessária uma fonte de corrente contínua (CC) emaplicações industriais para processos eletrolíticos, ou, ainda, no controle de velocidade de motores de corrente contínua e de corrente alternada, e na alimentação de serviços auxiliares de circuitos eletrônicos e carregadores de bateria, utiliza-se, normalmente, equipamentos denominados retificadores, que convertem tensão CA em tensão CC. Julgue os itens que se seguem, acerca dos retificadores e de seus componentes. Se comparado à aplicação de um sinal CC constante, a utilização de sinais pulsados nos circuitos de disparo dos retificadores controlados, que usam dispositivos SCR, permite um controle mais preciso do momento do disparo, no entanto, provoca um aumento da dissipação de potência na porta do dispositivo.
Em virtude das facilidades de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica em corrente alternada (CA), quando é necessária uma fonte de corrente contínua (CC) emaplicações industriais para processos eletrolíticos, ou, ainda, no controle de velocidade de motores de corrente contínua e de corrente alternada, e na alimentação de serviços auxiliares de circuitos eletrônicos e carregadores de bateria, utiliza-se, normalmente, equipamentos denominados retificadores, que convertem tensão CA em tensão CC. Julgue os itens que se seguem, acerca dos retificadores e de seus componentes. A utilização de retificadores trifásicos não-controlados de 12 pulsos como fonte de tensão CC, especialmente na tração elétrica, é possível devido à defasagem de 120º entre as tensões CA de saída de dois transformadores trifásicos com um dos enrolamentos secundários ligado em estrela e o outro, em delta
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...