Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção correta em relação aos motores de indução trifásicos com rotor em gaiola utilizados para o acionamento de elevadores.
São caracterizados por baixo conjugado e elevadas correntes de partida.
A norma brasileira não define precisamente as máximas inércias que esses motores podem acionar.
Para valores de carga inferiores ao nominal, a tensão e a freqüência aplicadas ao motor de tração independem da carga acionada.
Devido às limitações de corrente, a velocidade dos elevadores acionados por motores de indução trifásica é inferior a 45 m/min.
O controle de velocidade desse tipo de motor pode ser efetuado pela variação da tensão trifásica que lhe é aplicada.
Um grupo gerador de emergência foi instalado para atendimento de um grande edifício comercial. As características desse sistema são: potência nominal do gerador igual a 380 kVA; tensão de 380/220 V trifásica; ligação em estrela; freqüência de 60 Hz; fator de potência igual a 0,8 indutivo; 4 pólos e rotação de 1.800 rpm. Com base nessas informações e considerando o gerador em operação, assinale a opção correta.
O gerador de emergência supre adequadamente apenas cargas com fatores de potência iguais ou superiores a 0,8.
A corrente nominal do gerador é superior a 1 kA.
Em condições de emergência, o gerador apresenta capacidade para suprir somente circuitos de iluminação e motobombas existentes no edifício.
A energia gerada pelo grupo de emergência, no intervalo de 1 hora, sob condições de operação nominal e potência constante, é inferior a 305 kWh.
O quadro de partida, de reversão e de transferência (seccionamento) do gerador deve ser comandado manualmente, por pessoa especializada.
Considere a situação em que um conjunto residencial seja suprido por um alimentador cuja demanda máxima verificada foi de 100 kW. O conjunto residencial possui 100 residências, das quais 40 apresentaram, individualmente, demanda máxima de 1,2 kW. Em outras 40 residências, a demanda máxima individual foi de 1,4 kW e, nas outras 20, foi de 1,0 kW. Nessa situação, o fator de diversidade do conjunto residencial é igual a
Instalações de segurança são definidas na norma NBR-5410 e são denominadas também instalações de substituição. Esse tipo de instalação é projetado para que não haja interrupções de fornecimento de energia por motivos de segurança, econômicos ou administrativos. Assinale a opção correta em relação às instalações de segurança permanente e com possibilidade de seccionamento.
Na ocorrência de uma falha do sistema de alimentação normal, a fonte de segurança deve ser ligada somente de forma manual.
Essas instalações de segurança são adequadas onde a interrupção da iluminação ou de elevadores pode comprometer a segurança do local, principalmente se há uma grande aglomeração de pessoas.
Uma instalação de segurança que utiliza opção para seccionamento consiste em um único no-break estático, em by-pass, operando por chave de transferência estática.
Essas instalações de segurança admitem somente um tipo de fonte, sendo que as cargas ligadas às instalações de segurança estão permanentemente alimentadas pela fonte de segurança, tanto em condições de serviço normal (via concessionária) quanto em caso de falha normal.
Instalações de segurança permanente requerem um tempo mínimo de pelo menos 1 min para serem acionadas quando operam com opção para seccionamento.
A instalação de equipamentos de automação em residências, prédios ou outros locais assemelhados exige um conhecimento técnico próprio, uma vez que há o envolvimento de uma série de dispositivos com sensores, circuitos sensíveis de processamento, atuadores, dispositivos mecânicos e eletromecânicos, tais como motores, engrenagens, solenóides, entre outros. Nesse sentido, assinale a opção incorreta em relação a processos envolvendo automação residencial.
Um projeto de automação abrange, normalmente, o dimensionamento de componentes elétricos, de telefone, de áudio e vídeo, de controle de acesso e de alarmes.
O controlador lógico programável (CLP) é um tipo de controlador usado em processo de automação.
Sistemas com base no controle por meio de radiação infravermelha podem ser adequadamente usados em instalações novas ou em reforma, sem necessidade de instalações de conduíte ou de caixa de embutir.
Uma central de proteção antifurto em uma residência pode possuir diversos sensores com finalidades distintas.
Em circuitos modernos de iluminação de exteriores, tais como ruas e pátios, o comando automático de ligação e desligamento é normalmente comandado por dispositivos que fazem uso de tecnologias de ultra-som ou de radiofreqüência.
Em manutenção realizada em uma instalação predial de baixa tensão, foi constatado que uma excessiva fuga de corrente era a causa da perda de energia na instalação. As possíveis causas de fuga de corrente no sistema mencionado incluem
I fios desencapados ou com desgaste do isolamento.
II aterramento inadequado da carcaça de motores elétricos da instalação.
III aparelhos defeituosos.
IV emendas malfeitas ou mal isoladas.
V conexões inadequadas ou malfeitas.
A quantidade de itens certos é igual a
Assinale a opção incorreta acerca de materiais utilizados na execução de tubulações telefônicas em edifícios.
Em nenhuma hipótese, é permitido o uso de dutos de ferro galvanizado.
Dutos de PVC rígido ou de cimento amianto devem ser usados na entrada subterrânea da edificação.
Eletrodutos devem ser do tipo rígido, sem costuras ou rebarba.
Caixas de saída, de passagem, de distribuição e de distribuição geral devem ser construídas em metal.
Canaletas de piso ou forro falso devem ser rígidas, metálicas, de seção retangular e com resistência mecânica suficiente para suportar os esforços a que serão submetidas.
As principais causas de um baixo fator de potência em uma instalação elétrica incluem
I instalação de segurança não-permanente, a qual usa gerador de emergência.
II transformadores de potência operando a vazio ou com pequenas cargas.
III nível de tensão abaixo da tensão nominal, quando aplicado a motores.
IV funcionamento de lâmpadas incandescentes.
V grande quantidade de motores de indução de pequena potência.
Estão certos apenas os itens
A figura acima mostra o esquema de uma rede de comunicação de dados, os seus serviços básicos e a estrutura de conectividade entre redes locais e a Internet. Com relação a essa rede, assinale a opção correta.
Em uma rede local, todos os computadores a ela pertencentes devem receber um mesmo endereço MAC (medium access control).
O roteador é o responsável por fornecer os serviços de interconexão entre redes locais.
Switches e hubs implementam a transferência de informações entre interfaces de rede por meio de comunicações ponto-a-ponto dinâmicas.
O firewall deve ser configurado somente para aplicações convencionais, tais como a navegação Web, o correio eletrônico e a transferência de arquivos.
Somente redes que possuam servidor DNS (domain name server) próprio podem ser conectadas à Internet.
Atualmente, a infra-estrutura predial e residencial, em geral, deve ser concebida de forma a contemplar instalações elétricas de energia e de sinais de comunicações, projetadas seguindo normas específicas. Com o advento da Internet e dos serviços por ela suportados — que exigem, em muitos casos, tráfego seguro de informações em rede, tais como em transações comerciais —, torna-se necessário um projeto adequado do cabeamento estruturado das edificações, para que os sinais de comunicações sejam devidamente transmitidos aos seus destinos, sem sofrer interferências de sinais espúrios da rede de energia elétrica. Com relação a um sistema de cabeamento estruturado para fins de transmissão de sinais de comunicação em um edifício, projetado de acordo com a norma EIA/TIA 568A, assinale a opção incorreta.
O ponto de entrada do edifício é o local onde é feita a interface entre as cabeações externa e intra-edifício.
Todas as funções desempenhadas em uma sala de equipamentos podem ser realizadas por equipamentos localizados no denominado armário de telecomunicações.
A sala de equipamentos é um local propício para abrigar instalações de aterramento e de proteção.
O sistema de cabeamento vertical (cabeação backbone) consiste nos meios de transmissão, conectores de cruzamento e terminadores mecânicos, utilizados para interligar os armários de telecomunicações, sala de equipamentos e instalações de entrada.
Em um backbone, os cabos UTP de 100 ohms e STP de 150 ohms têm alcance de cabeação limitada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...