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O acionamento do despacho de usinas termelétricas em um sistema hidrotérmico se faz
seguindo a ordem de mérito das usinas elegíveis, baseada na soma dos custos de geração das usinas hidrelétricas com os das usinas térmicas.
seguindo a ordem de mérito das usinas elegíveis, baseada em seus custos de geração.
acionando todas as usinas elegíveis simultaneamente, na fração proporcional de suas capacidades instaladas, até alcançar a geração térmica complementar necessária para atender a carga total.
acionando as usinas termelétricas de menor capacidade e progressivamente acionando as demais até o pleno atendimento da carga.
acionando as usinas termelétricas de maior capacidade e progressivamente acionando as demais até o pleno atendimento da carga.
Assinale a opção incorreta em relação a recursos e indicadores da gestão da manutenção de equipamentos e/ou unidades de usinas e/ou sistemas de potência.
O indicador "tempo de reparo da função" (TRF) é o tempo de restabelecimento da função exercida por uma unidade no sistema através, exclusivamente, de reparo.
O tempo médio entre falhas (TMEF) é o tempo médio em que se espera que todos os equipamentos do conjunto analisado falhem pelo menos uma vez.
Indisponibilidade devido à manutenção (IM) é o percentual de tempo em que a unidade ficou indisponível devido às ações de manutenção, em relação ao número total de horas do período estatístico, considerado desde o instante do desligamento até estar disponível para a operação.
Indisponibilidade por manutenção preventiva (I2) é o percentual da indisponibilidade considerando as horas devido a todas as intervenções, excluindo as falhas e defeitos de alta gravidade.
Número de defeitos (ND) é o somatório dos defeitos nas unidades de uma família de equipamentos, ocorridos durante o período estatístico considerado.
Assinale a opção correta, contendo a relação de entidades e suas ações de aprovação para o inicio da operação comercial de um empreendimento de geração hidrelétrica.
Agência Nacional de Águas na fase de outorga do uso da água, Ministério Público na fase de obtenção da licença ambiental e Ministério de Minas e Energia na outorga de geração.
Poder público local na aprovação da licença de instalação, Secretaria Estadual de Recursos Hídricos na outorga de uso da água e Ministério de Minas e Energia na outorga de geração.
Agência Nacional de Águas na fase de outorga do uso da água, órgão ambiental da esfera pertinente na fase de emissão das licenças ambientais e ANEEL na outorga da geração.
Comitê de bacia na fase de outorga do uso da água, órgão ambiental da esfera pertinente na fase de emissão das licenças ambientais e Secretaria de Energia Estadual na outorga de geração.
Consórcio de bacias na fase de outorga de uso da água, Ministério de Meio Ambiente na fase de emissão das licenças ambientais e ANEEL na outorga de geração.
Assinale a opção incorreta com relação à outorga de uso da água para geração hidrelétrica.
Nas outorgas, é fixado o prazo de até dois anos para início da implantação do empreendimento.
Nas outorgas, é fixado o prazo de até seis anos para conclusão da implantação do empreendimento.
O prazo de vigência das outorgas é fixado em função da natureza e do porte do empreendimento, levando-se em consideração, quando for o caso, o período de retorno do investimento.
Os prazos das outorgas estabelecidos para o início da implantação e para a conclusão da implantação do empreendimento poderão ser ampliados, quando o porte e a importância social e econômica do empreendimento o justificar, ouvido o Conselho Nacional de Recursos Hídricos.
As outorgas para concessionárias e autorizadas de serviços públicos e de geração de energia hidrelétrica terão o prazo máximo de 15 anos.
Assinale a opção correta sobre quais variáveis ficam definidas na fase de planejamento da operação mensal do Sistema Interligado Nacional realizada através do algoritmo de programação dinâmica estocástica dual (modelo Newave).
Custo marginal de operação de curto prazo para o sistema interligado como um todo.
Vazões médias diárias de turbinamentos e de vertimento para todas as usinas do sistema interligado.
Vazões médias horárias de turbinamentos e de vertimento para usina do sistema interligado.
Despacho térmico e hidráulico para cada sistema (Norte, Nordeste, Sul e Sudeste-Centro-Oeste) e respectivos custos marginais da operação de curto prazo.
Volumes vazios para controle de cheias dos reservatórios das usinas de cada sistema (Norte, Nordeste, Sul e Sudeste-Centro-Oeste).
Assinale a opção correta sobre as fontes de incerteza no planejamento da operação hidroenergética de médio prazo (horizonte de um ano) no sistema hidrotérmico brasileiro.
A expansão da capacidade da geração é a maior fonte de incerteza no planejamento da operação de médio prazo.
As projeções de mercado (consumo de energia) são a maior fonte de incerteza no planejamento da operação de médio prazo.
As projeções de demanda máxima (carga na ponta) são a maior fonte de incerteza no planejamento da operação de médio prazo.
A expansão da capacidade do sistema de transmissão é a maior fonte de incerteza no planejamento da operação de médio prazo.
A previsão de vazões afluentes aos reservatórios é a maior fonte de incerteza no planejamento da operação de médio prazo.
Com relação aos fatores que determinam o fluxo de potência por meio de intercâmbio de uma região para outra, na operação do sistema interligado nacional, assinale a opção incorreta.
As restrições de transmissão dependem dos limites de estabilidade e dos limites de tensão de carregamento nas barras conectadas pela interligação.
Apenas os critérios de segurança devem definir o sentido e a magnitude das transferências energéticas entre regiões.
As restrições de transmissão dependem dos limites de estabilidade e tensão de carregamento nas barras próximas dos pontos de conexão.
Os limites de fluxo em uma interligação entre regiões dependem do sentido do fluxo.
A economicidade de uma fonte de geração em uma determinada região pode ser explorada em determinados períodos do ano, assim definindo um sentido de fluxo entre regiões utilizando-se o sistema interligado nacional.
Assinale a opção que contém a melhor justificativa para que o sistema interligado brasileiro seja operado de forma coordenada e otimizada.
Haveria perturbações e variações de tensão de maiores dimensões na rede básica de transmissão caso as regiões fossem operadas de forma isolada.
A interligação elétrica entre as regiões do País permite explorar as diversidades hidrológicas entre as bacias hidrográficas.
Os sistemas integrados permitem racionalização nas despesas de mão-de-obra operacional e equipe técnica.
A interligação diminui ingerências políticas na coordenação da operação, as quais seriam inevitáveis nas operações regionais.
Razões históricas justificam a operação interligada, uma vez que as empresas verticalizadas no período pré-desregulamentação já praticavam a operação interligada.
Uma desvantagem da operação eletroenergética sendo feita de forma interligada é:
necessidade de deslocamento de equipes de recursos humanos entre regiões para monitoramento da operação.
excessiva padronização das práticas operativas de cada região.
maiores custos de pessoal.
maiores dificuldades de registro dos dados operativos em tempo real diante da magnitude de informações acumuladas para o sistema como um todo.
risco da perturbação de distúrbios ao longo de todo o sistema interligado.
Assinale a opção que apresenta a melhor justificativa para que não se faça a construção de linhas de transmissão com capacidade tão grande entre regiões que não haja restrições de transmissão para transferência eletroenergéticas.
Tal solução seria antieconômica.
Tal solução teria impedimentos técnicos, que a tornam impraticável.
Tal solução traria riscos ao meio ambiente devido à magnitude das correntes secundárias.
Tal solução é viável do ponto de vista técnico, porém tem impedimentos legais.
Razões de natureza política, em termos regionais, impedem tal solução.
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