Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A carga total que não está conectada ao Sistema Interligado Nacional, totaliza uma fração da capacidade instalada total do País que é
maior do que 50,0%.
menor do que 5,0%.
entre 15% e 20%.
maior do que 74,7%.
menor do que 1%.
Assinale a opção incorreta quanto à caracterização dos sistemas das regiões que integram o Sistema Interligado Nacional.
O sistema da região Nordeste é um mercado consumidor crescente e que tem já esgotado o potencial hidráulico econômico na região, sendo portanto esse sistema, mais dependente de importações de outras regiões.
O sistema Norte tem como característica ser exportador durante boa parte do ano, na condição de hidrologia mais favorável para a geração em Tucuruí.
O sistema interligado Sudeste-Centro-Oeste é o grande mercado de demanda no País, sendo importador de outras regiões.
As regiões estão bem equilibradas quanto à oferta e demanda de energia, não havendo predominância que caraterize qualquer uma delas como importadora ou exportadora de energia.
Nas situações de escassez no Nordeste, o suprimento tem ocorrido por meio do fluxo de energia no sentido Sul-Norte e Norte-Nordeste.
Assinale a assertiva que está incorreta para justificar como a interligaçao de sistemas regionais pode trazer benefícios em relação aos sistemas isolados.
A interligação permite explorar a não coincidência, em termos sazonais, das cargas nos horários de ponta dos sistemas regionais.
A interligação permite explorar as melhores opções econômicas para o despacho, em termos de fontes de geração.
A interligação permite o compartilhamento da reserva girante diante da menor probabilidade de ocorrer defeitos simultâneos em dois sistemas interligados.
A interligação requer menor necessidade de coordenação do fluxo, uma vez que o sincronismo natural do sistema fica facilitado pela interconexão.
A interligação permite maior flexibilidade no cronograma de manutenções.
Assinale a opção que não contém exemplo de medidas corretivas para mitigar os riscos de propagação de distúrbios em um sistema elétrico interligado.
Operação de turbinas de um mesmo conjunto em seus respectivos pontos de máximo rendimento, para todas as usinas conectadas ao sistema interligado.
Reforços das interligações tornando os sistemas mais robustos.
Reforços no sistema receptor em localizações estratégicas.
Aplicação de sinais estabilizantes nos reguladores de tensão.
Compensações reativas série/shunt.
O objetivo adotado na otimização da operação do Sistema Interligado Nacional é
maximizar o uso das centrais termelétricas.
reduzir a amplitude de variação do volume dos reservatórios associados às usinas que compõem o sistema interligado nacional.
reduzir a amplitude de variação das vazões de turbinamento nas usinas que compõem o sistema interligado nacional.
maximizar a confiabilidade operacional.
obter a estratégia de operação de mínimo custo, garantida a confiabilidade do suprimento.
Entre as opções abaixo, relativas à operação de uma usina hidrelétrica com uso múltiplo da água, assinale aquela que está mais fracamente relacionada a uma possível restrição de natureza ambiental.
Limitações no número de paradas e partidas de unidades geradoras para evitar a mortandade de peixes a jusante da usina.
Manutenção de defluências mínimas elevadas no período de piracema.
Vertimentos localizados para oxigenação da água a jusante da usina.
Rebaixamento preventivo do nível d'água no reservatório nas ocasiões de cheias para impedir o alagamento de flora ribeirinha a jusante da usina.
Manutenção de vazões mínimas elevadas em períodos críticos de seca para garantir taxa mínima de oxigênio dissolvido na água, a jusante da usina.
Assinale a opção que caracteriza uma situação de agravamento de conflito entre operação para produção energética e para controle de cheias num reservatório de usina hidrelétrica.
Progressivo aumento das retiradas de água do reservatório para fins de irrigação.
Ocupação populacional crescente do vale a jusante da usina.
Ocupação populacional crescente do entorno do lago, sempre em cotas topográficas superiores ao nível d'água associado à vazão de cheias utilizada no dimensionamento do vertedor.
Necessidades crescentes de manutenção da qualidade da água a jusante do reservatório.
Progressivo aumento das retiradas de água do reservatório para fins de abastecimento urbano.
Assinale a opção que contém uma afirmação incorreta sobre o conceito de energia firme ou, sobre o conceito de energia assegurada de uma usina hidrelétrica.
A energia firme de uma usina é aquela que pode ser produzida, de forma garantida, na hipótese de repetição da pior sequência hidrológica (seca) observada no histórico de vazões afluente à usina.
A energia firme é aquela que pode ser produzida, de forma garantida, na hipótese da afluência da média de longo termo das vazões, calculada com base no histórico de vazões afluente à usina.
A energia assegurada de uma usina é a base física para a comercialização de sua produção.
O critério de risco utilizado para definir energia firme é mais conservador do que aquele utilizado para definir energia assegurada.
Definida uma potência a ser instalada numa usina, a energia assegurada será tanto maior quanto maior for a capacidade do reservatório.
Para a operação de uma usina hidrelétrica em um curso d'água onde há navegação fluvial, assinale a opção que apresenta o maior número de variáveis de interesse ao controle operacional do reservatório/usinas para garantir as condições requeridas pela navegação.
Nível de montante do reservatório e pressão da entrada das turbinas.
Nível d'água sobre a soleira do vertedor e nível d'água na bacia de dissipação.
Pressão junto à tomada d'água e pressão nas comportas de fundo.
Nível d'água no lago do reservatório e vazão defluente a jusante do reservatório.
Altura de queda e pressão nas saídas das turbinas.
Assinale a opção que permite ao comercializador explorar oportunidades de negócios, devido ao efeito da diversidade hidrológica conjugada às flutuações sazonais da carga.
Diferença de preços entre os mercados regionais.
Diferença de preços entre patamares de carga.
Diferença de preços entre geradores de concessionarias públicas de geração e produtores independentes de energia.
Diferença de preços entre mercado a vista e mercado futuro.
Diferença de preços tipo de fontes geradoras (termelétricas e hidrelétricas).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...