Questões de Engenharia Elétrica do ano 2006

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A declaração de reserva de disponibilidade hídrica em corpo de água de domínio da União deve ser solicitada junto à Agência Nacional de Águas (ANA) pelo(a)

  • a.

    ANEEL.

  • b.

    Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

  • c.

    Ministério de Minas e Energia (MME).

  • d.

    empreendedor que pretende obter autorização para uso de potencial hidráulico do referido corpo de água.

  • e.

    concessionária que pretende obter autorização para ampliação da geração hidrelétrica em usina em operação no referido corpo de água.

Na análise do pedido de declaração de reserva de disponibilidade hídrica em corpo de água de domínio da União, a ANA

I. se articulará com os respectivos órgãos ou entidades gestores de recursos hídricos das unidades federativas, visando à garantia dos usos múltiplos na bacia hidrográfica.

II. considerará apenas o uso atual dos recursos hídricos na bacia hidrográfica, deixando de lado o uso planejado desses recursos.

III. considerará o potencial benefício do empreendimento hidrelétrico, cujo impacto se dá preponderantemente na escala nacional.

IV. poderá conceder a declaração pelo prazo de até três anos, com possível renovação por igual período a critério da ANA.

Estão certos apenas os itens

  • a.

    I e II.

  • b.

    I e III.

  • c.

    II e IV.

  • d.

    I, III e IV.

  • e.

    II, III e IV.

A solicitação da declaração de reserva de disponibilidade hídrica em corpo de água de domínio da União deve ser feita com o encaminhamento, à ANA, de cópia de vários documentos, entre os quais não se inclui(em)

  • a.

    a ficha técnica do empreendimento, conforme modelo definido em resolução da ANA.

  • b.

    os estudos hidrológicos referentes à determinação das vazões mínimas e do transporte de sedimentos.

  • c.

    os estudos energéticos utilizados no dimensionamento do aproveitamento hidrelétrico com a exclusão dos relativos à evolução da energia assegurada ao longo do período da concessão ou da autorização.

  • d.

    os estudos referentes ao reservatório quanto à definição das condições de enchimento e do tempo de residência da água.

  • e.

    a descrição das características do empreendimento, no que se refere às restrições a montante e a jusante e ao cronograma de implantação.

As ações e decisões do processo de programação diária da operação eletroenergética são baseadas em despacho centralizado porque

  • a.

    os próprios agentes são os responsáveis pela programação dos despachos das suas unidades geradoras. Após esse procedimento, eles informam os resultados ao órgão operador independente do sistema elétrico.

  • b.

    o órgão operador independente do sistema tem acesso apenas ao despacho de usinas que estão sob controle automático de geração, ou seja, aquelas que regulam a freqüência elétrica do sistema.

  • c.

    o órgão operador independente do sistema busca a obtenção de benefícios sistêmicos, levando em consideração restrições locais.

  • d.

    cargas prioritárias de consumidores que melhor remuneram o produto energia elétrica têm preferência em relação ao despacho de unidades geradoras.

  • e.

    o órgão operador independente do sistema exerce o papel de órgão autônomo para resolver conflitos entre agentes de geração de energia, que é uma das principais funções do órgão operador independente do sistema.

A responsabilidade pelo estabelecimento da programação diária da operação eletroenergética, de forma centralizada no SIN, é do(a)

  • a.

    EPE.

  • b.

    ANEEL.

  • c.

    ELETROBRÁS.

  • d.

    ONS.

  • e.

    CMSE.

No Brasil a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) através de sua norma NBR 8190 apresenta e sugere o uso de símbolos gráficos para representação dos diversos instrumentos e suas funções ocupadas nas malhas de instrumentação. De acordo com esta norma e com a sua simbologia, determinar relacionando a coluna da direita com base nos itens apresentados na coluna da esquerda:

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    5, 6, 2, 4, 3.

  • B.

    1, 4, 3, 6, 2.

  • C.

    2, 5, 4, 1, 6.

  • D.

    3, 4, 1, 5, 6.

  • E.

    6, 5, 4, 2, 3.

Os estudos necessários para se optar pela melhor forma de gerar energia elétrica devem considerar diversos fatores, tais como: impacto ambiental, centro consumidor, porte da usina, entre outros. Na avaliação das características dos diversos tipos de usinas, em relação às hidrelétricas, é correto afirmar que:

  • A.

    a construção de uma planta de grande porte é relativamente rápida.

  • B.

    o impacto ambiental na sua implantação é reduzido.

  • C.

    o custo de implantação é reduzido.

  • D.

    o custo de operação e manutenção é elevado.

  • E.

    o custo das linhas de transmissão é mais elevado.

Em virtude dos fartos recursos hídricos existentes no Brasil, as hidrelétricas tornaram-se a base da geração elétrica no País. Entretanto, somente com esse tipo de geração não se consegue atingir a otimização para o atendimento da demanda dos diversos centros consumidores. Uma possibilidade para se chegar a essa condição otimizada dos recursos energéticos é a utilização de unidades geradoras com grande mobilidade operacional. São exemplos dessas unidades as:

  • A.

    termelétricas a gás natural ou óleo combustível.

  • B.

    pequenas centrais hidrelétricas.

  • C.

    centrais eólicas.

  • D.

    centrais fotovoltaicas.

  • E.

    usinas hidrelétricas reversíveis.

A diversificação da geração de energia elétrica por meio de diversas fontes é muito importante para não tornar o país dependente de um único recurso, o que poderia implicar riscos no fornecimento da energia sem, no entanto, desrespeitar a vocação natural desse país em termos de geração. Nessa perspectiva, no Brasil, as hidrelétricas compõem a base da geração, seguida da geração por meio de usinas:

  • A.

    eólicas.

  • B.

    termelétricas.

  • C.

    nucleares.

  • D.

    de fontes renováveis.

  • E.

    de fonte solar.

O Decreto-Lei nº 1.872, de 21/05/81, estabelece que os concessionários de serviços públicos de eletricidade ficam autorizados a adquirir energia excedente de autoprodutores, desde que estes não empreguem combustíveis derivados de petróleo, além de assegurar a formação de consórcios desses autoprodutores com os concessionários. Apesar desses incentivos, a capacidade instalada de geração elétrica de autoprodutores, até o início de 2005, somente teve maior participação nos setores:

  • A.

    energético e comercial.

  • B.

    agropecuário e de transporte.

  • C.

    público e agropecuário.

  • D.

    comercial e público.

  • E.

    de transporte e público.

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