Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A cana-de-açúcar, em seu estágio de colheita, é composta pelo colmo, folhas e ponteiros. As folhas e os ponteiros nunca foram valorizados, sendo sempre descartados devido ao processo de queima antes do corte. O aproveitamento energético dos resíduos da cana-de-açúcar para a produção de eletricidade se direciona para um uso integral desses resíduos, por meio de tecnologias de combustão que se baseiam no sistema de:
queima em grelhas inclinadas.
queima em suspensão.
queima em suspensão seguida de grelhas inclinadas.
combustão do tipo direta e através da gaseificação.
combustão em leito fluidizado.
A Conta Consumo de Combustíveis (CCC) surgiu com o objetivo de subsidiar os custos com combustíveis fósseis para a geração termelétrica descentralizada nas regiões eletricamente isoladas. A Resolução 245 da ANEEL prevê a utilização desses recursos nos empreendimentos de geração elétrica que venham a substituir total ou parcialmente a geração termelétrica que utilize os derivados de petróleo. As Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) podem utilizar os recursos dessa conta, desde que os aproveitamentos hidrelétricos tenham potência:
A energia solar térmica é aquela que aproveita o calor oriundo da incidência direta da radiação solar em suas placas coletoras. A utilização desse tipo de energia tem algumas aplicações bastante difundidas e outras, em fase de estudos, tais como: I - o aquecimento de água; II - a geração de energia elétrica; III - a dessalinização da água. É(São) aplicação(ões) da energia solar térmica:
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Engenharia Elétrica - Geracao de Energia Eletrica - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Com relação à geração de energia elétrica em centrais termelétricas, assinale a opção correta.
O processo fundamental de funcionamento das centrais termelétricas tem como base a conversão direta de energia térmica em energia elétrica, o que garante rendimentos elevados para esse tipo de geração.
Todas as centrais termelétricas convencionais utilizam a combustão externa, em que o combustível não entra em contato com o fluido de trabalho.
Atualmente, a maioria dos combustíveis utilizados nas centrais termelétricas é classificada como fonte primária renovável, pois é liderada pelo gás natural.
As centrais a gás utilizam tecnologia bastante antiga, que tem como vantagens operativas o fato de apresentarem rendimento elevado para baixas temperaturas e de possuírem estágio único no turbocompressor, aumentando a capacidade de transferência de potência.
As centrais nucleares são exemplos de centrais termelétricas, entre as quais incluem-se as de reator a água leve e as de reator a água pesada.
Engenharia Elétrica - Geracao de Energia Eletrica - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Em uma central termelétrica a vapor,
a queima de combustível gera calor que transforma o líquido em vapor no condensador.
a pressão do vapor passa de alta a baixa na turbina.
o líquido é bombeado da caldeira para a turbina, onde realiza trabalho.
o condensador retira calor do vapor em alta pressão que sai da caldeira.
o principal combustível utilizado é o gás natural.
Engenharia Elétrica - Geracao de Energia Eletrica - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Os estudos de viabilidade para a instalação de um sistema fotovoltaico devem considerar diversos fatores relevantes, entre os quais não se inclui(em)
a latitude do local da instalação.
as condições meteorológicas do local da instalação.
a altitude do local da instalação.
a qualidade dos componentes do sistema a ser instalado.
o fator de potência da carga elétrica a ser alimentada.
Engenharia Elétrica - Geracao de Energia Eletrica - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Acerca das características da operação de centrais termelétricas conectadas a um sistema elétrico interligado, assinale a opção incorreta.
A operação em consonância com o despacho centralizado exige alta manobrabilidade, disponibilidade do equipamento e qualificação do pessoal técnico.
A participação na regulação da freqüência do sistema elétrico exige rápida tomada de carga elétrica, que é obtida pelas centrais termelétricas mantidas em reserva rotativa.
Haja vista a grande diversidade de tipos de centrais termelétricas, a operação de cada central é única, inviabilizando a utilização das experiências de outras centrais como ponto de referência para a comparação do desempenho, ou seja, impossibilitando o que se conhece como adoção das melhores práticas existentes no mercado.
A temperatura do ar ambiente e da água de resfriamento afeta o rendimento e a carga de operação de centrais termelétricas com ciclos a vapor e de ciclo combinado.
A operação de centrais termelétricas em um mercado competitivo enfatiza a minimização de custos de geração, principalmente mediante a redução de custos de operação e manutenção, assim como a garantia de alta disponibilidade e confiabilidade durante a operação.
Engenharia Elétrica - Geracao de Energia Eletrica - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Com relação à geração de energia elétrica por meio de sistemas fotovoltaicos, assinale a opção correta.
Engenharia Elétrica - Geracao de Energia Eletrica - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Com relação à geração de energia elétrica por meio de fontes alternativas, julgue os itens abaixo.
I. Os sistemas híbridos de geração representam uma importante forma de uso das energias alternativas para aplicação no suprimento energético a comunidades isoladas e no planejamento descentralizado.
II. Um sistema que utiliza a conversão fotovoltaica combinada com a geração eólica exemplifica um sistema híbrido de geração.
III. Um sistema que utiliza a conversão fotovoltaica combinada com geração por meio de gerador rotativo acionado por turbina a dísel não é considerado sistema híbrido, pois somente são assim denominados sistemas que utilizem duas ou mais fontes renováveis de energia.
IV. Atualmente, para uma mesma capacidade de geração de energia firme, os custos de implantação de sistemas de geração eólico, solar fotovoltaico e com células a combustível apresentam diferenças insignificantes.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
I, III e IV.
II, III e IV.
Engenharia Elétrica - Geracao de Energia Eletrica - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Ainda com relação à geração de energia elétrica por meio de fontes alternativas, assinale a opção incorreta.
A tecnologia fotovoltaica pode ser dividida em dois grandes ramos: a tecnologia de módulos planos e a tecnologia de sistemas com concentração. A segunda reduz a quantidade de material semicondutor utilizado.
O mais importante benefício que a utilização da energia eólica oferece ao meio ambiente reside no fato de que ela não emite poluentes durante a sua operação.
Duas vantagens da utilização das células a combustível sobre a utilização de motores de combustão interna são a possibilidade de co-geração e a flexibilidade de aplicação.
O uso do biodiesel, produto obtido a partir do óleo de soja ou do óleo de mamona, é uma iniciativa com grande potencial no sentido de reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa por reduzir a emissão do monóxido de carbono proveniente da queima de combustível fóssil para a geração elétrica.
O custo da energia elétrica produzida por um sistema fotovoltaico depende fortemente do custo do investimento, sendo que o custo operacional representa percentual menor desse custo. O conhecimento desses custos é fundamental para os estudos de viabilidade econômica para esse tipo de sistema.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...