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Um motor síncrono trifásico
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com relação a circuitos eletrônicos, julgue os itens que se seguem.
Um sistema que controla a velocidade de motores DC usando a técnica PWM realiza esse controle por meio da variação da amplitude do sinal que alimenta o motor. A amplitude desse sinal é diretamente proporcional à velocidade desejada para o motor. Assim, o amplificador de saída desse sistema deve ser linear e seu sinal de saída pode assumir, de forma estável, qualquer valor de tensão entre 0 V e a tensão máxima possível.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Um motor de indução trifásico pode ser acionado com uma chave estrela-triângulo. Quantos terminais, no mínimo, o motor deve ter?
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A figura acima mostra as três fases de alimentação de um motor de indução trifásico, com ligação das suas bobinas em triângulo, sendo que cada fase está submetida à tensão de fase igual a 220 V. O motor possui carcaça metálica, aterrada apropriadamente. Considere a situação na qual o motor esteja funcionando, quando, repentinamente, o isolamento de uma das fases é rompido e passa a energizar a carcaça do motor. Mesmo diante dessa situação, o motor continua ligado, apesar da perda aparente de rendimento para atendimento da carga em seu eixo. Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Ao tocar a carcaça energizada do motor, um indivíduo será submetido a uma corrente cuja intensidade é tão elevada que poderá levá-lo ao óbito. Esse fato é justificado porque o indivíduo ficará sujeito a uma tensão igual a 220 V em relação à terra.
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A figura acima mostra as três fases de alimentação de um motor de indução trifásico, com ligação das suas bobinas em triângulo, sendo que cada fase está submetida à tensão de fase igual a 220 V. O motor possui carcaça metálica, aterrada apropriadamente. Considere a situação na qual o motor esteja funcionando, quando, repentinamente, o isolamento de uma das fases é rompido e passa a energizar a carcaça do motor. Mesmo diante dessa situação, o motor continua ligado, apesar da perda aparente de rendimento para atendimento da carga em seu eixo. Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Na situação de energização e falha de isolamento, a carcaça aterrada fica submetida, em relação à terra, a um potencial diferente daquele que a carcaça teria caso não fosse aterrada.
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A figura acima mostra um circuito de força típico para alimentação de um motor de indução trifásico. Com relação à simbologia utilizada para representar os elementos desse circuito e à finalidade de cada um desses elementos, julgue os itens subseqüentes.
O elemento I é um fusível diazed, cujo anel de proteção I é fixo em sua base.
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A figura acima mostra um circuito de força típico para alimentação de um motor de indução trifásico. Com relação à simbologia utilizada para representar os elementos desse circuito e à finalidade de cada um desses elementos, julgue os itens subseqüentes.
O circuito de força do motor referido acima é energizado por meio do elemento II , quando este é adequadamente II energizado a partir de comando no circuito de controle.
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A figura acima mostra um circuito de força típico para alimentação de um motor de indução trifásico. Com relação à simbologia utilizada para representar os elementos desse circuito e à finalidade de cada um desses elementos, julgue os itens subseqüentes.
Considere que ocorra um curto-circuito em somente uma das fases do circuito de força do motor mencionado. Nessa situação, o elemento III deve atuar como dispositivo de III proteção e ser capaz de desligar somente a fase submetida ao defeito.
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A figura acima mostra curvas típicas do conjugado, em porcentagem do conjugado de plena carga, versus velocidade, em porcentagem, para motores de indução trifásica, para três categorias de motores — D, H e N — que apresentam diferentes características de partida. A respeito dessas curvas típicas e de motores de indução trifásico, julgue os itens seguintes.
As informações apresentadas permitem concluir que motores da categoria D acionam cargas cujo conjugado resistente na partida é praticamente nulo.
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A figura acima mostra curvas típicas do conjugado, em porcentagem do conjugado de plena carga, versus velocidade, em porcentagem, para motores de indução trifásica, para três categorias de motores — D, H e N — que apresentam diferentes características de partida. A respeito dessas curvas típicas e de motores de indução trifásico, julgue os itens seguintes.
Motores da categoria N são de grande porte, demandando elevadas correntes de partida, ao passo que motores da categoria H são de aplicação geral, muito utilizados em pequenas indústrias.
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