Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um motor de indução trifásico com rotor em gaiola de 10 cv e 6 pólos opera em 220 V e 60 Hz, com rendimento de 90% e escorregamento de 4%. A velocidade do rotor vale, aproximadamente:
864 rpm
936 rpm
1008 rpm
1080 rpm
1152 rpm
Um motor de indução trifásico com rotor em gaiola possui os seguintes valores nominais: 15 cv, 440 V, 60 Hz, 4 pólos, fator de potência a plena carga 0,80 e rendimento a plena carga 90%.
A corrente nominal vale, aproximadamente,
20,1 A
24,2 A
28,3 A
32,4 A
36,5 A
Para a escolha de um inversor de frequência, deve-se considerar, em relação ao motor, as informações dadas abaixo, EXCETO
número de partidas por hora.
grau de proteção.
potência nominal.
faixa de rotação desejada.
tensão e corrente nominais.
No motor de indução trifásico em gaiola, 4 pólos, 15 cv, a corrente de partida direta, em relação à corrente nominal, é, aproximadamente,
igual.
6 vezes maior.
2 vezes maior.
6 vezes menor.
2 vezes menor.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
Após a leitura dos itens a seguir, identifique a afirmação correta com relação às partes construtivas de um motor de indução:
I. O uso de ranhuras além de diminuir o entreferro efetivo e a corrente de magnetização, também é um meio bastante eficiente de transmissão do calor para o exterior.
II. Existem máquinas de CA (em geral máquinas síncronas) em que não existem ranhuras, sendo que a superfície interna do rotor é lisa, conhecidas como slotless machine.
III. O estator também aloja as bobinas do enrolamento estatórico que pode ser tanto trifásico como monofásico. Entre as chapas e as bobinas do enrolamento existem elementos de isolação, cuja função é evitar colocar a carcaça e o pacote de chapas sob tensão.
IV. O enrolamento em curto-circuito é usado quando se deseja um controle das características de torque e velocidade da máquina.
A seqüência CORRETA é:
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
As assertivas I, II, III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
O valor da corrente nominal de um motor de 15HP, trifásico de 220 V fase com fator de potência de 90% e rendimento de 80% será de:
20A
40A
30A
35A
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
Relacione a primeira coluna com a segunda coluna no que se refere às classificações em categorias dos motores:
(1) Categoria F.
(2) Categoria N.
(3) Categoria D.
(4) Categoria H.
(5) Categoria A.
( ) Conjugado de partida normal; corrente de partida alta; baixo escorregamento (cerca de 5%); Motores são usados onde não há problemas de partida nem limitações de corrente.
( ) Conjugado e corrente de partida normais; baixo escorregamento. Destinam-se as cargas normais tais como bombas, máquinas operatrizes e ventiladores.
( ) Alto conjugado de partida; corrente de partida normal, baixo escorregamento. Usados para cargas que exigem maior conjugado na partida, como peneiras, esteiras transportadoras, cargas de alta inércia, britadores e trituradores.
( ) Alto conjugado de partida; corrente de partida normal, alto escorregamento (mais de 5%). Usado em prensas excêntricas e máquinas semelhantes, onde a carga apresenta picos periódicos.
( ) Conjugado de partida baixo; corrente de partida baixo, baixo escorregamento. Pouco usados, destina-se a cargas com partidas freqüentes, porém sem necessidade de altos conjugados e onde é importante limitar a corrente de partida.
Assinale a alternativa que contém a seqüência CORRETA, de cima para baixo:
5,1,3,2,4.
2,4,3,5,1.
2.3,4,1,5.
5,2,4,3,1.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
Com relação aos motores assíncronos é INCORRETO afirmar:
O motor assíncrono tipo Gaiola de esquilo tem baixo conjugado de partida, baixa corrente de partida e baixo escorregamento.
É um motor elétrico de corrente trifásica, cujo rotor não está excitado pelo estator e a velocidade de rotação não é proporcional à freqüência da sua alimentação.
O rotor assíncrono pode ser de dois tipos: Gaiola de esquilo e Bobinado.
Quando os enrolamentos localizados nas cavas do estator são sujeitos a uma corrente alternada, gera-se um campo magnético no estator.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
Um gerador CA síncrono de quatro pólos com um entreferro uniforme tem um enrolamento de rotor distribuído com 263 espiras em série, um fator de enrolamento de 0,935 e um entreferro de comprimento 0,7mm. Supondo que a queda de FMM no aço elétrico seja desprezível, o valor da corrente de rotor necessária para produzir uma densidade de fluxo magnético fundamental espacial de pico de 1,6T no entreferro da máquina será de:
12,4A
13,2A
11,4A
10,8A
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
Nos motores de indução monofásicos a utilização de um capacitor eletrolítico tem como finalidade de aumentar:
A corrente de excitação do rotor.
O fator de potência de regime do motor.
O torque na partida do motor.
O rendimento na partida do motor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...