Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um sistema TDM opera com frequ¨ºncia de amostragem de 8 kHz e a janela relativa a cada um de seus canais dura 3,9 ¦Ìs. Trata-se de um TDM de
8 canais.
16 canais.
32 canais.
64 canais.
128 canais.
Engenharia Elétrica - Geração e recepção de sinais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando a figura acima, que ilustra o diagrama de blocos de um sistema de comunicação digital, julgue os próximos itens.
A multiplexação permite que dados de múltiplas fontes sejam transmitidos simultaneamente por um só meio de transmissão ou canal.
Engenharia Elétrica - Geração e recepção de sinais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens a seguir, a respeito de instrumentação e medidas elétricas.
Em radiocomunicação, o nível do sinal em um ponto de recepção, medido em µV/m, é, normalmente, convertido para a escala decibel (no caso, dBµ).
Em aplicações de iluminação industrial, sabe-se que existem vários tipos de lâmpada, cada qual com sua vantagem e desvantagem em relação ao outro. Com relação aos diferentes tipos, as lâmpadas
incandescentes, quando estão submetidas a uma sobretensão, a temperatura de seu filamento e o fluxo luminoso crescem, bem como sua vida útil.
halógenas se caracterizam por serem de grande potência, mais duráveis e com uma reprodução de cores mais fiel.
fluorescentes compactas integradas são menos econômicas do que as incandescentes comuns.
de vapor de mercúrio constam de um tubo de descarga de quartzo para suportar baixas temperaturas, com um eletrodo principal em cada extremidade.
multivapor metálico produzem uma luz monocromática amarela, sem ofuscamento, e são uma boa solução para iluminação de lugares nublados.
−1,20
−0,60
−0,16
0,60
1,20
A iluminação, a partir de lâmpadas a vapor de mercúrio, emprega o princípio da descarga elétrica através de gases, tendo seu emprego bastante difundido. Com relação às lâmpadas a vapor de mercúrio, afirma-se que
entram em regime logo após seu acionamento.
possuem um resistor de partida de pequeno valor.
necessitam de um reator de partida.
dispensam correção da cor em aplicações industriais e comerciais.
têm potência constante durante todo o processo de partida.
Engenharia Elétrica - Iluminacao eletrica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Um consultor contratado para propor medidas de conservação de energia para determinada empresa recomendou, entre outras, as seguintes providências: a troca das lâmpadas incandescentes por fluorescentes; a instalação de inversores de frequência nos motores de indução de grande porte que são acionados com partida direta; a correção do fator de potência dos motores, utilizando banco de capacitores.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Embora a substituição das lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes propicie economia relevante de energia, esse procedimento provavelmente produzirá resultado econômico negativo para a empresa, em razão do preço maior das lâmpadas fluorescentes e da sua vida útil menor.
Os recintos industriais devem ser suficientemente iluminados para se obter o melhor rendimento possível nas tarefas a executar. O nível de detalhamento das tarefas exige um iluminamento adequado para se ter uma percepção visual apurada. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmativas:
I. Iluminamento, também conhecido como iluminância, é a relação entre o fluxo luminoso incidente numa determinada superfície, dado em lúmens, pela sua área, dada em m2. O iluminamento é expresso em lux.
II. A luminância é expressa em candela por m2.
III. Refletância é a relação entre o fluxo luminoso incidente sobre uma superfície e o fluxo luminoso refletido por ela. Sua unidade é expressa em lúmen por m2.
IV. Emitância é a quantidade de fluxo luminoso emitido por uma fonte superficial por unidade de área. Sua unidade é expressa em lux por m2.
É correto o que consta APENAS em
I e IV.
II e III.
I e II.
I e III.
II e IV.
Um bom projeto de iluminação externa deve considerar os aspectos de custo de implantação, de manutenção e operação do sistema. Considere:
I. Mesmo que com custo mais elevado, lâmpadas de vapor de sódio justificam-se em relação às de mistas.
II. O consumo da iluminação é desprezível em relação à energia utilizada na produção de água tratada, sendo importante apenas o custo de implantação na definição do projeto.
III. Áreas externas exigem uma iluminação com bom índice de reprodução de cores visando à segurança da área.
IV. O desligamento de parte da iluminação externa, mantendo-se apenas o mínimo necessário para a segurança, durante a madrugada, é um bom critério de projeto.
V. Além da vida útil da lâmpada, deve-se considerar o custo de aquisição no projeto.
VI. A correção do fator de potência não deve merecer maior atenção no detalhamento do projeto elétrico.
É correto o que consta APENAS em
II, III, V e VI.
I, IV e V.
I, IV, V e VI.
III, IV e V.
IV, V e VI.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...