Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
I - P , II - R , III - Q , IV - S
I - Q , II - P , III - T , IV - R
I - R , II - T , III - P , IV - S
I - R , II - T , III - S , IV - P
I - S , II - T , III - R , IV - Q
De acordo com a NBR 14039, que trata de instalações elétricas de média tensão de 1,00 kV a 36,2 kV, as instalações elétricas devem ser projetadas e construídas para suportar os efeitos das correntes de curto-circuito. Dos tipos de curto existentes, aquele que NÃO é exigido pela Norma em questão é o
trifásico.
bifásico.
fase e terra.
fase e neutro.
duas fases e neutro.
Em todas as empresas devem ser adotadas medidas de controle, integradas às demais iniciativas, visando a prover segurança, saúde e preservação do ambiente de trabalho. Caracteriza-se como uma medida de controle a(o)
execução de aterramento em instalações elétricas.
definição do esquema de aterramento em projetos elétricos.
manutenção de esquemas unifilares das instalações elétricas.
sinalização dos locais em que estão ocorrendo trabalhos de manutenção elétrica.
treinamento específico dos profissionais que atuam em alta tensão.
A Norma NBR 5410 trata de Instalações Elétricas de Baixa Tensão, estabelecendo a normatização, a especificação e os padrões técnicos desse tipo de instalação. Em relação a sua abrangência e especificações, essa Norma
não se aplica a áreas de reboques de acampamento (trailers), locais de acampamento (campings), marinas e instalações análogas.
não se aplica às linhas elétricas fixas de sinal, com exceção dos circuitos internos dos equipamentos.
aplica-se aos circuitos elétricos alimentados sob tensão nominal igual ou inferior a 1500 V em corrente contínua, inclusive instalações elétricas de veículos automotores.
aplica-se a áreas de canteiros de obra, feiras, exposições e outras instalações temporárias.
aplica-se a instalações elétricas de embarcações e aeronaves.
A Norma Reguladora nº 10 (NR-10) trata de segurança em instalações e serviços em eletricidade, estabelecendo requisitos e condições mínimas a serem seguidas para assegurar a saúde e a segurança dos trabalhadores. A citada Norma estabelece que
é uma medida de segurança em projeto a especificação de sinalização de advertência com indicação da condição operativa.
é medida prioritária de proteção coletiva a evacuação imediata da edificação.
é considerada proteção coletiva o religamento automático de circuitos.
são proibidas intervenções e serviços em instalações elétricas com tensão igual ou superior a 50 volts.
se consideram desenergizadas e liberadas para serviços as instalações elétricas nas quais os disjuntores estejam na posição de não continuidade (desligados).
Em relação ao previsto pela NBR 14039, que normatiza as instalações elétricas de média tensão até 36,2 kV, no que é pertinente ao planejamento, proteção e equipamentos utilizados nesse tipo de instalação, considere as afirmativas a seguir.
I - O emprego de transformador a seco somente é permitido quando a subestação de transformação fizer parte integrante da edificação residencial e/ou comercial.
II - As instalações devem ser projetadas e construídas prevendo dois tipos de curtos-circuitos: trifásico e entre fase e neutro.
III - Os disjuntores acionados através de relés com função 50 não são considerados como proteção contra correntes de sobrecarga.
Está correto APENAS o que se afirma em
I.
II.
III.
I e II.
I e III.
É correto afirmar que uma instalação, operando com baixo fator de potência, apresenta os seguintes inconvenientes:
diminuição das perdas de potência; flutuações da temperatura, que podem ocasionar a queima de motores.
sobrecarga no aterramento, diminuindo o desgaste nos condutores; facilidade de regulação do sistema.
aumento do desgaste nos dispositivos de proteção e manobra da instalação elétrica; saturação da capacidade dos equipamentos, impedindo a ligação de novas cargas.
diminuição do investimento em condutores e equipamentos elétricos sujeitos à limitação térmica de tensão.
crescimento do nível de tensão por diminuição das temperaturas (alterando o nível de sobretensão dos motores, aparelhos e iluminamento).
Engenharia Elétrica - Instalacao Elétrica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de conceitos básicos de instalações elétricas, julgue os seguintes itens.
No Brasil, a energia elétrica residencial é normalmente suprida por intermédio de até quatro condutores, sendo três deles as fases e o quarto denominado neutro. A defasagem entre duas tensões de fase, nesse caso, em condições equilibradas, é igual a 120 graus.
Engenharia Elétrica - Instalacao Elétrica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de conceitos básicos de instalações elétricas, julgue os seguintes itens.
Considere que determinada instalação seja projetada para suportar carga máxima de 8 kW. Nesse caso, se, em determinado mês, o fator de demanda variar entre 45% a 85%, a potência durante esse mês não ultrapassará 7 kW.
Engenharia Elétrica - Instalacao Elétrica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de conceitos básicos de instalações elétricas, julgue os seguintes itens.
Considere que, em razão da potência instalada e declarada, o fornecimento de energia elétrica a uma unidade consumidora é feito de acordo com a seguinte classificação: tipo A (monofásico com fornecimento a dois fios), tipo B (bifásico com fornecimento a três fios) e tipo C (trifásico com fornecimento a quatro fios). Com base nessa classificação, é correto afirmar que apenas o tipo C tem permissão para fornecimento em tensão primária de distribuição.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...