Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As Normas referentes à instalação de motores elétricos de indução, com rotor de gaiola em instalações de baixa tensão, e as técnicas de instalação desses equipamentos preconizam
consultar, obrigatoriamente, a empresa de distribuição de energia elétrica local, no caso de partida direta de motores com potência acima de 2 (dois) CV, ligados diretamente à rede pública.
considerar um fator de potência igual a 0,6 para o rotor bloqueado na ocasião da partida, ao se calcular a queda de tensão.
proteger o equipamento contra sobrecargas e curto-circuito com o uso de fusíveis ou chaves magnéticas com relés térmicos (disjuntores) no ramal ligado à terra e/ou neutro.
instalar chaves estrela-triângulo ou um compensador para limitar correntes de sobrecarga nos respectivos motores em regime permanente.
dimensionar os condutores de forma tal que, durante a partida do motor, limitem a queda de tensão máxima nos terminais do dispositivo de partida a 10% da tensão nominal respectiva.
Em um sistema de bombeamento de água, utiliza-se uma bomba centrífuga cuja vazão e altura de carga total são, respectivamente, 0,5 m3/s e 3 m quando operando a 1.800 rpm. A bomba é acionada por um motor elétrico síncrono de 4 polos, conectado a uma rede elétrica de frequência igual a 60 Hz. Considere que o escoamento é permanente, não viscoso, uniforme e sem perdas. Se o motor elétrico for substituído por um motor síncrono de 2 polos, então, nessa nova condição, a altura de carga total da bomba, em metros, é
0,75
1,50
6,00
9,00
12,00
Uma máquina térmica reversível a vapor opera em condições ideais. A máquina absorve calor de um reservatório quente a 546 ºC a uma pressão de 20 atm, realiza trabalho e expele calor a uma temperatura de 273 ºC a uma pressão de 1 atm. Considere que a temperatura do zero absoluto seja igual a −273 ºC. De acordo com essas informações, o valor do máximo rendimento possível para essa máquina térmica é
3/4
2/3
1/2
1/3
1/4
Uma bomba centrífuga, com impelidor de diâmetro D, bombeia um fluido ideal a uma vazão Q, quando a velocidade de rotação é ω. Deseja-se substituir essa bomba por outra bomba de características semelhantes para operar na mesma velocidade, porém, com uma vazão n vezes maior do que Q. Para que a substituição tenha o resultado desejado, o valor do diâmetro do impelidor da nova bomba, em função do diâmetro do impelidor da bomba original, deve ser igual a
Dn2
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
O motor de corrente contínua (CC) é um dispositivo de conversão eletromecânica de energia muito utilizado em servomecanismos. A figura acima mostra um modelo para esse tipo de motor, em que são representadas a parte elétrica (isto é, a malha do circuito de armadura) e a parte mecânica J representa o momento de inércia do rotor e da carga sendo tracionada, e B é o coeficiente de atrito viscoso referente ao atrito do eixo do rotor e da carga com seus mancais. A tensão ea(t) é a tensão de armadura (ou de entrada). Com base nesse modelo e assumindo que se trata de um motor com ímã permanente, julgue os itens de 66 a 71.
A curva característica estática do motor, representando o torque, T(t), em relação à velocidade de rotação, apresenta derivada negativa.
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O motor de corrente contínua (CC) é um dispositivo de conversão eletromecânica de energia muito utilizado em servomecanismos. A figura acima mostra um modelo para esse tipo de motor, em que são representadas a parte elétrica (isto é, a malha do circuito de armadura) e a parte mecânica J representa o momento de inércia do rotor e da carga sendo tracionada, e B é o coeficiente de atrito viscoso referente ao atrito do eixo do rotor e da carga com seus mancais. A tensão ea(t) é a tensão de armadura (ou de entrada). Com base nesse modelo e assumindo que se trata de um motor com ímã permanente, julgue os itens de 66 a 71.
A força contraeletromotriz vb(t) é diretamente proporcional à aceleração rotacional do eixo do motor, d /dt.
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O motor de corrente contínua (CC) é um dispositivo de conversão eletromecânica de energia muito utilizado em servomecanismos. A figura acima mostra um modelo para esse tipo de motor, em que são representadas a parte elétrica (isto é, a malha do circuito de armadura) e a parte mecânica J representa o momento de inércia do rotor e da carga sendo tracionada, e B é o coeficiente de atrito viscoso referente ao atrito do eixo do rotor e da carga com seus mancais. A tensão ea(t) é a tensão de armadura (ou de entrada). Com base nesse modelo e assumindo que se trata de um motor com ímã permanente, julgue os itens de 66 a 71.
O torque, T(t), gerado no eixo do motor, é diretamente proporcional à corrente de armadura ia(t).
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O motor de corrente contínua (CC) é um dispositivo de conversão eletromecânica de energia muito utilizado em servomecanismos. A figura acima mostra um modelo para esse tipo de motor, em que são representadas a parte elétrica (isto é, a malha do circuito de armadura) e a parte mecânica J representa o momento de inércia do rotor e da carga sendo tracionada, e B é o coeficiente de atrito viscoso referente ao atrito do eixo do rotor e da carga com seus mancais. A tensão ea(t) é a tensão de armadura (ou de entrada). Com base nesse modelo e assumindo que se trata de um motor com ímã permanente, julgue os itens de 66 a 71.
Para uma tensão de entrada ea(t) constante, se o eixo do motor for bloqueado, o torque de bloqueio será, em regime permanente, diretamente proporcional a ea(t).
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O motor de corrente contínua (CC) é um dispositivo de conversão eletromecânica de energia muito utilizado em servomecanismos. A figura acima mostra um modelo para esse tipo de motor, em que são representadas a parte elétrica (isto é, a malha do circuito de armadura) e a parte mecânica J representa o momento de inércia do rotor e da carga sendo tracionada, e B é o coeficiente de atrito viscoso referente ao atrito do eixo do rotor e da carga com seus mancais. A tensão ea(t) é a tensão de armadura (ou de entrada). Com base nesse modelo e assumindo que se trata de um motor com ímã permanente, julgue os itens de 66 a 71.
Se a reatância indutiva no circuito de armadura não for levada em conta, o motor CC em tela poderá ser considerado um sistema dinâmico de primeira ordem, quando se relaciona a tensão de entrada ea(t) e a velocidade de rotação
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O motor de corrente contínua (CC) é um dispositivo de conversão eletromecânica de energia muito utilizado em servomecanismos. A figura acima mostra um modelo para esse tipo de motor, em que são representadas a parte elétrica (isto é, a malha do circuito de armadura) e a parte mecânica J representa o momento de inércia do rotor e da carga sendo tracionada, e B é o coeficiente de atrito viscoso referente ao atrito do eixo do rotor e da carga com seus mancais. A tensão ea(t) é a tensão de armadura (ou de entrada). Com base nesse modelo e assumindo que se trata de um motor com ímã permanente, julgue os itens de 66 a 71.
A força contraeletromotriz induzida no circuito de armadura é consequência da lei de Ampère.
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