Lista completa de Questões sobre Fiscalização para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Sistema Interligado Nacional (SIN) é um dos maiores do mundo, por sua extensão e características, distinguindo-se dos sistemas elétricos comumente encontrados no resto do mundo. A construção de uma grande malha de transmissão foi fundamental, a fim de interligar suas usinas para oferecer maior confiabilidade no fornecimento de energia elétrica aos centros consumidores, bem como viabilizar a troca de energia entre as regiões e permitindo a obtenção de benefícios de diferentes regimes hidrográficos.
A instituição que coordena e supervisiona a operação centralizada desse sistema interligado é o:Operador Independente do Sistema;
Operador Brasileiro do Sistema Elétrico;
Operador da Transmissão Nacional;
Operador Nacional do Sistema Elétrico;
Operador do Sistema Interligado Brasileiro.
No Brasil a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) através de sua norma NBR 8190 apresenta e sugere o uso de símbolos gráficos para representação dos diversos instrumentos e suas funções ocupadas nas malhas de instrumentação. De acordo com esta norma e com a sua simbologia, determinar relacionando a coluna da direita com base nos itens apresentados na coluna da esquerda:
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.5, 6, 2, 4, 3.
1, 4, 3, 6, 2.
2, 5, 4, 1, 6.
3, 4, 1, 5, 6.
6, 5, 4, 2, 3.
Conforme a Resolução ANEEL nº 024/2000, atualizada, o padrão de continuidade por unidade consumidora
engloba os indicadores DIC e FIC e são função do DEC ou FEC, da classe de tensão e da localização urbana ou não-urbana, com o padrão mensal do indicador DMIC fixado em 50% do padrão mensal do DIC.
engloba os indicadores DIC e FIC e são função do DEC ou FEC, da classe de tensão e da localização urbana ou não-urbana, com o padrão mensal do indicador DMIC fixado em 80% do padrão mensal do DIC.
considera somente o DIC e é função do DEC, da classe de tensão e do consumo médio anual, com o padrão mensal do indicador DMIC fixado em 50% do padrão mensal do DIC.
considera somente o DIC e é função do DEC, da classe de tensão e do consumo médio anual, com o padrão mensal do indicador DMIC fixado em 80% do padrão mensal do DIC.
considera somente o FIC e é função do FEC, da localização urbana ou não-urbana e do consumo médio anual, com o padrão mensal do indicador DMIC fixado em 80% do padrão mensal do DIC.
De acordo com a Resolução ANEEL nº 456/2000, o contrato de uso e de conexão é o instrumento contratual
em que a concessionária e o consumidor responsável por unidade consumidora do Grupo "A" ajustam as características técnicas e as condições comerciais do fornecimento de energia elétrica.
em que o consumidor livre ajusta com a concessionária as características técnicas e as condições de utilização do sistema elétrico local, conforme regulamentação específica.
com cláusulas vinculadas às normas e regulamentos aprovados pela ANEEL, não podendo o conteúdo das mesmas ser modificado pela concessionária ou consumidor, e deve ser aceito de forma integral.
entre duas concessionárias, em que são ajustadas as características técnicas e as condições comerciais do fornecimento de energia elétrica, entre elas, com cláusulas vinculadas às normas e regulamentos aprovados pela ANEEL.
Em relação às tarifas, consoante a Resolução ANEEL nº 456/2000, considere as seguintes definições:
I. Modalidade estruturada para aplicação de tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica de acordo com as horas de utilização do dia e os períodos do ano, bem como de tarifas diferenciadas de demanda de potência de acordo com as horas de utilização do dia. II. Modalidade estruturada para aplicação de tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica de acordo com as horas de utilização do dia e os períodos do ano, bem como de uma única tarifa de demanda de potência. III. Modalidade estruturada para aplicação de tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica de acordo com as horas de utilização do dia, bem como tarifa de demanda de potência conforme os períodos do ano. As definiçõesI e III são, respectivamente, das tarifas azul e verde, e a definição II não está contemplada.
I e III são, respectivamente, das tarifas verde e azul, e a definição II não está contemplada.
I e II são, respectivamente, das tarifas azul e verde, e a definição III não está contemplada.
II e III são, respectivamente, das tarifas azul e verde, e a definição I não está contemplada.
II e III são, respectivamente, das tarifas verde e azul, e a definição I não está contemplada.
Os conceitos de horário de ponta e período úmido, contidos na Resolução ANEEL no 456/2000, consideram horário de ponta, com exceção feita aos sábados, domingos e feriados, o período
compreendido entre as 17h e 20h, e período úmido o período abrangendo quatro meses consecutivos, de dezembro a março do ano seguinte.
definido pela concessionária e composto por quatro horas consecutivas, após às 14h e antes das 23h, e período úmido o período abrangendo três meses consecutivos, de janeiro a março.
definido pela concessionária e composto por cinco horas consecutivas, após às 13h e antes das 23h, e período úmido o período abrangendo três meses consecutivos, de janeiro a março.
compreendido entre as 16h e 21h, e período úmido o período abrangendo quatro meses consecutivos, de janeiro a abril.
definido pela concessionária e composto por três horas consecutivas, e período úmido o período abrangendo cinco meses consecutivos, de dezembro a abril do ano seguinte.
Conforme a Resolução ANEEL nº 505/2001, considerando a tensão padronizada trifásica nominal de 220/127 V, para a tensão de linha, a faixa de valores
adequados das tensões de leitura está compreendida entre 189 e 233 V, incluindo esses valores.
adequados das tensões de leitura está compreendida entre 195 e 235 V, incluindo esses valores.
precários das leituras está compreendida entre 191 e 211 V e 233 e 243 V, excluindo esses valores.
adequados das tensões de leitura está compreendida entre 201 e 231 V, incluindo esses valores.
precários das leituras está compreendida entre 199 e 209 V e 233 e 253 V, excluindo esses valores.
Acerca dos riscos elétricos e de seu controle, de acordo com a Norma Regulamentadora NR 10, em vigor, que trata da segurança em instalações elétricas e serviços em eletricidade, assinale a opção correta.
Em todas as intervenções em instalações elétricas, medidas de controle de prevenção de risco elétrico devem ser implementadas com o objetivo de garantir, em primeiro lugar, a preservação da parte estética do local de trabalho contra danos decorrentes de curtos-circuitos.
Os estabelecimentos com carga superior a 1 kW são obrigados a constituir e a manter o prontuário de suas instalações elétricas, contendo, entre outras informações, a documentação de inspeções e medições verificadas no sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos.
Em toda espécie de trabalho em um ramal de alimentação de uma instalação elétrica, para preservação da segurança no local, os funcionários responsáveis pelo serviço deverão instalar um disjuntor DR provisório no ramal de alimentação, o qual servirá de proteção contra correntes de curtos-circuitos acidentais em decorrência da execução do trabalho.
As empresas estão obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas de seus estabelecimentos, contendo as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção.
A parte 1 (procedimentos gerais) da norma NBR 14653-1/2001 fixa requisitos mínimos para laudos de avaliações de imóveis segundo normas técnicas. À luz dessa norma, assinale a opção que apresenta informações que não devem constar em um laudo de avaliação.
indicação do método utilizado na avaliação, com justificativa da escolha
valor esperado do bem avaliado, à época da avaliação, levantado por profissionais independentes e não-relacionados ao processo de avaliação
As normas internacionais estabelecem os erros dimensionais e de planeza nas superfícies dos blocospadrão. Existem normas específicas para este fim promulgadas pelas associações:
DIN./ ANSI / JIS.
DIN./ ISO / JIS.
DIN./ JIS / IEEE.
JIS / IEEE / ISO.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...