Lista completa de Questões sobre Máquinas Elétricas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Que característica dos motores CC tornava sua utilização bastante comum antes do desenvolvimento e barateamento dos acionamentos eletrônicos?
Baixo custo
Facilidade de manutenção
Controle de velocidade
Alto rendimento
Alto fator de potência
A medição de descargas parciais em equipamentos como motores, geradores e transformadores tem qual objetivo?
Detectar correntes de fuga
Detectar curto-circuito entre espiras nos enrolamentos
Medir o nível de emissão eletromagnética
Detectar deterioração na isolação
Medir a deterioração no material ferro-magnético
A tensão fase-fase de circuito aberto de um gerador síncrono é 300 V quando a corrente de campo é igual a 5 A. Sabendo-se que a frequência da tensão é constante e que o gerador opera na região linear da curva de magnetização, então, o valor dessa tensão, em volts, quando a corrente de campo for igual a 6 A, é
180
250
330
360
450
18
45
55
90
110
A potência de saída disponível no eixo de um motor de indução de rotor bobinado de 2 polos é igual a 5700π W. O motor é alimentado pela rede elétrica de frequência 60 Hz e aciona uma carga de torque resistivo de 50 N.m. Considerando-se o sistema em regime permanente, o valor do escorregamento do rotor nessas condições, em valor percentual, é
1
2
3
4
5
Um motor de indução bobinado de dois polos é conectado a uma rede elétrica cuja frequência é igual a 50 Hz. O torque induzido pelo campo magnético é igual a 40 N.m. Sabendo-se que o motor está operando com um escorregamento de 2% e que π = 3,14 rad, então, o valor das perdas no cobre do rotor desse motor, em watt,
62,8
80,0
168,4
251,2
376,8
A velocidade de rotação do eixo de um motor de corrente contínua operando a vazio é 1.200 r.p.m. Quando o motor opera a plena carga, a velocidade de rotação do eixo passa a ser de 1.000 r.p.m. A regulação de velocidade desse motor, em valor percentual, é
−16,7
−20,0
16,7
20,0
25,0
Um gerador de 25 kV, 50 MVA, tem reatância interna igual a 0,10 pu. O mesmo é conectado a um sistema elétrico de potência, cujas grandezas de bases, no ponto de conexão, são 50 kV e 100 MVA. O valor da reatância interna do gerador, em pu, na base do sistema, é
0,01
0,05
0,10
0,15
0,20
Observando o diagrama apresentado, tem-se como procedente a seguinte situação:
Quando a contatora K1 está acionada, estando os contatos K2 e K3 fechados, o motor estará operando a vazio.
Quando a contatora K1 está acionada, estando os contatos de K2 e K3 abertos, o motor estará operando com máxima resistência no rotor.
Quando as contatoras K2 e K3 estão acionadas, estando os contatos de K1 abertos, o motor estará operando no modo realimentado.
O acionamento de K1 e de K2 simultaneamente pode causar danos ao motor, pois o mesmo estará operando em curto- -circuito.
O acionamento da contatora K3 proporciona o paralelismo do banco de resistores com o enrolamento do rotor, resultando na menor resistência possível no rotor.
O diagrama auxiliar mostrado acima pode ser empregado na partida de motores trifásicos com chave estrela-triângulo. Nesse circuito, o botão normalmente aberto B1 inicia o processo de energização da máquina, e o botão normalmente fechado B0 desliga a mesma. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.
I Esse tipo de acionamento reduz a corrente de partida do motor e é amplamente utilizado nos parques industriais.
II Para o circuito acima, enquanto o motor estiver operando com conexão em triângulo, as contatoras K1 e K2 e o relé temporizado KT1 estarão energizados.
III O torque da máquina é independente do tipo de conexão que está sendo utilizado, ou seja, para a mesma tensão de alimentação e a mesma velocidade da máquina, o torque produzido por meio da conexão estrela é o mesmo que o torque produzido por meio da conexão triângulo.
Está correto APENAS o que se afirma em
I
II
III
I e II
I e III
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...