Lista completa de Questões sobre Máquinas Elétricas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com o objetivo de reduzir a corrente de partida em motores de indução, um determinado técnico utiliza, dentre as soluções disponíveis, um autotransformador com taps ajustáveis. Considere um motor trifásico de indução, tensão nominal eficaz de 220 V, com rotor em gaiola, em cuja partida é empregado um autotransformador com calibração de tensão para 80% da tensão nominal. Admitindo-se que, na partida direta, a corrente corresponda a cinco vezes a corrente nominal, a razão entre a corrente nominal do motor e a corrente de partida com o autotransfomador é
4,0
2,5
1,0
0,5
0,25
chave S mantém o motor ligado.
bobina C1 é responsável em manter a botoeira NA fechada.
bobina C1 aciona a botoeira NF.
botoeira NA é responsável pelo desligamento do motor.
botoeira NF, quando acionada, mantém o motor funcionando.
O torque mecânico no eixo da máquina síncrona surge devido à interação de dois campos magnéticos girantes. A alternativa que descreve corretamente estes dois campos magnéticos girantes é:
Campo magnético produzido pela corrente no enrolamento de campo que se move a uma velocidade constante (localizado no motor) e campo magnético produzido pelas correntes trifásicas nos enrolamentos da armadura (enrolamentos variáveis no estator).
Campo magnético produzido pela corrente no enrolamento de campo que se move a uma velocidade variável (localizado no motor) e campo magnético girante produzido pelas correntes trifásicas nos enrolamentos da armadura (enrolamentos fixos no estator).
Campo magnético produzido pela corrente no enrolamento de campo que se move a uma velocidade constante (localizado no rotor) e campo magnético girante produzido pelas correntes trifásicas nos enrolamentos da armadura (enrolamentos fixos no estator).
Campo magnético produzido pela impedância do motor que se move a uma velocidade constante e campo magnético produzido pelas correntes trifásicas nos enrolamentos da armadura (enrolamentos variáveis no estator).
Campo magnético produzido pelas tensões trifásicas nos enrolamentos da armadura (enrolamentos variáveis no rotor) e campo magnético produzido pela corrente no enrolamento de campo que se move a uma velocidade constante (localizado no motor).
A reatância de uma máquina síncrona de 50 MVA e 15 kV é de 10%. O valor dessa reatância, em p.u., sabendo-se que as bases no setor em que se encontra esse equipamento são de 100 MVA e 30 kV, é
0,01
0,03
0,05
0,12
0,80
Para a partida de um motor trifásico foi utilizada uma chave estrela-delta. Se a corrente de partida desse motor na configuração estrela é igual a , na configuração delta a corrente será igual a
3I
6I
8I
I
II
III
I e II
I e III
Dois motores de corrente contínua têm potências e velocidades nominais iguais, um, com excitação em derivação, e outro, com excitação série. Com respeito a esses motores, analise as afirmações seguintes.
I No motor com excitação em derivação, a corrente de excitação é pequena em relação à corrente nominal.
II No motor com excitação série, a queda de tensão no enrolamento de excitação é pequena em relação à tensão nominal.
III Para ambos os motores, a queda de tensão no enrolamento de excitação é pequena.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Em um motor de indução, a função da resistência de aquecimento é
proteger o enrolamento do rotor contra sobrecarga.
proteger o enrolamento do estator do motor para evitar sobrecarga do equipamento.
aumentar o torque de partida do motor, de modo a atender cargas com grande inércia.
reduzir a corrente de partida do motor acima de 5 CV, de modo a não aumentar a demanda da instalação.
impedir a condensação de água no motor, quando ele se encontrar instalado em locais úmidos.
99,80
98,25
95,40
93,25
89,50
As Normas referentes à instalação de motores elétricos de indução, com rotor de gaiola em instalações de baixa tensão, e as técnicas de instalação desses equipamentos preconizam
consultar, obrigatoriamente, a empresa de distribuição de energia elétrica local, no caso de partida direta de motores com potência acima de 2 (dois) CV, ligados diretamente à rede pública.
considerar um fator de potência igual a 0,6 para o rotor bloqueado na ocasião da partida, ao se calcular a queda de tensão.
proteger o equipamento contra sobrecargas e curto-circuito com o uso de fusíveis ou chaves magnéticas com relés térmicos (disjuntores) no ramal ligado à terra e/ou neutro.
instalar chaves estrela-triângulo ou um compensador para limitar correntes de sobrecarga nos respectivos motores em regime permanente.
dimensionar os condutores de forma tal que, durante a partida do motor, limitem a queda de tensão máxima nos terminais do dispositivo de partida a 10% da tensão nominal respectiva.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...