Questões sobre Máquinas Elétricas

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Um gerador síncrono opera em vazio com tensão terminal nominal. Sua ligação é em estrela, com neutro aterrado por uma reatância Xn = 0,10pu. Suas reatâncias são: X"= 0,25pu, X2=0,35pu e X0 = 0,10pu. Ocorrendo um curto-circuito trifásico nos seus terminais envolvendo também o neutro, a corrente de curto-circuito sub-transitória será:

  • A.

    12pu;

  • B.

    4pu;

  • C.

    1,428pu;

  • D.

    1,25pu;

  • E.

    1,2pu.

Um gerador síncrono opera em vazio com tensão terminal nominal. Sua reatâncias são: X"= 0,20pu, X2=0,30pu e X0 = 0,05pu. Para que o valor da sua corrente de curtocircuito sub-transitória, na ocorrência de um defeito fase-terra nos seus terminais, fique limitado em 3pu, o valor da reatância Xn de aterramento do neutro da sua ligação Y deve ser:

  • A.

    0,30pu;

  • B.

    0,25pu;

  • C.

    0,20pu;

  • D.

    0,15pu;

  • E.

    0,10pu.

O superdimensionamento de um motor de indução trifásico acarreta em:

  • A.

    redução da potência mecânica;

  • B.

    aumento da potência mecânica;

  • C.

    redução do fator de potência do ponto da rede onde se localiza o motor;

  • D.

    aumento do fator de potência do ponto da rede onde se localiza o motor;

  • E.

    aumento do tempo de partida.

Analise as afirmativas concernentes aos motores elétricos.

I. A velocidade de um motor síncrono depende do número de pólos.

II. Quando a carga de um motor síncrono aumenta, o ângulo de carga também aumenta.

III. A tensão induzida no rotor de um motor de indução é proporcional ao escorregamento.

A partir dessa análise, pode-se concluir que

  • A.

    apenas a afirmativa III está correta.

  • B.

    apenas as afirmativas I e II estão corretas.

  • C.

    apenas as afirmativas I e III estão corretas.

  • D.

    todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas concernentes aos motores elétricos de indução.

I. Quando o escorregamento for nulo, a corrente no rotor também será nula.

II. O conjugado motor de um motor de indução é máximo na velocidade de plena carga.

III. A corrente no motor é diretamente proporcional à sua rotação.

A partir dessa análise, pode-se concluir que

  • A.

    apenas a afirmativa I está correta.

  • B.

    apenas a afirmativa II está correta.

  • C.

    apenas as afirmativas II e III estão corretas.

  • D.

    todas as afirmativas estão corretas.

Os sistemas de controle de motores elétricos visam controlar os seguintes parâmetros de um motor elétrico, EXCETO

  • A.

    velocidade.

  • B.

    conjugado motor.

  • C.

    consumo de corrente.

  • D.

    posição angular.

Nesse caso, o valor da magnitude da corrente de falta fase–terra é de:

  • A.

    2 pu, e a corrente do neutro é nula.

  • B.

    15 pu, e a corrente do neutro é nula.

  • C.

    5 pu, e a corrente do neutro é nula.

  • D.

    5 pu, e a corrente que circula pelo neutro do motor é de 15 A.

  • E.

    6 pu, e a corrente que circula pelo neutro do motor é de 18 A.

A chave estrela-triângulo é muito utilizada para a partida de motores trifásicos de pequeno porte, dado o seu custo reduzido e sua praticidade. Com respeito ao emprego desse equipamento, considere as seguintes afirmativas:

I - o motor deve ter todos os terminais de seus enrolamentos disponíveis para as ligações;

II - a corrente de partida na configuração delta é 1/3 da sua correspondente na configuração estrela;

III - a tensão em cada enrolamento do motor, na configuração estrela, é igual à da configuração delta.

A(s) afirmativa(s) correta(s) é(são) apenas a(s):

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e a II.
  • E. II e a III.

Um motor CC, ao ser acionado para movimentar uma carga mecânica fornece a energia de 2400 J em 12 segundos, quando é alimentado por uma tensão contínua de 25V e uma corrente de 10 A. O rendimento do motor é de:

  • A. 90%
  • B. 85%
  • C. 80%
  • D. 75%
  • E. 70%

Acima é apresentado um esquema simplificado de acionamento de motor, com utilização de chave contatora. A respeito desse esquema, pode-se afirmar, corretamente, que:

  • A.

    para alimentar o motor deve-se acionar a botoeira NA e em seguida a botoeira NF.

  • B.

    para desligar o motor deve-se acionar a botoeira NA.

  • C. a chave S é uma chave NF.
  • D.

    a chave S pode ser retirada, pois a botoeira NA realiza a mesma função.

  • E.

    a chave S é necessária para manter o motor alimentado após o acionamento da botoeira NA.

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