Questões sobre Máquinas Elétricas

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A finalidade de um sistema de partida de motor com chave estrela-triângulo é a redução

  • A.

    da corrente de partida para  daquela que haveria com partida direta.

  • B.

    da corrente de partida para  daquela que haveria com partida direta.

  • C.

    do torque de partida para  daquele que haveria com partida direta.

  • D.

    do torque de partida para  daquele que haveria com partida direta.

  • E.

    do torque de partida para  e da corrente de partida para  , respectivamente, daqueles que haveriam com partida direta.

Considere que uma empresa especializada na modernização (retrofit) de elevadores tenha sido contratada para realizar serviço de modernização nos elevadores de um prédio. Os elevadores, apesar de atenderem às expectativas do cliente são responsáveis por considerável consumo de energia. Tais elevadores são acionados por motores CC, cuja tensão é suprida por gerador CC dimensionado somente para essa finalidade. Com relação a essa situação hipotética, assinale a opção correta.

  • A.

    Para maior eficiência, necessariamente os motores de acionamento dos elevadores precisam ser trocados por motores de indução.

  • B.

    O sistema pode ser melhorado por meio do emprego de alimentação CC obtida a partir de elementos embasados em tecnologia de eletrônica de potência — por exemplo PWM (modulação de largura de pulso) — para alimentação dos motores CC já existentes.

  • C.

    O mais adequado é a substituição do gerador CC, responsável pela geração da tensão para suprir o motor, por um de maior potência, porém mais eficiente.

  • D.

    Diante da necessidade de redução do consumo de energia, deve-se substituir o conjunto motor-gerador CC por motor síncrono. Nesse caso, o motor síncrono não necessitaria de tensão CC, tornando o sistema mais eficiente.

Considere que um motor de indução trifásico, 4 pólos, tenha sido projetado para funcionar em uma rede cuja freqüência é igual a 60 Hz. Considere ainda que, quando em operação, acionando uma carga, o motor desenvolve velocidade igual a 1.750 rpm. Nessa situação, a freqüência das correntes do rotor, em Hz, encontra-se na faixa de

  • A. 0,58 a 0,98.
  • B. 1,21 a 1,54.
  • C. 1,61 a 1,86.
  • D. 1,91 a 2,16.

Considere que um gerador CC em derivação (shunt) não esteja desenvolvendo tensão de armadura. Uma causa provável desse tipo de problema não inclui

  • A. circuito de campo aberto.
  • B. ligação do campo invertida.
  • C. magnetismo residual elevado do gerador.
  • D. resistência do campo em derivação muito alta.

 

A figura acima mostra os circuitos de força e de comando de um motor de indução trifásico que opera normalmente desde que seja alimentado de forma adequada. Considerando os circuitos de força e de comando acima, assinale a opção correta.

  • A.

    Há erro no circuito de comando, fazendo com que o motor não funcione para a finalidade para a qual foi programado.

  • B.

    Ao se pressionar a botoeira b1, o motor funciona normalmente, podendo ser desligado por meio da botoeira b0.

  • C.

    Ao dar partida no motor, pressionando-se a botoeira b1, o motor atinge velocidade de regime permanente em determinado sentido de rotação. O sentido de rotação do motor é revertido adequadamente, pressionando-se a botoeira b2, após decorrido algum tempo.

  • D.

    Caso o motor de indução seja do tipo rotor bobinado, não é possível realizar a reversão do seu sentido.

Os motores de Corrente Contínua (CC) são bastante utilizados em aplicações de tração elétrica, devido à sua facilidade de controle de velocidade. A respeito do motor CC, é correto afirmar que:

  • A.

    a velocidade não pode ser variada através do controle da corrente de campo

  • B.

    a ligação shunt é a mais utilizada em aplicações de tração elétrica

  • C.

    o enrolamento de armadura é sempre colocado no estator do motor

  • D.

    na ligação série a velocidade varia com a carga e o conjugado de partida é elevado

  • E.

    na ligação composta (ou “compound”) a corrente de armadura é igual à corrente de campo.

A respeito do motor síncrono, é correto afirmar que:

  • A.

    pode operar em regime permanente com uma carga mecânica que requer torque acima do torque nominal do motor, sem perder o sincronismo

  • B.

    a velocidade de rotação não pode ser controlada pela corrente de campo quando o motor é alimentado diretamente da rede elétrica

  • C.

    é capaz de fornecer torque em qualquer velocidade, exceto na velocidade síncrona

  • D.

    o enrolamento de armadura é sempre localizado no rotor

  • E.

    pode ser utilizado como compensador síncrono, para corrigir o fator de potência de instalações elétricas, operando subexcitado

Considere as afirmações a seguir, a respeito do projeto de instalações de motores:

I – nos circuitos terminais individuais em distribuição radial, cada motor tem um ramal individual, partindo de um centro de distribuição

II – nos circuitos partindo de um alimentador geral, o ramal de cada motor está ligado ao cabo alimentador geral

III – em instalações industriais, para a alimentação de conjuntos de motores, são utilizados ramais secundários partindo de um alimentador geral, nos quais são ligados vários motores

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    apenas as afirmativas I e II estão corretas

  • B.

    apenas as afirmativas II e III estão corretas

  • C.

    apenas as afirmativas I e III estão corretas

  • D.

    apenas a afirmativa III está correta

  • E.

    todas as afirmativas estão corretas

A respeito da partida de motores de indução, NÃO é correto afirmar que:

  • A.

    as chaves estrela-triângulo são dispositivos redutores da corrente de partida do motor de indução, mas apresentam a desvantagem de reduzir também o conjugado de partida

  • B.

    a chave magnética de partida é eficiente contra sobrecarga e curto-circuitos

  • C.

    o “soft-starter” (ou partida suave) é um dispositivo eletrônico, constituído de tiristores em anti-paralelo, utilizado para a redução da corrente de partida

  • D.

  • E.

    pode-se usar chaves de partida direta para motores até 5 cv

A respeito da instalação de bancos de capacitores para correção de fator de potência, é correto afirmar que:

  • A.

    o capacitor pode ser ligado sem necessidade de um dispositivo de desligamento, quando empregado com um motor de indução

  • B.

    o banco de capacitores deve ser ligado em série com o motor de indução

  • C.

    a instalação de um capacitor junto a cada equipamento elétrico é viável, pois o custo não é muito elevado

  • D.

    não se deve instalar o capacitor no barramento de baixa tensão

  • E.

    não se deve instalar o capacitor no lado de alta tensão do transformador porque o custo dos capacitores aumenta com o aumento da tensão

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