Lista completa de Questões sobre Proteção do Sistema de Energia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Elétrica - Proteção do Sistema de Energia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Assinale a alternativa correta acerca das funções de proteção para instalações de alta, média e baixa tensão.
A proteção de distância, comumente empregada na proteção de transformadores, baseia-se na comparação entre as correntes que circulam por esses equipamentos. Para tal, o relé de proteção que desempenha essa função de proteção considera a 1ª. Lei de Kirchhoff.
A proteção diferencial, comumente empregada na proteção de linhas de transmissão, baseia-se na comparação entre a impedância calculada pelo relé de proteção que desempenha essa função e uma impedância predeterminada.
A proteção de subfrequência, comumente empregada na proteção de bancos de capacitores, baseia-se na comparação entre a reatância medida pelo relé de proteção que desempenha essa função, e uma reatância predeterminada, na frequência industrial.
A proteção de sobrecorrente, comumente utilizada na proteção de alimentadores de distribuição, é o tipo mais simples de função de proteção e baseia-se na comparação entre a corrente medida pelo relé de proteção que desempenha essa função e uma quantidade de corrente predeterminada.
A proteção de sobretensão, comumente empregada na proteção de barramentos de alta e média tensão, baseia- -se na comparação entre a tensão medida pelo relé de proteção do tipo metal-oxide varistor (MOV) e uma quantidade de tensão predeterminada.
Em um sistema elétrico de alta tensão, a proteção principal é realizada normalmente por um dispositivo que possui três elemen tos internos que determinam a sua operação: sensor, comparador e atuador. Trata-se de
No disjuntor a gás usado em cabine primária, o gás hexafluoreto de enxofre (SF6) é usado
O gerador elétrico de médio ou grande porte deve ter equipamentos de proteção que atuem frente às condições anormais de operação.
A proteção que deve atuar no gerador, diante da perda de sua energia primária, é a proteção contrasubexcitação
sobrevelocidade
potência reversa
subtensões
sobretensões
Os dipositivos de proteção à corrente diferencial residual são utilizados na proteção contra contatos indiretos somente nos sistemas de aterramento de esquema
De acordo com a NBR 5419, o SPDA externo não isolado do volume a proteger é aquele no qual os
captores ficam externos e acima do volume a proteger, sem contato com a estrutura.
subsistemas de captores e de descida são instalados de modo que o trajeto da corrente de descarga atmosférica possa estar em contato com o volume a proteger.
subsistemas de captores e de descida são instalados passando no interior do isolador roldana, esse fixado à estrutura por haste isolada, de modo que a corrente de descarga atmosférica fique em contato com o isolador e não com a estrutura, garantindo o volume a proteger.
subsistemas de captores e os condutores de descida são instalados suficientemente afastados do volume a proteger, de modo a reduzir a probabilidade de centelhamento perigoso.
subsistemas de captores e de descida inexistem.
A função dos dispositivos de proteção, por exemplo, relés, é ordenar a imediata remoção de qualquer elemento de um sistema de potência quando ele sofrer um curto-circuito, ou quando operar em uma condição anormal comprometendo a operação efetiva do sistema elétrico. Modernamente, esses dispositivos são conhecidos por IED (dispositivos eletrônicos inteligentes), possuem multifuncionalidade e operam de acordo com a norma IEC 61850.
De acordo com o exposto, verifica-se queos IED apresentam em seu hardware apenas as funções de monitoramento.
os IED não participam da proteção do sistema elétrico.
a interoperabilidade não é garantida de acordo com a norma IEC 61850 para IED de diferentes fabricantes.
a universalização dos protocolos de comunicação de IED, através da norma IEC 61850, traz uma sensível redução na quantidade de cabos e de pontos de entrada e saída dos equipamentos digitais, aliviando sua manutenção.
não existe um microprocessador incorporado na eletrônica dos IED.
A ABNT, na NBR P-NB-158, considera como especialmente perigosas áreas em que existam ou em que é provável que existam produtos de petróleo inflamáveis, com ponto de fulgor inferior a 21º C e manuseio, processamento ou armazenamento de produtos de petróleo inflamáveis, com ponto de fulgor inferior a 93º C, em locais onde a temperatura ambiente seja superior a seu ponto de fulgor.
Assim, transformadores e capacitores deverão ser instalados em cabinas previamente aprovadas para esse fim, com determinadas características, obedecendo às normas brasileiras a esse respeito. Logo,nessas cabinas, não deverão existir portas ou aberturas para áreas perigosas, porém deve existir ampla ventilação interna com a finalidade de remover continuamente eventuais gases e vapores.
nessas cabinas, deverão existir portas ou aberturas, mesmo que para áreas perigosas, com o objetivo de providenciar ampla ventilação, a fim de remover continuamente eventuais gases e vapores para fora do ambiente.
nessas cabinas, deverão existir portas ou aberturas, mesmo que para áreas perigosas, e hidrantes adequados para debelar focos de incêndio que possam ocorrer.
as tomadas de ventilação dessas cabinas deverão alcançar as áreas perigosas, que possuem ambientes com contaminação, para melhor remover gases e ou vapores.
os dutos e as passagens de ventilação deverão ter dimensões convenientes, interligando as cabinas com essas áreas perigosas, para que, no caso de haver ignição de mistura inflamável, possam proporcionar um alívio de pressão.
O instrumento utilizado para certificar a qualidade de um sistema de proteção equipotencial, de uma instalação elétrica, é
Fasímetro.
Watímetro.
Megômetro.
Luxímetro.
Terrômetro.
Conjunto de dispositivos que substitui os interruptores normais (simples, paralelos e intermediários associados) e serve para acionar as lâmpadas por comandos localizados em pontos distintos de um ambiente, com a vantagem de utilizar menos fios:
sensor de presença e dimmer digital.
relé fotoelétrico e dimmer analógico.
minuteria e DPS.
programador horário e pulsadores.
relé de impulso e pulsadores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...