Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para um determinado sistema de transmissão de energia, durante a ocorrência de um defeito, foram realizadas as seguintes medições:
I - I1Z1 = 0,4 pu, onde I1 é a corrente de seqüência positiva e Z1 a impedância de seqüência positiva vista do ponto onde foram feitas as medições;
II - I2Z2 = 0,4 pu, onde I2 é a corrente de seqüência negativa e Z2 a impedância de seqüência negativa vista do ponto onde foram feitas as medições;
III - I0Z0 = 1,2 pu, onde I0 é a corrente de seqüência positiva e Z0 a impedância de seqüência zero vista do ponto onde foram feitas as medições.
Sabendo-se que todas as medições estão na mesma base e que Z1=Z2=0,5+j1,0 e ainda que Z0=3Z1, está correto afirmar que trata-se de um defeito do tipo:
abertura de uma fase.
curto-circuito em um sistema isolado com inversão do neutro.
curto-circuito trifásico.
curto-circuito bifásico com terra (fase-fase-terra).
curto-circuito monofásico (fase-terra).
Quando um transformador de potência é desligado, surge um fluxo residual. Caso, na manobra de energização, a polaridade da tensão do sistema seja a mesma da polaridade do fluxo residual, então
haverá uma mudança brusca, na densidade de fluxo, que leva o transformador à saturação, acarretando uma elevada corrente de energização.
haverá um aumento do conteúdo harmônico da tensão no transformador e uma redução na corrente de energização.
haverá um cancelamento do fluxo no núcleo do transformador, reduzindo tanto a corrente de energização quanto seu conteúdo harmônico.
não haverá maiores impactos em termos de corrente de energização, apesar da mudança brusca da densidade de fluxo.
não haverá maiores solicitações do equipamento, pois a reatância de magnetização é elevada, garantindo, assim, uma baixa corrente de energização.
Engenharia Elétrica - Subestações e Equipamentos Elétricos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2006
Na otimização de uma linha de transmissão, o custo global de instalação
valor presente das perdas e manutenção VPP, ao longo da
sua vida útil, são dados pelas expressões:
CGI
=a+b.AVPP
= cA
onde
a, b e c são constantes e A é a área do feixe de condutores.A área do feixe de condutores mais econômica é:
Engenharia Elétrica - Subestações e Equipamentos Elétricos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2006
Uma subestação de transmissão interliga 4 circuitos, designados por C1, C2, C3 e C4, e opera com o esquema elétrico "disjuntor e meio". Os circuitos C1 e C2 compartilham o mesmo módulo de interligação de barras, ou seja, um mesmo disjuntor central, assim como os circuitos C3 e C4 compartilham o outro módulo de interligação de barras existente. Adicionalmente, os circuitos C1 e C3 ligam-se através de disjuntores ao barramento "A" e os circuitos C2 e C4 ao barramento "B". Considere a condição em que todos os disjuntores estejam ligados, exceto o disjuntor comum aos circuitos C1 e C2, que se encontra desligado para manutenção. Caso ocorra a atuação da proteção diferencial do barramento "A", será observado o(a):
desligamento de toda a subestação.
desligamento dos circuitos C1 e C3.
desligamento do circuito C1.
desligamento do circuito C2.
permanência de todos os circuitos ligados através do barramento "B".
Resistores de pré-inserção no fechamento (dispositivos "a") e capacitores de equalização (dispositivos "b") são utilizados em disjuntores de extra-alta tensão, com os objetivos de:
Engenharia Elétrica - Princípios de Ciências dos Materiais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2006
Define-se poder calorífico como a quantidade de calor (em kcal) que desprende 1 kg de combustível, quando da sua combustão completa. Para os combustíveis que originam H2O nos produtos da combustão há um poder calorífico superior e um poder calorífico inferior. Tanto o PCS quanto o PCI são calculados em base seca (0% de umidade). O PCI é obtido pela diferença entre o calor gerado (PCS) e a parte deste que é consumida para evaporar o H2O formado na combustão. Qual das fontes apresentadas abaixo apresenta o maior poder calorífico inferior?
Gás Liquefeito de Petróleo.
Coque de Carvão Mineral
Coque de Petróleo.
Lenha Comercial.
Carvão Vegetal.
A avaliação energética das alternativas propostas em estudos de inventário hidrelétrico de bacias hidrográficas deve considerar critérios energéticos básicos, entre os quais encontram-se os benefícios energéticos e o dimensionamento energético. Sobre estes critérios, é correto afirmar que a
energia firme corresponde à maior carga que o sistema pode atender com a ocorrência de deficits de até 1% do tempo.
energia secundária corresponde à energia disponível para uso residencial.
capacidade de ponta representa a capacidade máxima de produção do sistema durante o intervalo de tempo correspondente a duas vezes a ponta de carga.
queda líquida média do aproveitamento, definida pela diferença entre o nível normal de operação e o nível d'água no canal de fuga, é considerada como queda de referência para fins de inventário.
queda de referência corresponde à queda líquida na qual as turbinas com seus distribuidores totalmente abertos irão fornecer a potência instalada.
Uma hidrelétrica opera com 10 unidades geradoras iguais, despachadas a plena carga. Um defeito num dos transformadores elevadores (2 máquinas por transformador elevador) leva à perda brusca de 2 unidades. Considerando uma constante de inércia H = 2 segundos para cada máquina da usina, o valor da aceleração instantânea das máquinas que permanecem em serviço, em %/s, é:
+1,25
+0,5
0
−0,5
−0,625
No planejamento da expansão da rede de transmissão de longo prazo, a consideração de incertezas relativas à evolução do sistema para o horizonte de planejamento é muito importante. Dentre essas incertezas, podemos citar o crescimento da carga e a expansão da capacidade de geração. Nessa perspectiva, assinale a opção que apresenta três métodos utilizados para tratamento de incertezas nos modelos de planejamento da expansão.
Análise de Cenários, Programação Linear e Integração Numérica
Programação Linear, Simulação Monte Carlo e Método de Newton.
Programação Não Linear, Método de Newton e Integração Numérica.
Integração Numérica, Teoria de Probabilidades e Programação Não Linear.
Simulação Monte Carlo, Lógica Fuzzy e Análise de Cenários.
Um sistema monofásico a 50 Hz pode ser representado por uma tensão senoidal cujo valor de pico é de 1 kV atrás de uma indutância de 0,5 mH. Um disjuntor conecta este sistema a um banco de capacitores de 1μF. Sabe-se que o sistema se encontra em regime para t<0, com o disjuntor fechado. Considere que em t=10 ms a tensão senoidal está no seu valor de pico negativo e o disjuntor abre. Desprezando a condutância do arco do disjuntor, o valor máximo da tensão de restabelecimento transitória para o disjuntor ocorre:
imediatamente após a abertura, sendo de 500 V.
imediamente após a abertura, sendo de 1 kV.
após a abertura, sendo de 1 kV.
após a abertura, sendo de 2 kV.
no instante anterior à abertura, sendo de 2 kV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...