Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em virtude dos fartos recursos hídricos existentes no Brasil, as hidrelétricas tornaram-se a base da geração elétrica no País. Entretanto, somente com esse tipo de geração não se consegue atingir a otimização para o atendimento da demanda dos diversos centros consumidores. Uma possibilidade para se chegar a essa condição otimizada dos recursos energéticos é a utilização de unidades geradoras com grande mobilidade operacional. São exemplos dessas unidades as:
termelétricas a gás natural ou óleo combustível.
pequenas centrais hidrelétricas.
centrais eólicas.
centrais fotovoltaicas.
usinas hidrelétricas reversíveis.
A diversificação da geração de energia elétrica por meio de diversas fontes é muito importante para não tornar o país dependente de um único recurso, o que poderia implicar riscos no fornecimento da energia sem, no entanto, desrespeitar a vocação natural desse país em termos de geração. Nessa perspectiva, no Brasil, as hidrelétricas compõem a base da geração, seguida da geração por meio de usinas:
eólicas.
termelétricas.
nucleares.
de fontes renováveis.
de fonte solar.
O Decreto-Lei nº 1.872, de 21/05/81, estabelece que os concessionários de serviços públicos de eletricidade ficam autorizados a adquirir energia excedente de autoprodutores, desde que estes não empreguem combustíveis derivados de petróleo, além de assegurar a formação de consórcios desses autoprodutores com os concessionários. Apesar desses incentivos, a capacidade instalada de geração elétrica de autoprodutores, até o início de 2005, somente teve maior participação nos setores:
energético e comercial.
agropecuário e de transporte.
público e agropecuário.
comercial e público.
de transporte e público.
No Brasil, que tem dimensões continentais e hidrelétricas como a base da geração, a construção de uma ampla rede de linhas de transmissão foi fundamental, a fim de interligar suas usinas para oferecer maior confiabilidade no fornecimento de energia elétrica aos centros consumidores. Apesar dessa concepção, foi observada a necessidade de outros tipos de geração mais setorizados, de modo a aumentar a confiabilidade do sistema, abrindo espaço para outras formas de geração de energia elétrica, como as fontes alternativas de energia. A respeito dessa temática, é correto afirmar que:
as fontes renováveis terão participação mais relevante na matriz energética global nas próximas décadas.
as fontes renováveis são viáveis somente para o atendimento de pequenas comunidades isoladas.
a energia solar se apresenta como uma grande opção de geração complementar no Brasil.
a biomassa não é uma opção de geração viável no Brasil.
a médio prazo, as fontes renováveis constituirão a base da geração elétrica.
O Brasil tem como cultura no setor energético voltar-se quase que exclusivamente para o atendimento da demanda dos principais centros consumidores. No entanto, existem inúmeras comunidades isoladas desassistidas de qualquer tipo de serviço público, que não dispõem de energia elétrica para o atendimento das suas necessidades mais elementares, como, por exemplo, a iluminação. Diante desse quadro, é necessário que haja uma preocupação do governo, no sentido de dirimir tais desigualdades. Nesse contexto, é correto afirmar que:
o uso das pequenas centrais hidrelétricas se apresenta como uma boa opção, pois estas são de fácil operação e manutenção.
a geração eólica de pequeno porte é a mais adequada, pois é a de mais fácil construção.
a geração através de placas fotovoltaicas é uma boa opção, pois estas são robustas, de fácil padronização de projeto e fácil manutenção.
a energia geotérmica, dadas as suas características, é a mais adequada para o atendimento das pequenas comunidades.
a energia das marolas é a opção de menor custo para as pequenas comunidades litorâneas.
A Eletrobrás desenvolveu o Sistema de Informações do Potencial Hidrelétrico Brasileiro - SIPOT com o objetivo de armazenar e processar informações sobre estudos e projetos de usinas hidrelétricas. Um dos produtos gerados pelo SIPOT é o valor que corresponde ao potencial hidrelétrico brasileiro. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir. I – Os dados do SIPOT podem substituir os estudos no estágio de inventário. II – O SIPOT é permanentemente atualizado com informações de estudos que são disponibilizados ao público. III – Os estudos nos estágios de inventário, viabilidade e projeto básico permitem identificar as restrições econômicas, ambientais e técnicas existentes, que, muitas vezes, reduzem o potencial inicialmente estimado pelo SIPOT. Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmação(ões):
I
II
III
I e II
II e III
Considere as afirmações que se seguem, sobre as tendências aparentes que podem ser observadas na geração de energia elétrica no Brasil, a partir de dados disponíveis. I - É esperado um decrescimento da geração térmica a gás natural, em virtude do aproveitamento do alto poder calorífico do carvão disponível no Brasil. II - Se a geração a gás natural continuar, durante os próximos 15 anos, sua trajetória de crescimento nos mesmos percentuais anuais apresentados no Balanço Energético Nacional de 2005, a contribuição desse tipo de geração, em 2020, será maior que 50TWh. III - As restrições ambientais que impedem a construção de novas grandes usinas hidrelétricas não deixam alternativas para o crescimento da geração hidrelétrica no Brasil. É(São) correta(s) apenas a(s) afirmação(ões):
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
Os potenciais hidráulicos são bens da União e deverão ter garantida a sua plena utilização em benefício da sociedade. Nesse sentido, os estudos de inventário hidrelétrico em bacia hidrográfica constituem uma etapa importante, pois definem o seu potencial hidrelétrico. A esse respeito, assinale a afirmação INCORRETA.
Inventário hidrelétrico é a etapa de estudos em que se define o potencial hidrelétrico de uma bacia hidrográfica, mediante o estudo de divisão de quedas e a definição do aproveitamento ótimo.
Os estudos de inventário em bacias deverão contemplar o uso múltiplo dos recursos hídricos, com vistas a consubstanciar a declaração de reserva de disponibilidade hídrica.
Os estudos de inventário visam a garantir a plena utilização dos potenciais hidráulicos, respeitadas as condições de aproveitamento ótimo definidas pela ANEEL.
Com o objetivo de garantir a plena utilização dos potenciais hidrelétricos, os estudos de inventário hidrelétrico devem ser realizados unicamente pela ANEEL.
Em bacias hidrográficas com vocação hidroenergética para aproveitamentos de, no máximo 50 MW, os estudos de inventário poderão ser realizados de forma simplificada.
As "Diretrizes para Elaboração de Serviços de Cartografia, de Topografia e para o Georreferenciamento de Mapas, Desenhos e Arquivos Eletrônicos, relativos a Estudos e Projetos de Centrais Hidrelétricas", publicadas pela ANEEL em janeiro de 2005, estabelecem, entre outras coisas, a relação de produtos mínimos a serem exigidos para os estudos de inventários hidrelétricos plenos de bacias hidrográficas, entre os quais NÃO se inclui:
desenho esquemático do perfil longitudinal do rio e, quando for o caso, de seus principais afluentes, incluindo informações sobre as alternativas de divisão de quedas estudadas, níveis d'água operacionais e de todos os pontos notáveis existentes.
desenho das secções topobatimétricas transversais ao rio e às estruturas do barramento de todos os sítios identificados na divisão de quedas selecionada.
planta do modelo topográfico obtido por imagem de satélite de alta resolução.
modelo digital do terreno, elaborado em ambiente CAD, contendo escala adequada.
memória técnica dos serviços de amarração planialtimétrica das investigações geológico-geotécnicas, hidrométricas e ambientais realizadas.
Dentre os aspectos relacionados abaixo, assinale aquele que é objeto de avaliação pela ANEEL nos estudos de viabilidade e projeto básico de empreendimentos de geração hidrelétrica.
Articulação com os órgãos ambientais e de gestão de recursos hídricos, visando à definição do aproveitamento ótimo e preservando o uso múltiplo das águas.
Comprovação de um mercado consumidor para a energia gerada pelo empreendimento em uma distância inferior a 200 km.
Comprovação de propriedade da área atingida pelo aproveitamento hidrelétrico.
Atendimento do percentual mínimo de utilização de equipamentos nacionais de 60%.
Desenhos de detalhamento dos equipamentos eletromecânicos e medidas pertinentes à implantação do reservatório.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...