Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atualmente, os dispositivos digitais de proteção são capazes de desempenhar diversas funções de proteção. Muitas dessas funções são baseadas nos fasores das tensões e correntes medidas no ponto de instalação do dispositivo.
Um dos algoritmos, comumente utilizado em dispositivos digitais de proteção, para cálculo e estimação de fasores das grandezas medidas é a transformadadiscreta de Fourier
discreta de Hartley
discreta de Hilbert
numérica de Laplace
wavelet
O transformador é uma máquina elétrica de grande aplicabilidade. Dessa forma, o conhecimento dos fenômenos elétricos e magnéticos associados à operação dessa máquina é importante. Um dos fenômenos supracitados é conhecido como corrente de inrush, que consiste em uma elevada corrente que pode causar atuação indevida da proteção, afundamento temporário de tensão, redução da vida útil do transformador, dentre outras consequências. O que pode causar o surgimento da corrente de inrush no transformador?
A partir da análise dos circuitos das Figuras 1 e 2, considere as afirmativas abaixo.
I - As contatoras K1 e K2 são acionadas sempre simultaneamente. II - O relé de sobrecorrente FT1 protege o motor de indução apenas quando o motor é energizado através do acionamento da contatora K1. III - Ao pressionar os botões de impulso B0 e B1 simultaneamente, serão acionadas apenas as contatoras K3 e K4. Está correto APENAS o que se afirma empneumático e hidráulico
pneumático e binário pneumático
hidráulico e binário pneumático
elétrico e binário elétrico
binário elétrico e hidráulico
O acionamento das contatoras K3 e K4 alimenta o motor de indução com corrente contínua, através do conjunto do transformador abaixador e da ponte a diodo, conforme a Figura 2. Qual o efeito desejado para esse tipo de comando, com a aplicação da corrente contínua no motor de indução?
Engenharia Elétrica - Geração e Distribuição de Energia Elétrica - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
A energia elétrica, nas áreas rurais, traz benefícios, tais como a redução do êxodo rural, o aumento da quantidade e da qualidade da produção rural e a ampliação do mercado consumidor de energia. Diversos estudos analisam a melhor forma de suprimento de energia elétrica nas áreas rurais, abordando a eletrificação rural descentralizada como opção no atendimento energético dessas áreas. O que gera o questionamento quanto ao fornecimento de energia elétrica das áreas rurais apenas pelas plantas de geração centralizada e distribuída por redes?
O consumo excessivo de correntes harmônicas e/ou de potência reativa das cargas rurais.
Os tipos de cargas rurais, que não seguem o padrão de energia fornecido pelas plantas de geração centralizada.
A rejeição da população rural ao consumo da energia elétrica provinda dos grandes centros urbanos.
A inviabilidade técnico-econômica de transporte e distribuição da energia frente à baixa demanda das áreas rurais.
As acentuadas depredações das instalações elétricas devido às condições ambientais das áreas rurais.
Engenharia Elétrica - Geração e Distribuição de Energia Elétrica - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
Uma linha de distribuição conecta uma carga não linear à rede elétrica. A linha pode ser considerada apenas como uma resistência em série com a carga. Os componentes harmônicos presentes na corrente de carga, além do componente fundamental, são os de 5ª e 7ª ordens, cujos valores rms das magnitudes são, respectivamente, 20% e 10% da magnitude do componente fundamental.
De acordo com essas informações, o valor percentual da potência dissipada adicional na linha de distribuição, causada pela presença dos harmônicos, em relação à potência dissipada pelo componente fundamental de corrente, é5,0
6,9
25,8
42,3
69,0
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...