Questões de Engenharia Elétrica da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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O elemento de proteção, utilizado em instalações elétricas, capaz de detectar correntes de fuga de baixa intensidade, entre a fase e o terra, e, por conseguinte, realizar a abertura do circuito, é o

  • A. relé térmico
  • B. fusível NH
  • C. fusível Diazed
  • D. dispositivo diferencial-residual
  • E. disjuntor termomagnético

Conservação de energia elétrica está relacionada com o uso racional e eficiente da energia elétrica. Procedimentos e ações são adotados para reduzir os desperdícios de energia elétrica. Analise as afirmativas abaixo com relação às possíveis ações que contribuem para conservação de energia elétrica.

I - A substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas fl uorescentes de mesma potência é uma forma de reduzir o consumo de energia.

II - A utilização de condicionadores de ar do tipo split equipados com acionamento por inversores reduz o consumo de energia, porque eles são mais efi cientes do que condicionadores de ar do tipo janela de mesma capacidade de refrigeração.

III - Operar motores de indução de grande porte a 50% de suas capacidades nominais é um forma efi ciente de utilização da energia elétrica.

Está correto APENAS o que se afirma em

  • A. I
  • B. II
  • C. III
  • D. I e II
  • E. II e III

Nos quadros de distribuição em baixa tensão, é estabelecido por norma que a tensão nominal é o valor máximo de tensão que pode ser aplicado entre as barras (fases) do quadro, sem que ocorra arco elétrico ou fuga de corrente.

Essa característica é verificada através do seguinte ensaio:

  • A.

    umidade relativa condensada

  • B.

    tensão suportável a frequência industrial

  • C.

    tensão nominal de diversidade

  • D.

    elevação de temperatura

  • E.

    corrente suportável nominal de curta duração

Considere as perdas de um motor de indução trifásico desde a potência de entreferro até a potência mecânica resultante no eixo do motor. Essas são compostas pela perda ôhmica do rotor e pelas perdas por atrito e ventilação, podendo desconsiderar as demais perdas. O motor possui 6 polos e trabalha com frequência de 60Hz. Suponha, ainda, que o motor esteja acoplado a uma carga e que, nessa situação, o escorregamento seja de 2,5%, a potência de entreferro seja de 5.000 W, e as perdas por atrito e ventilação totalizem 312 W.

Nessa situação, qual o torque, em Nm, produzido no eixo do motor?

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

  • A. disjuntor e meio
  • B. barramento em anel
  • C. barramento duplo com disjuntor simples
  • D. barramento duplo com disjuntor duplo
  • E. barramento principal com barramento de transferência

  • A.

    a carga, em modo rede elétrica (operação normal) ou bateria (falta de energia), é alimentada, continuamente, pelo inversor.

  • B.

    a carga é sempre alimentada pelo retificador, que injeta a corrente contínua exigida por ela, na falta de energia elétrica (modo bateria).

  • C.

    a carga nunca fica isolada da rede no modo rede elétrica (operação normal) ou bateria (falta de energia).

  • D.

    a tensão na carga é sempre muito maior que a tensão da rede.

  • E.

    o fator de potência visto pela rede é sempre zero, devido aos componentes eletrônicos.

Um motor de 6 HP de potência mecânica, rendimento de 0,8 e fator de potência de 0,6 possui potências elétricas aparente e ativa iguais, respectivamente, a

Dado:

1 HP = 746 W

  • A.

    5935 VA e 9325 W

  • B.

    9325 VA e 5595 W

  • C.

    5935 VA e 4476 W

  • D.

    4476 VA e 5935 W

  • E.

    9325 VA e 4476 W

Os relés digitais ou multiprocessados contribuem, de forma geral, para melhoria técnica e econômica dos sistemas elétricos de potência, especialmente no tocante a proteção e controle.

O uso de relés digitais

  • A.

    reduz o custo de manutenção fornecendo as funções de autoteste e aumentando, assim, a confiabilidade no sistema.

  • B.

    torna complexa a conexão dos TC na proteção diferencial de transformadores de potência, exigindo pessoal muito bem treinado.

  • C.

    permite desabilitar as funções de trip e controle do sistema, mesmo que não seja detectada uma falha no autoteste.

  • D.

    não permite verificar se cada relé se encontra em perfeito estado de funcionamento.

  • E.

    não possui em seu hardware nenhum tipo de memória interna para seu funcionamento.

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