Questões de Engenharia Elétrica da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e II.
  • E. I e III.

Em instalações e serviços em eletricidade, deve ser adotada sinalização adequada de segurança. Cada cor tem seu significado específico e deve ser bem interpretada a fim de evitar acidentes. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.

I - O vermelho é usado para assinalar perigo.

II - O verde é a cor que caracteriza “segurança”.

III - O preto é empregado para indicar as canalizações de inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Em relação aos motores elétricos de corrente contínua, dentre suas principais características técnicas de utilização, funcionamento e emprego, destacam-se os motores

  • A.

    em derivação, os quais não podem operar em vazio, pois a sua velocidade tenderia a aumentar indefinidamente.

  • B.

    em derivação que, sob tensão constante, desenvolvem uma velocidade variável de acordo com a carga.

  • C.

    série, nos quais o campo está em paralelo com o indutor e diretamente ligado à fonte de alimentação.

  • D.

    compostos, nos quais o campo é constituído de duas bobinas, uma ligada em série, e a outra, em paralelo com o indutor.

  • E.

    compostos, os quais diferem dos motores em derivação devido a apenas este possuir um elevado conjugado de partida.

Um motor de indução bobinado deverá ser empregado para acionar uma carga com conjugado de partida elevado e constante. É sabido que o conjugado máximo do motor é suficiente para atender a essa carga e que ele se encontra perto de sua velocidade síncrona. Para acionar essa carga sem alterar o valor do torque máximo do motor, deve-se

  • A. partir o motor com tensão reduzida e aumentá-la à medida que a velocidade do motor se aproxima da velocidade de regime.
  • B. partir o motor com velocidade reduzida e aumentá-la linearmente, até que seja atingida a velocidade de regime.
  • C. aplicar tensão nos terminais do motor com frequência acima da frequência nominal.
  • D. curto-circuitar os terminais do rotor, de modo a diminuir a resistência de partida, e abrir os terminais ao alcançar a velocidade de regime.
  • E. aumentar a resistência do rotor do motor no momento da sua partida, reduzindo-a, gradativamente, até chegar à velocidade de regime.

O dimensionamento correto dos condutores de uma instalação é primordial para garantir a segurança das pessoas e equipamentos, evitando o risco de incêndio. Nas instalações elétricas de baixa tensão, os condutores devem ser dimensionados pelo critério do limite de queda de tensão e pelo critério da capacidade de condução de corrente dos condutores. São dados utilizados para o dimensionamento de condutores pelo critério da capacidade de condução de corrente:

  • A.

    agrupamento dos circuitos e comprimento do circuito

  • B.

    modo e local de instalação e agrupamento dos circuitos

  • C.

    modo e local de instalação e número de emendas do circuito

  • D.

    comprimento do circuito e número de emendas do circuito

  • E.

    número de emendas do circuito e agrupamento dos circuitos

Uma máquina trifásica tem os enrolamentos do estator conectados a uma fonte trifásica equilibrada e os enrolamentos de seu rotor ligados entre si internamente. Considere: s a velocidade de deslizamento; v a velocidade do rotor e vS a velocidade do campo girante. Com base nesses dados, conclui-se que se trata de um motor

  • A. de indução e que, para o rotor desenvolver torque positivo, é necessário que ele gire na mesma velocidade que o campo magnético girante.
  • B. de indução e que, sem torque de carga, esta máquina opera com deslizamento elevado.
  • C.
  • D. síncrono e que, para o rotor desenvolver torque positivo, é necessário que ele gire mais lentamente que o campo magnético girante.
  • E.

  • A.

    retorno e retorno

  • B.

    retorno, retorno e retorno

  • C.

    fase, retorno e retorno

  • D.

    retorno, retorno, retorno e neutro

  • E.

    fase, neutro, retorno e retorno

  • A.

    na primeira vez, liga M1; na segunda vez, desliga M1 e liga M2; na terceira vez, desliga M2.

  • B.

    na primeira vez, liga M1; na segunda vez, liga M2, mantendo M1 ligado; na terceira vez, desliga M1 e M2.

  • C.

    na primeira vez, liga M1 e M2; na segunda vez, desliga M1, mantendo M2 ligado; na terceira vez, desliga M2.

  • D.

    na primeira vez, liga M1; na segunda vez, desliga M1; na terceira vez, liga M1 e M2.

  • E.

    na primeira vez, liga M1 e M2; na segunda vez, desliga M1 e M2; na terceira vez, liga M1, mantendo M2 desligado.

Considere um motor de indução de 200 V, 5 HP, com 4 polos, 60 Hz, conectado em Y e com um escorregamento de 5% a plena carga. Nessas condições, a velocidade do rotor, em rpm, é

  • A. 1710
  • B. 1800
  • C. 2000
  • D. 2230
  • E. 3250
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