Questões de Engenharia Elétrica da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    do sentido de rotação do motor M.

  • B.

    da amplitude da tensão do motor M.

  • C.

    de posição do motor M.

  • D.

    de potência do motor M.

  • E.

    de velocidade do motor M.

Considere uma linha de transmissão trifásica, circuito simples, de 60 Hz, com 100 km de comprimento. No terminal da linha está conectada uma carga de 10 MVA, com fator de potência 0,8 atrasado a uma tensão de 100 kV.

Dados da linha:

R = 0,1 Ω/km

L = 2,5 mH/km

C = 0,01 μF/km

O valor do SIL (surge impedance loading) desta linha, em MW, é

  • A. 10
  • B. 20
  • C. 25
  • D. 40
  • E. 100

Considere a pot¨ºncia P, em watts, liberada por um motor em um determinado instante de tempo, e sua velocidade angular ¦Ø, em rpm. O torque T, em N.m, no eixo desse motor, ¨¦ dado por

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

  • A. 0,35
  • B. 0,44
  • C. 0,50
  • D. 0,64
  • E. 0,79

Um eixo de aço inoxidável ABNT 304 será usinado em um torno CNC, com capacidade para variação contínua de sua rotação entre 60 e 6.000 rpm. Será utilizada uma ferramenta de metal duro, e a velocidade de corte selecionada para o passe de acabamento é de 314 m/min. Sabendo-se que o diâmetro final do eixo será de 40 mm, a rotação, em rpm, a ser programada na máquina para o passe de acabamento será aproximadamente de

  • A.

    500

  • B.

    1.000

  • C.

    1.500

  • D.

    2.000

  • E.

    2.500

Após o dimensionamento de um projeto elétrico de baixa tensão, o projetista constatou que, para um dado circuito, a proteção contra contatos indiretos não foi atingida. A providência que NÃO permite solucionar o problema é

  • A.

    aumentar a bitola do fio do circuito.

  • B.

    diminuir a potência das cargas ligadas a esse circuito.

  • C.

    diminuir o comprimento do circuito.

  • D.

    trocar o disjuntor por outro mais rápido.

  • E.

    utilizar um DR nesse circuito.

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e III.
  • E. II e III.

Para medir a potência no eixo de um motor, é necessário instalar na sua saída os seguintes componentes:

  • A.

    torquímetro e tacômetro.

  • B.

    torquímetro e decibelímetro.

  • C.

    acelerômetro e tacômetro.

  • D.

    amperímetro e voltímetro.

  • E.

    tacômetro e amperímetro.

Para realizar a escolha do Esquema de Aterramento, devem ser conhecidas as necessidades dos locais envolvidos. Numa instalação em que é fundamental manter a continuidade do serviço elétrico e, ao mesmo tempo, ter uma melhor qualidade de energia fornecida aos equipamentos, o Esquema adequado é o

  • A. TN-S
  • B. TN-C
  • C. TN-C-S
  • D. TT
  • E. IT Médico

  • A. fase e 3 retornos.
  • B. neutro e 2 retornos.
  • C. fase, neutro e 1 retorno.
  • D. fase, neutro e 2 retornos.
  • E. fase, neutro e 3 retornos.
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