Questões de Engenharia Elétrica da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Foram realizados os ensaios de curto-circuito e de circuito aberto em um transformador monofásico de 120 kVA, 60 Hz, 13.800/220 V. O ensaio de curto-circuito foi realizado no enrolamento de tensão superior e obteve, para a corrente nominal desse enrolamento, uma potência aferida de 2.800 W. O ensaio de circuito aberto foi realizado no enrolamento de tensão inferior e obteve, para a tensão nominal desse enrolamento, uma potência aferida de 1.200 W. Operando a máquina nas condições nominais, qual será o rendimento à plena carga, em porcentagem, para um fator de potência 0,8 adiantado?

  • A.

    95%

  • B.

    96%

  • C.

    97%

  • D.

    98%

  • E.

    99%

  • A.

    −1,20

  • B.

    −0,60

  • C.

    −0,16

  • D.

    0,60

  • E.

    1,20

Uma carga mecânica é acionada por um motor de indução trifásico, o qual utiliza um método de partida que proporciona uma corrente inicial baixa e crescente, até o valor de regime, sem causar danos à rede elétrica. O circuito de força desse acionamento, apresentado na figura acima, corresponde ao método de partida denominado

  • A.

    partida direta

  • B.

    soft-starter

  • C.

    chave estrela-triângulo

  • D.

    chave compensadora

  • E.

    ligação de resistências rotóricas no rotor bobinado

A iluminação, a partir de lâmpadas a vapor de mercúrio, emprega o princípio da descarga elétrica através de gases, tendo seu emprego bastante difundido. Com relação às lâmpadas a vapor de mercúrio, afirma-se que

  • A.

    entram em regime logo após seu acionamento.

  • B.

    possuem um resistor de partida de pequeno valor.

  • C.

    necessitam de um reator de partida.

  • D.

    dispensam correção da cor em aplicações industriais e comerciais.

  • E.

    têm potência constante durante todo o processo de partida.

  • A.

    o motor trabalha em regime permanente sob a condição de conjugado máximo quando é aplicada, na sua entrada, a tensão V3, e a velocidade é mantida acima do valor nominal.

  • B.

    a máquina de indução consegue acionar a carga mecânica nos três níveis de tensão apresentados.

  • C.

    a máquina opera, em dois dos casos, em regime em velocidade superior à nominal.

  • D.

    a máquina apenas consegue acionar a carga mecânica nos níveis de tensão V1 e V2 e, apenas sob o nível de tensão V1, o motor opera com velocidade igual em relação à nominal.

  • E.

    as tensões V1, V2 e V3 são tais que V3 > V2 > V1.

Os motores de indução trifásicos são largamente usados em aplicações industriais. A respeito desse tipo de máquina, considere as afirmações abaixo.

I – Um método de controle direto da velocidade de uma máquina de indução é a utilização de um inversor de frequência.

II – A corrente do rotor de um motor de indução diminui quando esse opera sob uma determinada condição e há um aumento súbito da carga mecânica no eixo.

III – Os motores de indução são os do tipo com rotor “gaiola de esquilo”, os de rotor bobinado e os que possuem comutador.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Sobre motores de corrente contínua, considere as afirmativas abaixo.

I - Os motores de corrente contínua possuem uma manutenção mais cara em comparação a dos motores de indução, devido ao uso de comutadores e escovas em sua operação.

II - No motor de excitação shunt, é necessária apenas uma fonte de corrente contínua para alimentar campo e armadura.

III - Na máquina de excitação independente, o enrolamento de campo é constituído de condutores que suportam grandes correntes em relação à corrente de armadura.

Está correto APENAS o que se afirma em

  • A.

    I

  • B.

    II

  • C.

    III

  • D.

    I e II

  • E.

    I e III

Na fase de elaboração do projeto de uma instalação elétrica industrial, quando esta for atender a motores de potência elevada, o projetista deve atentar para a possibilidade de uma destas máquinas degradar as condições normais de operação das instalações elétricas. Em relação à partida de motores elétricos de indução, conclui-se que

  • A.

    uma tensão, na ordem de 6 a 10 vezes a tensão nominal da máquina, é solicitada à rede de alimentação.

  • B.

    uma frequência, na ordem de 3 a 5 vezes a frequência nominal da máquina, é solicitada à rede de alimentação.

  • C.

    um grande impacto na demanda e no consumo de energia elétrica, registrada pela concessionária, é por ela causada.

  • D.

    o uso de chave compensadora, composta basicamente de um autotransformador com várias derivações, destina-se a reduzir o conjugado de partida.

  • E.

    o uso de chave compensadora só é possível se o motor possuir 6 terminais de partida e dispuser de dupla tensão nominal.

Com o objetivo de reduzir a corrente de partida em motores de indução, um determinado técnico utiliza, dentre as soluções disponíveis, um autotransformador com taps ajustáveis. Considere um motor trifásico de indução, tensão nominal eficaz de 220 V, com rotor em gaiola, em cuja partida é empregado um autotransformador com calibração de tensão para 80% da tensão nominal. Admitindo-se que, na partida direta, a corrente corresponda a cinco vezes a corrente nominal, a razão entre a corrente nominal do motor e a corrente de partida com o autotransfomador é

  • A.

    4,0

  • B.

    2,5

  • C.

    1,0

  • D.

    0,5

  • E.

    0,25

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