Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
C(s) G(s)
C(s) G(s) H(s)
Engenharia Elétrica - Princípios de Ciências dos Materiais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
O projetista dimensionou um mancal para ser fabricado a partir de uma peça fundida em bronze estanhado (10% Sn e 2% Zn). O técnico de qualidade recebeu a peça e percebeu que o fornecedor entregou-a em bronze com alumínio (11% Al e 4% Fe) aproveitando uma corrida de fundição. O metal recebido, em relação ao projetado, apresenta as seguintes variações:
limites de resistência à tração e de escoamento significativamente aumentados; ductilidade reduzida em quase 7% do alongamento em 50 mm.
limites de resistência à tração e de escoamento significativamente reduzidos; ductilidade aumentada em quase 7% do alongamento em 50 mm.
ductilidade inalterada; limites de resistência à tração e de escoamento aumentados em 20%.
limites de resistência à tração e de escoamento inalterados; ductilidade aumentada.
composição de cobre reduzida; limites de resistência à tração e de escoamento inalterados.
No caso de sistemas de controle, o acelerômetro é instalado no subsistema de
atuação
geração do sinal erro
instrumentação
manipulação
referência
Engenharia Elétrica - Princípios de Ciências dos Materiais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
O ferro é um metal que se caracteriza por apresentar várias fases alotrópicas. Ao se aquecer o ferro desde a temperatura ambiente até a sua temperatura de fusão, a cada transformação alotrópica corresponde um(a)
ponto triplo.
desprendimento de calor sensível.
desprendimento de calor específico.
desprendimento de calor latente.
temperatura de Curie.
-1 e -8
-2 e -6
Engenharia Elétrica - Princípios de Ciências dos Materiais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
Os ensaios de dureza permitem a determinação de uma importante propriedade mecânica dos materiais, sendo o ensaio de dureza Brinell um dos mais aplicados. Nesse contexto, sabe-se que
a dureza Brinell relaciona a carga aplicada com a área superficial da impressão e utiliza um penetrador de diamante com o formato de uma pirâmide de base quadrada.
a dureza Brinell é o cociente entre a carga aplicada e a área da calota esférica produzida pela penetração de uma esfera.
o ensaio de dureza Brinell não é indicado para materiais com estrutura interna não uniforme, como, por exemplo, o ferro fundido cinzento.
o ensaio de dureza Brinell é um ensaio de dureza por penetração, sendo indicado para caracterizar peças que tenham sofrido tratamentos superficiais.
o ensaio de dureza Brinell é um ensaio de dureza por risco e permite a determinação da dureza de materiais frágeis, como o vidro, e de camadas finas, como as películas de tintas.
P
Q
R
S
T
Um sistema de controle utiliza um sensor eletromagnético não linear que converte uma corrente elétrica i em força F. A função não linear, que converte corrente [A] em força [N], é
F(i) = 5i2 - 18i
Deseja-se linearizar essa função no ponto nominal de corrente i0 = -4, obtendo-se para este ponto de operação, a função linear
FL(i) = K1i + K2
Os valores de K1 e K2, respectivamente, são
-58 e -80
-58 e 80
-35 e 120
-35 e 12
-78 e -160
0,0
2,5
13,0
48,0
78,0
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...