Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
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3,0
Um técnico deve fazer a especificação de um motor síncrono para operação em um pátio industrial. O motor deve ser trifásico, com frequência de alimentação de 60 Hz, e a carga que será conectada a esse motor deve operar em regime permanente com velocidade de 900 rpm para obter condição de melhor desempenho. Quantos polos deve ter o motor para operar nessa condição?
2
4
6
8
10
3 e 4/3
3 e 2
3 e 4
6 e 2
6 e 4
Um motor que aciona a esteira de uma fábrica apresenta problemas de isolamento. O técnico de manutenção precisa realizar medições da resistência de isolamento entre a carcaça da máquina e as bobinas. Para realizar essa tarefa, o profissional deve usar um
voltímetro
amperímetro
megômetro
ohmímetro
potenciômetro
Um circuito equivalente de Norton ¨¦ composto por uma fonte de corrente de 20 A, em paralelo com um resistor de 2 ¦¸. O seu equivalente de Th¨¦venin ¨¦ um circuito composto por uma fonte de
corrente de 10 A, em série com um resistor de 1 Ω.
corrente de 10 A, em paralelo com um resistor de 1 Ω.
tensão de 40 V, em paralelo com um resistor de 2 Ω.
tensão de 40 V, em série com um resistor de 10 Ω.
tensão de 40 V, em série com um resistor de 2 Ω.
Uma tensão de 120 V é aplicada em um reostato ajustado em 10 Ω. A partir de um determinado instante, a tensão sofre um aumento de 0,0015 V e a resistência sofre um decréscimo de 0,002 Ω. A variação da potência dissipada neste reostato, em watts, é
Considere o seguinte relatório sobre a manutenção de um motor de indução trifásico feito por um técnico em manutenção elétrica:
Após 700 horas de operação desde o início do seu uso na fábrica, o motor parou de funcionar devido a um curto-circuito entre duas fases do enrolamento do estator.
Reparo realizado em 20 horas.
Após 500 horas de operação, foi verificado um aumento expressivo na corrente do enrolamento, mas o motor continuou funcionando.
Após mais 100 horas de operação, a elevada corrente causou um curto-circuito nas bobinas do estator e o motor parou de funcionar.
Reparo realizado em 10 horas.
Após 400 horas de operação, o motor apresentou muito ruído nos rolamentos do rotor, mas continuou funcionando.
Após mais 100 horas, o motor parou de funcionar em virtude de um travamento do rotor.
Com base nesse relatório, o MTBF (Mean Time Between Failures) do motor em questão pode ser estimado em
360 horas
366 horas
533 horas
600 horas
610 horas
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