Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atualmente, a infra-estrutura predial e residencial, em geral, deve ser concebida de forma a contemplar instalações elétricas de energia e de sinais de comunicações, projetadas seguindo normas específicas. Com o advento da Internet e dos serviços por ela suportados — que exigem, em muitos casos, tráfego seguro de informações em rede, tais como em transações comerciais —, torna-se necessário um projeto adequado do cabeamento estruturado das edificações, para que os sinais de comunicações sejam devidamente transmitidos aos seus destinos, sem sofrer interferências de sinais espúrios da rede de energia elétrica. Com relação a um sistema de cabeamento estruturado para fins de transmissão de sinais de comunicação em um edifício, projetado de acordo com a norma EIA/TIA 568A, assinale a opção incorreta.
O ponto de entrada do edifício é o local onde é feita a interface entre as cabeações externa e intra-edifício.
Todas as funções desempenhadas em uma sala de equipamentos podem ser realizadas por equipamentos localizados no denominado armário de telecomunicações.
A sala de equipamentos é um local propício para abrigar instalações de aterramento e de proteção.
O sistema de cabeamento vertical (cabeação backbone) consiste nos meios de transmissão, conectores de cruzamento e terminadores mecânicos, utilizados para interligar os armários de telecomunicações, sala de equipamentos e instalações de entrada.
Em um backbone, os cabos UTP de 100 ohms e STP de 150 ohms têm alcance de cabeação limitada.
Considere a situação em que um transformador de 225 kVA, pertencente a uma subestação que supre um edifício comercial, precisa ser substituído por outro semelhante, tendo igual potência nominal e relação de transformação. Para que a substituição possa ser realizada corretamente, os elementos mínimos que devem ser especificados no pedido de compra do novo transformador incluem
Julgue os itens a seguir, acerca de fusíveis utilizados em instalações elétricas de baixa tensão.
I Cobre, prata e estanho são materiais adequados para utilização como elemento metálico do fusível.
II A corrente nominal de um fusível é aquela que pode percorrêlo por tempo indefinido sem provocar aquecimento excessivo do dispositivo.
III O valor da corrente de fusão de um fusível é, normalmente, 20% superior ao valor da sua corrente nominal.
IV A tensão nominal de um fusível é a tensão de operação a partir da qual haverá danificação do fusível.
V Fusíveis de efeito retardado são adequados para a proteção de circuitos contra sobrecargas periódicas.
A quantidade de itens certos é igual a
No Brasil, a energia elétrica em baixa tensão é fornecida na forma de corrente alternada, com freqüência de 60 Hz, mas a tensão nominal não é necessariamente a mesma em todos os estados da Federação. No entanto, algumas condições referentes ao ponto de entrada da rede elétrica são padronizadas em todo o país. Assinale a opção correta, acerca das condições no ponto de entrega de energia em se tratando de ramais para edificações prediais, tendo como base as normas técnicas brasileiras.
O suprimento de energia por parte da concessionária, para todas as finalidades, pode ser efetuado por intermédio de ramal único, a cada lote de terreno aprovado pelo órgão competente.
Em zoneamento de distribuição aérea, o ramal somente pode ser do tipo aéreo.
Não há limite de comprimento máximo entre o ramal de ligação aérea do poste da concessionária, na via pública, e o primeiro suporte na propriedade de suprimento.
O ramal de ligação trifásico poderá ter somente três condutores "três fios-fases", caso seja adotado esquema de proteção contra contatos indiretos do tipo TT, conforme a norma NBR-5410.
O limite de carga para o ramal aéreo estabelecido pela concessionária é fundamentado pelo fator de potência da instalação.
A norma NBR-5410 estabelece alguns tipos de proteção que visam garantir a segurança de pessoas, de animais domésticos e de bens em geral contra danos imprevistos causados por instalações elétricas. Assinale a opção correta em relação aos tipos de proteção em baixa tensão, tendo como base a referida norma.
Para pontos de suprimento em tensão monofásica ou bifásica, a proteção contra choques elétricos deve ser prevista somente para contatos diretos.
No esquema TN de proteção contra contatos indiretos, todas as massas devem ser ligadas a um condutor de proteção que deve ter aterramento próprio e nenhuma conexão ao neutro da instalação.
Um dispositivo de proteção selecionado para desempenhar a função de proteção contra sobrecarga em um dado ponto da rede não poderá atuar, sob nenhuma condição, como elemento de proteção contra curto-circuito.
No esquema TT, a proteção contra contatos indiretos por seccionamento automático da alimentação pode ser assegurada por meio do emprego de dispositivos à corrente diferencial residual (DR).
Relés de sobretensão são normalmente usados para detectar quedas e faltas de tensão.
De acordo com a norma NBR-5410, os tipos de eletrodos que podem ser usados para a finalidade de aterramento em instalações de baixa tensão incluem
I canalizações metálicas de fornecimento de água.
II condutores nus.
III hastes ou tubos de aterramento.
IV barras ou placas metálicas.
V armações metálicas do concreto.
A quantidade de itens certos é igual a
Assinale a opção incorreta em relação à determinação, com base no método dos lumens, do nível de iluminamento (iluminância), a ser usado em um determinado ambiente de um prédio de serviços.
De acordo com a norma NBR-5413, existem três grupos de atividades executadas no ambiente que devem ser considerados na determinação do nível de iluminamento.
De acordo com a norma NBR-5413, as atividades de escritório demandam elevados valores de iluminamento, na faixa de 750 lux a 1.500 lux.
A idade do freqüentador mais provável do ambiente (observador) não é um fator a ser considerado na determinação do nível de iluminamento, mas sim a sua capacidade visual.
O número de luminárias necessárias para determinado local depende do nível de iluminamento requerido para o ambiente.
Depósitos e recintos que não sejam usados para trabalhos contínuos estão na menor faixa de iluminamento, entre aquelas estabelecidas pela norma NBR-5413.
A figura acima mostra o esquema de um pára-raios de haste (ou do tipo Franklin), que foi instalado para proteger um edifício contra descargas atmosféricas. Na figura, são indicados os principais elementos do dispositivo, bem como a distância mínima da parede do prédio ao condutor de descida (D). A especificação do referido sistema de proteção contra descarga atmosférica (SPDA) segue a norma NBR-5419.
Julgue os itens a seguir, considerando as informações do texto e da figura mostrados acima.I Toda construção deve ser dotada de um SPDA.
II O condutor de descida deve ser somente de fio de cobre, com condutividade mínima de 98% para o tipo recozido.
III O isolador normalmente utilizado nesse sistema é confeccionado em porcelana vitrificada ou vidro temperado.
IV Todo condutor de descida é conectado na sua extremidade inferior a, no máximo, três eletrodos de terra.
V A conexão de medição é assim denominada em razão de ser desmontável, a fim de permitir a medição da resistência de aterramento.
Estão certos apenas os itens
Deseja-se determinar o fator de potência de um motor de indução trifásico, ligado em triângulo, conectado a um circuito de força equilibrado, e que é utilizado para o acionamento de uma bomba de recalque d'água de um prédio. Assinale a opção que apresenta um conjunto de medidores que, conectado ao circuito de força, permite, a partir de medidas adequadas, o cálculo correto do fator de potência desse motor.
dois amperímetros e dois voltímetros
um amperímetro, um voltímetro e dois wattímetros monofásicos
dois voltímetros e dois wattímetros monofásicos
um amperímetro, um voltímetro e um wattímetro monofásico
Considere a situação de uma carga trifásica equilibrada que absorve 80 kW e opera com fator de potência 0,8 indutivo. Deseja-se melhorar o fator de potência da instalação, a fim de reduzir as correntes de linha no ramal de entrada da instalação. Considerando que a compensação do fator de potência não provoca alteração da tensão na carga, a redução percentual verificada na intensidade da corrente de linha, para se obter um fator de potência de 0,9 indutivo, é
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...