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A curva característica do torque em função da velocidade do motor do tipo composto aditivo difere daquela do motor em derivação, devido à contribuição do fluxo produzido no enrolamento série do motor composto aditivo.
Um motor do tipo série apresenta significativa regulação de velocidade para valores elevados de conjugado, comparativamente a um motor do tipo derivação, porque este último não apresenta o chamado efeito de reação da armadura.
Apesar de o motor do tipo série apresentar elevada velocidade para pequenos conjugados, é recomendável acioná-lo inicialmente sem carga e, somente após o alcance de uma dada velocidade, acoplar a carga mecânica ao seu eixo.
A variação da resistência do circuito de campo em um motor do tipo em derivação, por meio da inserção de um reostato em série com o enrolamento de campo, não afeta o comportamento do torque em função da velocidade desse motor.
Para um motor do tipo composto aditivo, não é possível controlar o torque a partir da velocidade do motor pela inserção de uma resistência no enrolamento de armadura, pois esse controle, nesse tipo de motor, somente pode ser efetuado por meio do enrolamento de campo em derivação, para não afetar o fluxo no enrolamento de campo em série.
Se ocorrer um defeito na fase III, e somente essa fase for aberta por meio do desligamento da ligação cC, a intensidade da tensão entre os pontos A e B será igual à tensão de linha antes da abertura.
Se ocorrer um defeito na fase III, e somente essa fase for aberta por meio do desligamento da ligação cC, a tensão entre os pontos B e C será nula, pois não haverá corrente fluindo pela fase III.
A potência aparente que alimenta a carga, no caso de uma abertura acidental somente da fase III, será igual a 25% dessa potência aparente antes da abertura.
Se a impedância é capacitiva, o fator de potência da carga é capacitivo. Nesse caso, a corrente Ia está atrasada em relação à tensão na fase I.
A força magnética no entreferro é proporcional à corrente I que atravessa a bobina de excitação.
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