Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em uma transmissão de dados com uma taxa de 10 Mbps, foi medido o valor de BER = 10 -8 durante um minuto de observação.
A maior probabilidade é que, durante esse intervalo de tempo, ocorreu um número de erros de bits igual a:
5
6
10
30
60
Em um sistema de transmissão de dados, com uma banda de 7,0 kHz, foi medida uma relação sinal/ruído de 255. Pela fórmula de Shannon, a maior taxa possível no sistema é de:
7,0 kbps;
14 kbps;
28 kbps;
56 bps;
112 kbps.
Analise abaixo a malha de um sistema de controle:
O sistema se refere a um controle:
numérico;
discreto;
PDI;
PD;
PI.
Um satélite geo-estacionário de comunicações, na forma externa de um cilindro, é dividido basicamente em duas partes. Um cilindro estacionário, onde se aloja o sub-sistema de comunicações e um outro cilindro, giratório, que apresenta muito maior massa que o estacionário, e que contém o painel solar, as baterias, o sub-sistema de propulsão e o motor de apogeu.
O cilindro giratório tem a função de:receber a luz do sol igualmente em todas as posições;
acionar os geradores elétricos para o carregamento das baterias;
posicionar as baterias solares para a direção da luz do sol de modo que umas fiquem muito expostas e outras não;
receber e transmitir os sinais de rádio (telefones e televisão) para toda a Terra;
manter o satélite em posição estabilizada pela conservação do momento angular.
O tempo de vida de operação de um satélite de comunicações GEO é basicamente determinado:
pela carga das baterias;
pela radiação dos raios ultra violeta (UV) emitidos pelo sol;
pelo atrito com a camada hidrogenada, muito rarefeita e constituída por átomos de hidrogênio;
pelo combustível de acionamento dos foguetes de correção de posição;
pela radiação dos Cinturões de Van Allen.
Para promover a racionalização do consumo de energia elétrica, através do combate ao desperdício, da redução dos custos e dos investimentos setoriais, e do aumento da eficiência energética, foi criado pelo governo federal, em 1985, o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL). Com relação ao PROCEL, pode-se afirmar que:
é coordenado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL);
promove o Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia, conhecido como Prêmio PROCEL, que reconhece o empenho e os resultados obtidos pelos agentes atuantes no combate ao desperdício de energia;
utiliza recursos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE);
dele somente participam os Estados das Regiões Sul e Sudeste;
administra os recursos que as concessionárias de distribuição de energia elétrica são obrigadas a investir em conservação de energia.
O Programa Luz Para Todos (Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica), estabelecido pelo Decreto 4873, de 11 de novembro de 2003, tem como objetivo levar energia elétrica para a população do meio rural, servindo para apoiar as concessionárias de distribuição de energia elétrica no cumprimento das metas de universalização atribuídas pela ANEEL, de acordo com art. 14 da Lei 10.438, de 26 de abril de 2002, alterado pela Lei 10.762, de 11 de novembro de 2003. Com relação ao Programa Luz Para Todos, é INCORRETO afirmar que:
é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia com participação da Eletrobrás e de suas empresas controladas;
os recursos necessários para o custeio do Programa são oriundos da Conta de Desenvolvimento Energético – CDE, da Reserva Global de Reversão – RGR, dos agentes do setor elétrico, da participação dos Estados e dos Municípios;
tem como objetivo levar a energia elétrica a comunidades não atendidas, para que estas utilizem a eletricidade como vetor de desenvolvimento social e econômico, contribuindo para a redução da pobreza e aumento da renda familiar;
o programa tem encerramento previsto para o ano 2015;
existem Comitês Gestores Estaduais (CGE) para dar as prioridades das demandas e acompanhamento da implementação do programa e o cumprimento das metas estaduais de universalização.
No atual quadro institucional do setor elétrico, e como lição do período de racionamento de energia elétrica ocorrido no Brasil entre 2001 e 2002, foi constituído, pela Lei 10.848, de 15 de março de 2004, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), com a função de acompanhar e avaliar permanentemente a continuidade e a segurança do suprimento eletroenergético em todo o território nacional. De acordo com o decreto 5.175, de 9 de agosto de 2004, NÃO compete ao CMSE:
realizar periodicamente análise integrada de segurança de abastecimento e atendimento ao mercado de energia elétrica, de gás natural e petróleo e seus derivados;
acompanhar o desenvolvimento das atividades de geração, transmissão, distribuição, comercialização, importação e exportação de energia elétrica, gás natural e petróleo e seus derivados;
elaborar e publicar o balanço energético nacional, com vista a identificar as usinas hidrelétricas que serão leiloadas para garantir a expansão energética;
identificar dificuldades e obstáculos de caráter técnico, ambiental, comercial, institucional e outros que afetem, ou possam afetar, a regularidade e a segurança de abastecimento e atendimento à expansão dos setores de energia elétrica, gás natural e petróleo e seus derivados;
elaborar propostas de ajustes, soluções e recomendações de ações preventivas ou saneadoras de situações observadas em decorrência de dificuldades e obstáculos de caráter técnico, ambiental, comercial, institucional, visando à manutenção ou restauração da segurança no abastecimento e no atendimento eletroenergético, encaminhando-as, quando for o caso, ao Conselho Nacional de Política Energética – CNPE.
Em relação às barras de geração, de carga e oscilante (swing) de um fluxo de carga, avalie as seguintes afirmativas:
1) em geral, os módulos das tensões são fixados nas Barras de Carga;
2) a única barra que não é especificada a potência Ativa é a Barra swing;
3) em todas as barras do sistema devem ser especificadas as potências reativa ou o módulo de tensão;
4) em geral os módulos das tensões são fixados nas Barras da Carga;
5) em todas as Barras do sistema, devem ser especificadas as Potências Ativas;
6) algumas vezes, fixa-se a potência reativa nas barras dos geradores.
São corretas as seguintes afirmativas:
1, 2 e 4;
2 e 6, apenas;
3 e 5, apenas;
5 e 6, apenas;
1, 3 e 4.
Engenharia Elétrica - Geracao de Energia Eletrica - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
As fontes de energia alternativas são um importante instrumento para a diversificação da matriz energética nacional, garantindo maior confiabilidade e segurança ao abastecimento, e complementarmente, contribuem para reduzir os impactos ambientais negativos. Para desenvolver a expansão destes tipos de fontes foi criado o PROINFA (Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica). Este programa estabelece a contratação de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN), produzidos por fontes eólica, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs).
Considere as seguintes afirmativas referentes ao PROINFA:
I - É coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).
II - A energia produzida pelas usinas do PROINFA será adquirida, por 20 anos, pela Eletrobrás.
III - O programa busca soluções de cunho regional para o uso de fontes alternativas de energia, bem como incentiva o crescimento da indústria nacional através da exigência de utilização de percentual de equipamentos produzidos no pais.
É/São correta(s) somente a(s) afirmativa(s):
I;
II;
III;
I e II;
II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...