Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Elétrica - Proteção do Sistema de Energia - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2008
Sobre o sistema de proteção dos motores de corrente alternada, é FALSO afirmar que
o sistema de proteção deve manter uma ótima redução nas probabilidades de ocorrência de defeitos, um alto índice de continuidade dos serviços, alta confiabilidade, manutenção simplificada e de baixo custo.
a proteção contra curto-circuito pode ser obtida, conjugando-se fusíveis e disjuntores, para obter uma proteção mais eficiente ao se coordenarem devidamente suas características, para garantir a necessária seletividade e formar, assim, um completo sistema de proteção.
os disjuntores são mais lentos na supressão de correntes elevadas de curto-circuito do que os fusíveis.
os fusíveis são os melhores protetores contra correntes de curto-circuito e, por isso, devem ser aplicados como primeira proteção.
a principal diferença entre uma proteção contra sobrecarga e uma proteção contra curto-circuito é que a segunda é praticamente instantânea, ao passo que a primeira é de ação retardada, podendo, até, levar horas antes de atuar.
Engenharia Elétrica - Proteção do Sistema de Energia - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2008
Sobre aterramento de proteção, NÃO se pode afirmar que
dentre seus componentes, estão o eletrodo de aterramento, os condutores de equipotencialidade e o terminal de aterramento principal.
a eficiência do aterramento é caracterizada, em princípio, por uma baixa resistência de aterramento, medida entre o terminal de aterramento principal e a terra.
o comprimento de cada haste influencia positivamente a eficácia do aterramento, no sentido de que a resistência é tanto menor quanto mais longa é a haste.
a eficiência do aterramento é caracterizada pela capacidade de dispersar a menor corrente possível com a menor tensão possível.
no aterramento de proteção, são ligados à terra as massas e os elementos condutores estranhos à instalação para proteção contra choque elétrico por contato indireto.
Engenharia Elétrica - Iluminacao eletrica - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2008
Uma pessoa, em cuja casa a voltagem é 110 V, queria comprar uma lâmpada de 60 W. Na casa de eletricidade, o balconista lhe vendeu uma lâmpada na qual estava escrito: 60 W, 220V. Ao acender a lâmpada em sua casa, a pessoa verificaria que a potência dissipada na lâmpada seria (suponha constante a resistência do filamento) de
No circuito abaixo, a chave (ch) é fechada no mesmo instante em que é disparado um cronômetro. Após 25 s, verifica-se que na resistência foi dissipada a energia de 5x10-2J.
A f.e.m. (E) da bateria ideal tem valor deAssinale a alternativa FALSA.
O fator de potência pode ser medido diretamente pelo co-seno-metro.
Se o circuito for capacitivo, o fator de potência é dito em atraso.
A redução nos custos de energia e das perdas do sistema elétrico são objetivos da melhoria do fator de potência.
Os métodos mais usados na melhoria do fator de potência são os capacitores "shunt" e motores síncronos superexcitados.
O fator de potência pode ser medido indiretamente com um wattímetro e um vármetro.
Dois resistores iguais, ligados em série, consomem uma potência de 10 W, quando submetidos a uma certa tensão. A potência consumida, quando os resistores são ligados em paralelo e submetidos à mesma tensão, é
Um sistema trifásico equilibrado com ligação em Y tem uma tensão de linha de 208 V e uma corrente de linha de 5 A. O fator de potência da carga é 0,8. A potência total fornecida à carga é de
No circuito abaixo, as resistências estão em ohms.
Desprezando-se as resistências dos fios de ligação, o rendimento elétrico do motor (M) é
Engenharia Elétrica - Instalacao Elétrica - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2008
Assinale a alternativa em que NÃO há concordância entre o condutor e a cor correspondente, estabelecida pela ABNT, utilizados numa instalação elétrica.
Sobre os instrumentos de bobina móvel, é CORRETO afirmar que
o galvanômetro de bobina móvel é um instrumento em que o quadro que serve de suporte à bobina é de material não condutor, reduzindo, dessa forma, o amortecimento sobre o conjunto móvel.
se pode transformar um galvanômetro de bobina móvel em um amperímetro capaz de medir correntes elevadas, colocandose resistores externos em série com eles.
se pode transformar um galvanômetro de bobina móvel em um voltímetro pela adição de resistores externos em paralelo com eles.
o efeito da temperatura sobre a aferição do amperímetro é compensado, colocando-se em paralelo com a bobina um resistor estabilizador de manganina ou constantan.
os derivadores e os resistores adicionais só podem ser usados em corrente alternada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...