Questões de Engenharia Eletrônica do ano 2015

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Trata-se de um sistema de partida

  • A. sequencial.
  • B. triângulo-estrela.
  • C. direta.
  • D. compensadora.
  • E. estrela-triângulo.

No diagrama de comando, o selo é executado pelo

  • A. contato 95-96 de FT1.
  • B. contato 13-14 de K1.
  • C. sinalizador LP.
  • D. botão de impulso S1.
  • E. botão de impulso S0.

O esquema abaixo refere-se a um sistema com dois geradores trifásicos interligados, sendo o principal o G1 e o secundário o G2, com uma chave trifásica para interligar G2 à rede de transmissão e três lâmpadas indicadoras da condição dos geradores.

 Estando a chave trifásica

  • A. fechada, se as lâmpadas estiverem piscando alternadamente, a sequência de fase entre G1 e G2 deve estar diferente.
  • B. aberta, se as lâmpadas estiverem com luminosidade intensa, G1 e G2 devem estar em sincronia e com tensões iguais.
  • C. aberta, se as lâmpadas estiverem com luminosidade máxima, a defasagem entre G1 e G2 deve estar próxima a 180°.
  • D. fechada, se as lâmpadas estiverem apagadas, G1 e G2 devem estar fora de sincronia.
  • E. aberta, se as lâmpadas estiverem apagadas, a defasagem entre G1 e G2 deve estar próxima a 120°.

Considere a resistividade do cobre igual a 0,017 Ω mm2/m e a do alumínio igual a 0,026 Ω mm2/m. Sobre o comportamento de um fio de cobre e um de alumínio, ambos com seção de 25 mm2 e comprimento de 1 km, é correto afirmar, em valor aproximado, que a resistência do fio de

  • A. alumínio é 65% superior à resistência do fio de cobre.
  • B. alumínio é 56% inferior à resistência do fio de cobre.
  • C. cobre é 53% superior à resistência do fio de alumínio.
  • D. cobre é 35% superior à resistência do fio de alumínio.
  • E. cobre é 35% inferior à resistência do fio de alumínio.

Na fase de dimensionamentos de um circuito trifásico, sem neutro, de uma instalação elétrica predial, obteve-se os resultados abaixo.

− Método de instalação (NBR5410): 7

− método de referência B1 (condutores isolados em eletroduto de seção circular embutido em alvenaria).

− Número de condutores carregados: 3.

− Corrente de projeto corrigida: 22,8 A.

− S eção do condutor: 4 mm2

− Capacidade de condução de corrente: 28

A Para a proteção contra sobrecarga deste circuito, o disjuntor mais adequado é o

  • A. bipolar com corrente nominal de 20 A.
  • B. tripolar com corrente nominal de 32 A.
  • C. monopolar com corrente nominal de 32 A.
  • D. tripolar com corrente nominal de 25 A.
  • E. bipolar com corrente nominal de 25 A.

Um motor trifásico assíncrono é usado em um portão automático. Seus dados de placa indicam: P = 3 CV, V = 220 V, In = 10 A e cos ϕ = 0,8. A informação referente ao seu rendimento encontra-se ilegível, podendo, no entanto, ser calculada a partir dos demais dados. Seu valor aproximado, vale em porcentagem,

  • A. 73.
  • B. 56.
  • C. 89.
  • D. 64.
  • E. 81.

Em subestação de consumidores, um tipo de transformador tem suas bobinas revestidas de resina em epóxi para fazer a sua isolação, sendo a refrigeração feita por ar que circula pelas bobinas. Trata-se de um transformador

  • A. neutro.
  • B. a óleo.
  • C. a seco.
  • D. de estado sólido.
  • E. dielétrico.

Considere o circuito abaixo:

 Estando S1 na posição I e S2 na posição I com o primário do transformador alimentado por uma rede de 220 V / 60 Hz, a corrente no primário vale aproximadamente 66 mA; estando S1 na posição II e S2 na posição II com o primário do transformador alimentado por uma rede de 110 V / 60 Hz, a corrente no primário vale aproximadamente 33 mA. Nesse caso, a carga RL vale

  • A. 20 .
  • B. 40
  • C. 10
  • D. 80 
  • E. 25

O relé de sobrecorrente de um circuito de potência de um motor trifásico é classificado como relé classe 20. Conclui-se que

  • A. a corrente de partida do motor não pode ser superior a 20% de seu valor nominal.
  • B. a velocidade de regime do motor não pode ultrapassar 20 rotações por segundo.
  • C. a corrente de partida do motor não pode ultrapassar 20 A.
  • D. o tempo de partida do motor deve ser superior a 20 segundos.
  • E. o tempo de partida do motor não pode ultrapassar 20 segundos.

Considere as duas situações, abaixo, referentes a DPS − dispositivo de proteção contra surtos: 1. DPS ensaiado com onda de corrente nominal de descarga de 8/20 μs. 2. DPS ensaiado com onda de corrente de impulso de 10/350 μs. Para efeito de classificação, tratam-se de DPSs:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.
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