Lista completa de Questões de Engenharia Eletrônica do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A eletricidade é um termo geral que abrange uma variedade de fenômenos resultantes da presença e do fluxo de carga elétrica. Esses incluem muitos fenômenos facilmente reconhecíveis, tais como relâmpagos, eletricidade estática, e correntes elétricas em fios elétricos. Além disso, a eletricidade engloba conceitos menos conhecidos, como o campo eletromagnético e indução eletromagnética. Veja as afirmações a seguir e marque o item CORRETO.
I. Carga elétrica é a propriedade das partículas subatômicas que determina as interações eletromagnéticas dessas.
II. Campo elétrico é o efeito produzido por uma carga no espaço que a contém, o qual pode exercer força sobre outras partículas carregadas.
III. Potencial elétrico é a capacidade de uma carga elétrica de realizar trabalho ao alterar sua posição.
IV. Corrente elétrica é a quantidade de carga que ultrapassa determinada secção por unidade de tempo.
O motor elétrico é uma máquina destinada a transformar energia elétrica em energia mecânica. É o mais usado de todos os tipos de motores, no setor industrial, pois, combinam as vantagens da energia elétrica - baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando com sua construção simples, custo reduzido, grande versatilidade de adaptação às cargas dos mais diversos tipos e melhores rendimentos. Sobre o assunto, marque o item CORRETO.
Sobre instalações elétricas, assinale o item que corresponde à informação FALSA.
Dos itens abaixo, marque aquele que apresenta somente elementos de automação.
Todo o processo de desenvolvimento e criação dentro da engenharia está intimamente ligado à expressão gráfica. O desenho técnico representa o que deve ser executado ou construído, representa em gráficos e diagramas os resultados de estudos feitos, apresenta soluções gráficas que podem substituir muitos cálculos, além de poder também desenvolver o raciocínio, o senso de rigor geométrico e o espírito de iniciativa e de organização. Marque o item CORRETO.
A metrologia é a ciência das medições e suas aplicações na sociedade e na indústria mecânica. Por se tratar de uma ciência tão abrangente e necessária em tantas atividades humanas, a metrologia engloba todos os aspectos teóricos e práticos de todas as medições que são realizadas nas mais diversas ciências e tecnologias. Analise as afirmações.
I. A Metrologia Científica, que utiliza instrumentos laboratoriais, pesquisas e metodologias científicas, que têm por base padrões de medição nacionais e internacionais, para o alcance de altos níveis de qualidade metrológica.
II. A Metrologia Industrial, que controla e fiscaliza todos aqueles instrumentos e medidas que estão relacionadas com o consumidor.
III. A Metrologia Legal, cujos sistemas de medição controlam processos produtivos industriais e são responsáveis pela garantia da qualidade dos produtos acabados.
Ao longo dos anos, para suprir as necessidades da sociedade, surgiram as técnicas de fabricação e houve um acentuado aperfeiçoamento das mesmas, de modo que existe hoje uma grande variedade de materiais e processos de fabricação, os quais são utilizados para produzir desde esfera de aço de 0,25 mm de diâmetros até produtos sofisticados como jatos supersônicos. Grande parte da manufatura destes elementos se deve aos conhecimentos aplicados na conformação dos metais. Marque o item CORRETO.
Sobre corrente contínua e corrente alternada, marque a opção INCORRETA:
Analise as afirmações abaixo e marque a opção CORRETA:
I. A tensão elétrica está relacionada com a energia necessária para o deslocamento de cargas elétricas. Também conhecida por voltagem ou diferença de potencial. É representada pelas letras V, v ou v(t). A unidade de medida de tensão elétrica é o Volt (V) e também podem ser usados múltiplos e submúltiplos como: kilovolt(kV), milivolt(mV), entre outros.
II. Resistência elétrica é a oposição dos materiais à passagem da corrente elétrica, ou mais precisamente, ao movimento de cargas elétricas. O elemento ideal usado como modelo para este comportamento é o resistor. Representa-se a resistência pela letra R. A unidade de medida de resistência é o Coulomb (C), mas é muito frequente o uso de múltiplos como o kilocoulomb (kC) e o megacoulomb (MC) e submúltiplos como o milicoulomb (mC) e microcoulomb (μC).
III. Potência é a energia por unidade de tempo, fornecida ou recebida por um elemento e é igual ao produto da tensão entre os terminais do elemento pela corrente que o atravessa. Representa-se a potência pela letra P e sua unidade de medida é o Watt (W). Normalmente se usam como múltiplos do Watt o kilowatt (kW) e o megawatt (MW) e como submúltiplos o miliwatt (mW) e o microwatt (μW).
No inicio do século 19, o físico alemão Georg Simon Ohm (1787-1854) descobriu duas leis que determinam a resistência elétrica dos condutores. Essas leis, em alguns casos, também valem para os semicondutores e os isolantes. Sobre as Leis de Ohm, marque apenas o item CORRETO.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...