Lista completa de Questões de Engenharia Florestal para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Climatologia é o ramo da ciência que estuda as condições atmosféricas médias para um período de tempo. Indique a opção abaixo que se refere ao campo e natureza da Climatologia que estuda o clima e o tempo com destaque aos movimentos atmosféricos.
Climatologia Aplicada.
Climatologia Dinâmica.
Climatologia Regional.
Climatologia Física.
Climatologia Histórica.
Os rios podem ser classificados segundo a posição relativa entre o nível d´água no rio e o nível adjacente do lençol d´água no aquífero, o que define a frequência com que a água ocupa as drenagens. Com base nesta classificação, indique a opção abaixo que define a classe de rios que têm o nível d´água superior ao dos aquíferos, perdem água para o subsolo e por evaporação, diminuindo a vazão em direção à jusante.
Rios intermitentes.
Rios perenes.
Rios efêmeros.
Rios efluentes.
Rios influentes.
O Sistema Brasileiro de Classificação de Solos é dividido em treze classes de solos no primeiro nível categórico (ordem), conforme suas características mais marcantes. Segundo este Sistema e nível de Classificação, os Espodossolos podem apresentar várias características, exceto:
são constituídos por material mineral, apresentando horizonte B textural imediatamente abaixo do horizonte A, E ou hístico, dentro de 1 metro da superfície do solo.
cor do horizonte A varia de cinzenta até preta e a do horizonte E desde cinzenta ou acinzentada-clara até quase branca.
são em geral solos muito pobres em fertilidade, com acidez moderada a alta, com baixa saturação de bases, podendo ocorrer altos teores de alumínio extraível.
normalmente, apresentam uma sequência bem nítida de horizontes A, E, B espódico e C.
cor do horizonte espódico varia desde cinzenta, de tonalidade escura ou preta, até avermelhada ou amarelada.
Os serviços de saneamento envolvem um conjunto de ações com a finalidade de proteger e melhorar as condições de vida humana. Em relação às ações potencialmente impactantes ao meio ambiente durante a operação de uma estação ou sistemas de tratamento de água incluem, exceto:
geração de resíduos sólidos.
produção de ruídos.
demanda de energia.
consumo de produtos químicos.
remoção da vegetação.
O controle de emissão de poluentes atmosféricos envolve estratégias para limitar as emissões pelas diversas fontes e poluentes, definindo ainda padrões de qualidade do ar como instrumento de controle. De acordo com normas e critérios do Conselho Nacional do Meio Ambiente, os padrões primários de qualidade do ar podem ser entendidos como concentrações de poluentes atmosféricos
em níveis desejados.
em níveis máximo toleráveis.
em níveis desejáveis para áreas de preservação.
em níveis desejáveis em áreas industriais.
abaixo do que se prevê o mínimo de efeito adverso sobre o bem estar da população.
O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) foi criado com o objetivo de reduzir as emissões dos Gases do Efeito Estufa (GEE) a partir do alerta feito pelo Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas (IPCC) sobre o aumento médio das temperaturas globais nas próximas décadas. Marque com V a(s) verdadeira(s) e F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta em relação a esse assunto.
( ) O MDL busca a redução das emissões de GEE evitando o desmatamento e a degradação de florestas nativas. ( ) O MDL envolve projetos de reflorestamentos de áreas degradadas e de energia alternativa. ( ) O efeito estufa na terra é o resultado das emissões de GEE de origem antropogênica, iniciado a partir da revolução industrial. ( ) Áreas de florestas conservadas na Amazônia podem compor projetos para créditos de carbono no MDL. ( ) As Reduções Certificadas de Emissões são equivalentes a créditos de carbono destinadas ao mercado de Carbono.V, V, V, F, V
F, V, F, V, F
V, F, F, V, F
F, V, F, F, V
V, F, V, F, V
A remoção de nutrientes presentes em altos níveis em águas residuais pode ser feita em estações de tratamento de águas a partir de processos especiais para evitar o processo de eutrofi zação. Especifi camente em relação ao fósforo presente em águas residuais, poderá ser removido com
a cloração.
a aplicação de radiação ultravioleta.
a precipitação química, utilizando sais de ferro ou alumínio.
processos biológicos, utilizando bactérias em ausência de oxigênio.
o sistema de filtragem em areia.
Existem diversos modelos, métodos ou técnicas de valoração de danos, recursos e bens naturais, cada qual com suas particularidades e critérios de aplicação. Dentre eles, está o modelo de valoração denominado Custo de Viagem, que
tem como base a taxação dos poluidores, de maneira proporcional ao custo da poluição gerada por eles, objetivando inibir a geração de rejeitos.
corresponde a um método indireto, estatístico, que busca valorar um recurso por meio da relação dos seus atributos com o preço da terra ou do trabalho.
é apropriado para valoração de sítios com fins recreacionais, pois tem como base a relação entre o prazer oferecido pelo sítio e o valor a ele atribuído pela população local.
é um dos métodos de contingência que estima o preço implícito dos bens naturais, por meio dos conceitos de substituição e complementaridade.
consiste no estabelecimento do valor econômico dos sítios explorados com agricultura, por meio da avaliação dos preços de mercado dos produtos agrícolas produzidos.
A respeito da metodologia de avaliação de impactos ambientais que utiliza a denominada Matriz de Leopold, considere as afirmações a seguir.
I - Permite a atribuição de valores de magnitude e importância para cada impacto ambiental identificado.
II - Proporciona a valoração quantitativa dos impactos ambientais de maneira objetiva, eliminando o tratamento subjetivo existente na maioria dos outros métodos.
III - Favorece o cruzamento das ações que podem causar impacto, representadas por colunas, com os fatores ambientais que podem ser impactados, representados por linhas.
IV - Admite a identificação dos impactos ambientais secundários e de demais ordens.
São corretas APENAS as afirmativas
I e III
II e IV
I, II e III
I, III e IV
II, III e IV
Rede de Sorensen
Matriz de Realização de Objetivo
Método Battelle
Método Sondheim
Método Fischer e Davies
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...