Lista completa de Questões de Engenharia Florestal para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para otimizar a escolha do local de um empreendimento, segundo critérios econômicos e ambientais, um gestor comparou os custos e benefícios associados às alternativas de projeto, ao longo do tempo, em termos de seus valores monetários. Para isso, utilizou métodos de valoração econômica dos impactos ambientais e contabilizou esses valores no fluxo de caixa, junto com os custos de mitigação, com os de monitoramento e os de construção e operação das alternativas. Dentre os indicadores para uma análise custo-benefício, aquele que calcula a diferença do valor descontado dos benefícios sobre o valor descontado dos custos, mostrando viabilidade quando apresenta valores não negativos e ordena as alternativas em termos das magnitudes de seus valores, é a(o)
taxa interna de retorno
relação benefício-custo
análise custo-utilidade
análise custo-eficiência
valor presente líquido
Os efeitos da poluição e os problemas ambientais de caráter local, regional ou global têm contribuído bastante para a sensibilização da sociedade na busca de acordos sobre tecnologias mais limpas e mecanismos de desenvolvimento sustentável. O Protocolo de Montreal, criado em 1987, é um tratado internacional que estabeleceu, principalmente, medidas para mitigação de determinado problema ambiental, conhecido como
chuva ácida
desertificação
efeito estufa
destruição da camada de ozônio
inversão térmica
Pd1 e Pn1
Pd1 e Pn3
Pd2 e Pn2
Pd3 e Pn1
Pd3 e Pn3
Segundo o Balanço Energético Nacional 2010 (BEN 2010), a oferta interna de energia em 2009, no Brasil, foi de 243.930 x 103 Toneladas Equivalentes de Petróleo (TEP), e o consumo final de energia, em 2009, foi de 221.334 x 103 TEP. Quando se distribui a oferta interna de energia total por fonte, e o consumo por setor, a fonte de maior oferta e o setor de maior consumo são, respectivamente,
A Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), regulamentada pelo Decreto nº 4.340, de 22 de agosto de 2002, enfatiza a importância da participação da sociedade civil no processo de criação, implantação e gestão de áreas protegidas. Sobre a participação das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) na gestão de Unidades de Conservação, constata-se que a(o)
OSCIP poderá gerir uma Unidade de Conservação, caso comprove a realização de atividades de desenvolvimento sustentável, preferencialmente em outra Unidade de Conservação ou em outro bioma.
gestão compartilhada de Unidade de Conservação por OSCIP é regulada por meio de Convênio firmado com o poder público.
candidatura à gestão compartilhada de Unidade de Conservação por OSCIP será admitida, se a mesma possuir representação no conselho de Unidade de Conservação.
mandato do representante de OSCIP no conselho de Unidade de Conservação deverá ser de três anos, renovável por igual período.
acompanhamento da gestão de Unidade de Conservação por OSCIP é da competência do conselho de Unidade de Conservação.
O Brasil apresenta uma extensa área costeira com diversos tipos de habitat, formando uma grande diversidade de ecossistemas. O ecossistema localizado na porção mais interna do manguezal e que funciona como um reservatório de nutrientes, é denominado
apicum
marisma
restinga
recife
escrube
O Cerrado é um bioma brasileiro composto por um conjunto de diferentes formações vegetais e ecossistemas, tendo como uma de suas características a(o)
predominância de uma estação climática bem definida durante todo o ano, favorecendo a ocorrência de solos ricos em nutrientes básicos.
inexistência de zonas transicionais com outros biomas, justificando a predominância de matas densas.
adaptação ao clima predominantemente semiárido, resultando em plantas tortuosas, de folhas pequenas e finas.
grande número de áreas protegidas por lei, figurando como Patrimônio Nacional na Constituição Federal.
alto nível de endemismo das espécies, em função da alta variedade e especificidade dos ecossistemas locais.
O bioma Mata Atlântica é formado por um complexo conjunto de ecossistemas que conferem uma grande diversidade à paisagem. Qual dos ecossistemas a seguir NÃO é encontrado na Mata Atlântica?
Campos de Altitude
Restinga
Floresta Estacional Semidecidual
Floresta Ombrófila Densa
Savana Tropical
Considere o texto a seguir para responder às questões de nos 66 e 67.
Em 1992, na cidade do Rio de Janeiro, realizou-se a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Cúpula da Terra ou Rio-92, que reuniu chefes de Estado e representantes oficiais de 179 países. A Agenda 21 foi o documento mais abrangente que resultou dessa conferência e selou um compromisso entre as nações participantes. Essa agenda pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.
Com base na Agenda 21 Global, foi elaborada a Agenda 21 Brasileira, sobre a qual se informou publicamente que
são quatro os temas que nortearam o seu processo de elaboração: agricultura sustentável, cidades sustentáveis, gestão dos recursos hídricos e gestão de florestas.
foi coordenada pela Casa Civil da Presidência da República, com o apoio técnico do Ministério do Meio Ambiente e das Secretarias Estaduais do Meio Ambiente, sendo posteriormente aprovada pelo Congresso Nacional.
integra o Plano Plurianual do Governo Federal (PPA) 2008/2011, sendo que o desenvolvimento do Programa Agenda 21 fundamenta-se na execução de ações finalísticas, como a elaboração e implementação das Agendas 21 Locais.
está passando por um processo de revisão para incluir o tema ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável, que não está contemplado no documento vigente.
é um plano de governo que serve como instrumento de planejamento político para o desenvolvimento sustentável do país, resultante de uma consulta ao setor produtivo da economia brasileira.
Considerando que o desenvolvimento da tecnologia da informática, associado aos avanços na tecnologia de satélites e sensores, viabiliza o armazenamento e a representação das informações em ambiente computacional, abrindo espaços para o geoprocessamento e o sensoriamento remoto, julgue os itens de 51 a 60. Nesse sentido, considere que as siglas SIG e GPS, sempre que empregadas, se referem, respectivamente, a sistema de informações geográficas e sistema de posicionamento global, do inglês global positioning system.
O Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (DETER) permite medir as taxas anuais de corte raso para incrementos superiores a 6,25 ha na Amazônia. Esse sistema utiliza imagens dos sensores MODIS, que equipam o satélite TERRA da NASA, e do dispositivo WFI do satélite brasileiro CBERS-2B, do INPE. Esses dispositivos permitem cobrir a Amazônia com período de 24 horas e resolução espacial de 50 m a 100 m.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...