Questões de Engenharia Florestal do ano 2008

Lista completa de Questões de Engenharia Florestal do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com o crescimento da demanda por madeira advinda de empresas florestais nos mais diversos ramos de atividades, surgiu a necessidade de mecanização da colheita da madeira e, com isso, o aumento da produtividade. A mecanização é feita por meio de sistemas de colheita de madeira, que compreende um conjunto de elementos e atividades que envolvem a cadeia de produção e todas as atividades parciais, desde a derrubada da árvore até a madeira colocada no pátio da indústria. A respeito dos sistemas mecanizados de colheita da madeira, assinale a opção incorreta.

  • A. No sistema de toras curtas, todos os trabalhos complementares ao corte como o desgalhamento, o destopo, o traçamento e o descascamento, são realizados no próprio local onde a árvore foi derrubada.
  • B. No sistema de toras longas, o desgalhamento e o destopo das árvores são feitos no local do corte. O traçamento e um eventual descascamento são realizados à beira das estradas que circundam o talhão ou em pátios intermediários de processamento.
  • C. No sistema de árvores inteiras, a árvore é removida do talhão sem raízes, como operação subsequente ao corte. O processamento completo é realizado em outro local já preestabelecido.
  • D. No sistema de cavaqueamento, as árvores são derrubadas, desgalhadas, destopadas, descascadas e transformadas em cavacos dentro do talhão e depois levadas para a indústria.
  • E. No sistema de corte raso, as árvores são colhidas com raiz; a separação da raiz, o desgalhamento e o destopamento são realizados no local do corte. A seguir, o tronco é removido para um outro local predeterminado, onde é feito o traçamento.

O aumento demográfico, associado à abertura de novas fronteiras agrícolas, na maioria das vezes sem o devido planejamento ambiental, levou a alterações significativas dos ecossistemas naturais e, com isso, ao aumento da incidência de incêndios florestais, que têm sido apontados como um dos grandes fornecedores de gases do efeito estufa. Acerca de incêndios florestais, assinale a opção correta.

  • A. Incêndios de superfície são caracterizados pela queima da vegetação acima do solo, incluindo a vegetação morta e rasteira, bem como os troncos e as copas das árvores, causando danos significativos à produção de madeira.
  • B. O incêndio florestal é definido como a ação do fogo sem controle, provocado pelo homem, que incide sobre o solo, a vegetação rasteira e as árvores, causando grandes prejuízos sociais, ambientais e econômicos.
  • C. O comportamento de fogo durante um incêndio florestal, independentemente da topografia, é influenciado tão-somente pela temperatura, que proporciona o aquecimento do combustível; pela umidade relativa do ar, que tem influência na quantidade de água do combustível; pela chuva, que torna o ar mais rarefeito, e pelo vento, que proporciona maior velocidade da chama.
  • D. Podem ser considerados como alguns dos efeitos dos incêndios florestais: destruição da cobertura vegetal; destruição de húmus e morte de microorganismos; destruição da fauna silvestre, especialmente animais jovens; aumento de pragas no meio ambiente; eliminação de sementes em estado de latência.
  • E. A queima controlada é um tipo de incêndio florestal em que o fogo é utilizado de forma racional e circunscrito, como um fator de produção ou no manejo de combustíveis.

Na impossibilidade de realização de um censo, o processo de amostragem torna-se imprescindível para o sucesso do inventário e pode ser realizada a partir de métodos aleatórios, sistemáticos ou mistos. Ubialli desenvolveu um trabalho em Mato Grosso com o objetivo de comparar a acurácia e a precisão das estimativas de processos, intensidades e métodos amostrais com valores obtidos pelo censo, em uma floresta ecotonal na região norte matogrossense.

A partir do texto e do gráfico acima, que apresenta parte dos resultados encontrados e considerando um erro real máximo de 10%, assinale a opção correta.

  • A. Para a intensidade amostral de 10%, os melhores resultados foram obtidos pelas parcelas de 2.000 m2 e de 10.000 m2.
  • B. Para a intensidade amostral de 5%, o menor erro ocorreu para a parcela de 200 m × 50 m, ou seja, para a área do estudo, as parcelas devem ser amostradas com 10.000 m2.
  • C. Para a intensidade amostral de 10%, os melhores resultados foram obtidos pelas parcelas de 40 m × 50 m e 100 m × 100 m.
  • D. Os erros reais não foram influenciados pela forma das parcelas.
  • E. A amostragem com intensidade amostral de 10% mostrou-se, em geral, melhor que a amostragem com intensidade amostral de 5%, o que pode ser comprovado pelo comportamento linear dos valores observados.

Na produção de madeira na Amazônia, um dos objetivos do manejo florestal é garantir a continuidade da produção madeireira, por meio do estímulo à regeneração natural nas clareiras e da proteção do estoque porta-semente na floresta, além de utilizar técnicas para reduzir os danos ecológicos da exploração. Entretanto, é possível que, em algumas clareiras, a regeneração natural pós-exploração seja escassa. Nesse caso, a intervenção deve ser feita utilizando-se das práticas silviculturais. A respeito dessas práticas, assinale a opção incorreta.

  • A. A escassez da regeneração nas clareiras pode ser corrigida com plantios por semeadura direta no solo ou por mudas, tomando-se alguns cuidados: plantio de espécies que ocorrem na própria floresta, plantio no início da estação chuvosa, plantio afastado da borda da clareira, entre outros.
  • B. O plantio de enriquecimento com espécies de valor comercial é recomendado para as manchas de floresta adulta dominadas por árvores com DAP acima de 50 cm, em que a densidade de espécies de valor comercial é elevada, acima de 80%.
  • C. Para aumentar o crescimento das árvores de valor comercial, aplicam-se os tratamentos silviculturais para reduzir ou eliminar a competição por nutrientes, água e luz com árvores sem valor econômico.
  • D. A capina deve ser feita para eliminar a competição em torno da árvore de valor comercial, e sua época pode variar entre as clareiras, devido à heterogeneidade do ambiente florestal, à intensidade da exploração, ao tipo de floresta e à classe do solo.
  • E. Para eliminar árvores sem valor comercial com pequenos diâmetros, utiliza-se a derrubada e, para eliminar árvores sem valor comercial de grandes diâmetros, utiliza-se do anelamento retirando uma faixa de casca em torno do tronco.

Resumidamente, a silvicultura tropical, assim como a silvicultura em geral, pode ser definida como a ciência de manipular um povoamento florestal dominado por árvores e seus produtos com o objetivo de otimizar a produção de madeira de forma economicamente rentável. A silvicultura tropical, para alcançar seus objetivos, lança mão de tratamentos silviculturais, entre esses, o desbaste, que é a redução do número de árvores que crescem em determinado povoamento para condicionar a competição. Acerca do desbaste, assinale a opção incorreta.

  • A. No desbaste pelo alto, cortam-se as árvores do estrato médio a superior do povoamento, com a finalidade de desafogar as dominantes e codominantes que interessa manter até ao final da rotação, isto é, os cortes são efetuados por cima, para abrir o estrato superior, favorecendo as árvores mais promissoras desse estrato. A finalidade desse método de desbaste é permitir que as árvores dos estratos inferiores venham atingir valor comercial.
  • B. Um dos efeitos fisiológicos do desbaste é a redução da competição das árvores pela luz, pela umidade e pelos nutrientes, o que melhora as condições de sobrevivência e o crescimento das árvores e, consequentemente, diminui a mortalidade natural, favorecendo o crescimento e o desenvolvimento da copa das árvores.
  • C. O desbaste por baixo consiste em eliminar todas as árvores dominantes, codominantes e dominadas com altura superior a 2,0 m e todas as árvores mortas e doentes. A finalidade é favorecer a regeneração.
  • D. Desbastes fortes alteram as condições ecológicas, e essas alterações podem-se manifestar pelo aumento das temperaturas dentro do povoamento, pelo aumento da quantidade de água que chega ao solo e pela redução da transpiração do povoamento.
  • E. O desbaste pode causar algumas desvantagens para a qualidade da madeira, tais como: fustes com forma cônica e, consequentemente, redução da percentagem de utilização das toras; árvores com sapopemas, que dificultam o processamento e o aproveitamento das toras; aceleração do crescimento em diâmetro, o que pode afetar a densidade da madeira.

Em um trabalho que trata da morfologia e do estudo taxonômico das espécies do gênero Philodendron Schott, que ocorrem na Reserva Ecológica de Macaé de Cima, município de Nova Friburgo, estado do Rio de Janeiro, foram encontradas formas de crescimento do caule conforme ilustradas nas figuras abaixo. Assinale a opção correspondente à figura que representa o crescimento monopodial.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

A determinação do volume de um tronco depende da sua forma, sendo as mais importantes para a determinação do volume: o cilíndrico, o paraboloide, o cônico e o neiloide, além de utilizar vários métodos de cubagem rigorosa. As figuras abaixo apresentam alguns métodos de cubagem rigorosa do tronco.

A respeito da determinação do volume e dos esquemas de determinação mostrados nas figuras A, B e C, julgue os itens subsequentes.

I A figura A representa o método de cubagem rigorosa de Huber.

II A figura B representa o método de cubagem rigorosa de Smalian.

III A figura C representa o método de cubagem rigorosa de Newton.

IV O fator de forma é a razão entre o volume real de um tronco e o volume de um cilindro com diâmetro igual ao da base do tronco.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e IV.
  • C. II e III.
  • D. I, III e IV.
  • E. II, III e IV.

Um manejo florestal comunitário tem sido desenvolvido no PC Pedro Peixoto na Amazônia Ocidental como opção no uso das reservas legais para a produção sustentada de madeira, mantendo a biodiversidade das florestas manejadas. A figura abaixo apresenta, de forma compilada, parte dos resultados, de um trabalho na área citada com vistas a estudar a dinâmica florestal do projeto de manejo.

Com base no texto e na figura acima, assinale a opção correta.

  • A. O incremento médio anual, na área basal total, 4 anos após o corte, foi superior a 0,5 m2/ha/ano.
  • B. O incremento médio anual, na área basal comercial, 4 anos após o corte, foi igual a 0,1 m2/ha/ano.
  • C. Após 4 anos, houve um ganho da área basal comercial em relação à área basal total.
  • D. Em 4 anos, o povoamento conseguiu recuperar mais de 15% da área basal comercial.
  • E. Em 4 anos, o povoamento conseguiu recuperar mais de 30% da área basal total.

A água é um recurso natural imprescindível para a qualidade de vida e o desenvolvimento da população, no entanto, nos dias de hoje, há comprometimento da qualidade da água, decorrente da poluição doméstica, industrial e agrícola. O manejo integrado e participativo de bacias hidrográficas deve ser incentivado, pois visa tornar compatível a produção com a preservação ambiental, resguardando a qualidade da água. A respeito da água, do ciclo hidrológico e do manejo participativo de bacias hidrográficas, julgue os itens a seguir.

I O planeta Terra possui mais de 2/3 de sua superfície cobertos por água e, desse total, 80% são águas salgadas e 20% dos recursos hídricos estão disponíveis para os diferentes usos humanos.

II No ciclo hidrológico, uma parte da água infiltrada no solo atravessa a região das raízes até encontrar camadas impermeáveis, saturando os poros do solo e dando origem ao lençol freático.

III O Brasil possui 80% da disponibilidade de água doce renovável do planeta e, desse total, a maior parte encontra-se nas regiões sul, sudeste e nordeste.

IV O manejo participativo de bacias hidrográficas pode ser dividido em três etapas: diagnóstico, prognóstico e planejamento.

Está (estão) certo(s) apenas o(s) item (ns)

  • A. I.
  • B. II.
  • C. I e III.
  • D. II e IV.
  • E. III e IV.

Em um laboratório de propriedades físicas da madeira, foi determinada, para um corpo de prova, uma massa saturada de 100 g e uma massa seca a 0% e umidade igual a 50 g. A massa específica básica ou densidade básica da amostra em g/cm3 é

  • A. inferior a 0,3.
  • B. superior a 0,3 e inferior 0,5.
  • C. superior a 0,5 e inferior a 0,7.
  • D. superior a 0,7 e inferior a 0,9.
  • E. superior a 0,9.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...