Questões de Engenharia Florestal do ano 2008

Lista completa de Questões de Engenharia Florestal do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Inventários florestais são fundamentais para o diagnóstico do potencial produtivo ou protetivo de florestas. Com base em seus resultados são tomadas decisões importantes a respeito da viabilidade econômica do empreendimento e a adoção de técnicas de manejo da floresta. A amostragem de inventário florestal mostrada no esquema representativo acima é identificada como método

  • A. sistemático.
  • B. em trilhas.
  • C. em conglomerados.
  • D. por faixa transversal.
  • E. aleatório simples.

O viveiro florestal constitui uma área delimitada de terreno onde se concentram todas as operações e cuidados na produção de mudas. Para a escolha apropriada do local para a instalação do viveiro, são necessários cuidados básicos, de modo a oferecer todas as facilidades necessárias ao sucesso dessa atividade. Os aspectos importantes para a instalação de um viveiro incluem

I disponibilidade de água para garantir o atendimento de alto consumo do viveiro.

II solo adequado de preferência com boas propriedades físicas e profundidade.

III exposição solar do terreno, de preferência evitar a face que recebe menos sol.

IV declividade adequada, preferencialmente levemente inclinada.

V dificuldade de acesso para proteção das mudas de eventos externos.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1.
  • B. 2.
  • C. 3.
  • D. 4.
  • E. 5.

A modalidade de assentamento PDS — Projeto de Desenvolvimento Sustentável — está sendo implementada pelo INCRA, desde 1999, na região Norte do país. Esse redirecionamento das políticas do INCRA é fruto de demandas sociais e está em consonância com as novas legislações ambientais. O PDS São Salvador, por exemplo, primeiro PDS da Amazônia, foi implantado no Acre e a tendência é a implantação de novos projetos em áreas de floresta primária, justificando uma preocupação maior com esse modelo, que deve ser coerente com o objetivo de preservação dos recursos naturais. Antes de se propagar a implantação de PDSs na Amazônia, essa experiência-piloto deverá ser testada, analisada e, se aprovada, verificar-se-á, então, a viabilidade de sua replicação. O gráfico a seguir apresenta a evolução das quatro sustentabilidades do PDS de São Salvador em três períodos distintos.

Tendo o texto como referência inicial e considerando as informações contidas no gráfico é correto afirmar que o período 1995-1999 é um marco importante para a sustentabilidade ambiental, pois a partir desse período

  • A. inicia-se um movimento inverso na curva ambiental, o qual é sinal de uma interferência direta no modelo de exploração dos recursos naturais.
  • B. ocorre um movimento inverso na curva político institucional, o qual é sinal de uma interferência direta no modelo de exploração dos recursos naturais.
  • C. a curva de pontuação mantém o mesmo ritmo, dando evidentes sinais da interferência direta no modelo de exploração.
  • D. a curva social mantém seu ritmo acelerado de decréscimo na pontuação, sinal da interferência direta no modelo de exploração.
  • E. ocorre um movimento inverso na curva econômica, o qual é sinal de uma interferência direta no modelo de exploração.

A dinâmica territorial na Amazônia expressa o impacto das ações globais, nacionais e as demandas e ações locais. Ao final da década passada, acentuou-se a crescente falta de integração entre duas linhas de atuação do Estado. Uma baseada no planejamento e favorecimento de novos investimentos para a infraestrutura e abertura de mercados, e outra direcionada para o desenvolvimento sustentável, para as populações locais e para a preservação ambiental. Em consequência, antigos padrões de ocupação coexistem com novas dinâmicas de povoamento e uso da terra. Tendo como referências essas informações, assinale a opção correta no que tange a povoamento da Amazônia brasileira.

  • A. A Amazônia é a única região do país onde cresce a população em cidades com menos de 100 mil habitantes, sendo expressivo o crescimento de cidades com 20 mil a 50 mil habitantes.
  • B. A exploração seletiva e predatória de espécies valorizadas pouco tem contribuído para a ocupação da Amazônia.
  • C. A desconcentração urbana mais recente gerou municípios mais independentes da União.
  • D. A avaliação quantitativa do movimento migratório é mais importante do que avaliação qualitativa das direções dos fluxos migratórios para a região Amazônica, no que tange ao povoamento atual e futuro da região.
  • E. O povoamento regional resistiu ao crescimento urbano e manteve sua estrutura original de núcleos isolados.

O aquecimento global é um dos maiores problemas ambientais que a humanidade enfrenta. Para tratar desse desafio, foi criado o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), por meio do qual poderão ser adotados projetos de reflorestamento e florestamento que visam remover CO2 da atmosfera e, com isso, gerar reduções certificadas de emissões ou créditos de carbono. As definições e modalidades para a inclusão das atividades de reflorestamento e florestamento no MDL foram estabelecidas na 9.ª Conferência das Partes, em Kyoto, no Japão. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

  • A. Para que um projeto de reflorestamento e florestamento seja validado, seus proponentes devem submeter à entidade operacional designada documentação a respeito da análise dos impactos socioeconômicos e ambientais. Essa avaliação deve ser feita com base nas leis brasileiras.
  • B. O Conselho Executivo do MDL pode aceitar formalmente um projeto que não tenha sido ainda validado somente quando o projeto envolver países do MERCOSUL.
  • C. O período durante o qual um projeto pode gerar créditos de carbono varia de 20 a 60 anos.
  • D. A verificação e a certificação inicial das atividades de reflorestamento ou florestamento de um projeto de MDL são realizadas em um período de tempo escolhido pelo país hospedeiro do projeto.
  • E. O passo inicial para se elaborar um projeto de MDL é caracterizar a elegibilidade das atividades do projeto. São elegíveis ao MDL as atividades de reflorestamento, florestamento, conservação e(ou) manejo florestal.

A utilização de sistemas agroflorestais (SAF) no Pará vem sendo desenvolvida com maior frequência nos últimos anos como forma de melhor aproveitar o uso da terra. A figura abaixo apresenta a frequência de algumas espécies lenhosas perenes mais utilizadas em sistemas agroflorestais do Pará. As implantações desses sistemas são preconizadas para as regiões tropicais porque

  • A. são regiões com grande diversidade de espécies que podem ser utilizadas em um SAF.
  • B. possibilitam a combinação de produtividade com conservação de recursos naturais.
  • C. promovem o intercâmbio do conhecimento popular adquirido ao longo dos anos a respeito das espécies nativas, como é o caso do Pará.
  • D. são as regiões onde é mais fácil promover o desenvolvimento sustentável, uma vez que apresentam poucos conflitos de terra.
  • E. o SAF foi desenvolvido para ser implantado em regiões com grande capacidade de fornecer produtos madeireiros e não-madeireiros, como a floresta Amazônica. A implantação de um SAF garante a obtenção do “selo verde”.

Entende-se por exploração florestal o conjunto de atividades executadas para a colheita da madeira, compreendendo o corte ou a derrubada, a extração, o desgalhamento, o descascamento, o carregamento e o consequente transporte. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

  • A. Uma das formas em que a madeira disposta no pátio pode ser estocada é a forma empacotada. Nessa forma, a madeira é acondicionada em pacotes de peças com as mesmas dimensões, de forma a tornar mais fácil as medições sucessivas para aferição do estoque.
  • B. A extração florestal representa a operação inicial de um ciclo de produção florestal, na qual são obtidos os produtos mais valiosos, constituindo um dos fatores que determinam a rentabilidade florestal.
  • C. O transporte florestal é a atividade da exploração florestal mais sujeita ao processo de mecanização.
  • D. A colheita mecanizada é uma atividade antiga no Brasil.
  • E. As atividades de colheita e transporte florestal representam menos de 50% dos custos totais da produção florestal; sendo assim, as outras atividades devem ser priorizadas com planejamento e execução corretos.

O sistema agroflorestal (SAF) é defendido como uma boa alternativa para a região amazônica do Brasil, no contexto do desenvolvimento sustentável. Em 1987, no campo experimental da EMBRAPA localizado no município de Machadinho D’Oeste – RO, foi implantado um SAF com os seguintes arranjos: T1 (castanha-do-Brasil-banana-pimenta-doreino- cupuaçu); T2 (freijó-banana-pimenta-do-reino-cupuaçu) e T3 (pupunha-banana-pimenta-do-reino-cupuaçu). Uma análise do custo total desses sistemas foi realizada e é apresentada nas figuras a seguir.

Considerando as informações acima, assinale a opção correta.

  • A. Nos três arranjos, o somatório de preparo da área, compra de mudas e plantio, é superior aos tratos culturais em função da facilidade de tratamento natural do plantio.
  • B. O somatório de colheita e tratos culturais representa percentual inferior a 70%, nos três arranjos.
  • C. O arranjo T3, quando comparado aos demais, apresentou uma redução muito significativa no custo da colheita, em função da mudança das espécies cultivadas.
  • D. Graças às condições naturais, o somatório de preparo da área, compra de mudas e plantio, nos três arranjos, fica abaixo de um terço dos respectivos custos totais.
  • E. A inserção da pupunha, no arranjo T3, resultou em uma redução superior a 3% no custo relativo à compra de mudas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...